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Tipo do documento: Tese
Título: O tear da criatividade: cognição social, mediação e agência na prática pedagógica de PLM em movimento
Título(s) alternativo(s): The hotbed of creativity in the Portuguese as a mother tongue classroom: social cognition, mediation and agency in motion
Autor: Nunes, Aline Salucci 
Primeiro orientador: Saliés, Tania Mara Gastão
Segundo membro da banca: Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Terceiro membro da banca: Abritta, Carolina Scali
Quarto membro da banca: Pereira, Maria das Graças Dias
Quinto membro da banca: Miller, Inés Kayon
Resumo: O trabalho investiga a criatividade na sala de aula de PLM, no intuito de entender sua relação com a cognição social, a mediação e a agência e de contribuir para a construção de conhecimento na área. Para tanto, a pesquisa de natureza qualitativa, interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006) de inspiração etnográfica, estuda o caso de uma turma do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal de ensino. Fundamentada na perspectiva da linguística aplicada indisciplinar (MOITA-LOPES, 1998; 2006) e crítica (PENNYCOOK, 1998; 2006), o estudo busca analisar se e como a criatividade emerge na interação entre professora e alunos em diferentes práticas pedagógicas. A fim de alcançar os objetivos pretendidos, vale-se de diferentes instrumentos de geração de dados, a saber, observação participante, diário de campo, questionário sociocultural, entrevistas semiestruturadas em sistema de grupos focais e gravação de aulas. Mobiliza as noções de subjetividade (LEONTIEV, 1978), intersubjetividade (TOMASELLO et al., 1993; TOMASELLO, 2014), atenção conjunta (TOMASELLO, 2003a; 2003b; 2014), enquadres (GOFFMAN, 2012; BATESON, 2013) e posicionamentos (HARRÉ; VAN LANGENHOVE, 1999) como categorias analíticas, na tentativa de entender como os participantes agem discursivamente e por que o fazem de tal modo. As análises indicam que a criatividade emerge nas situações favorecidas pela atitude da professora e sua ação na estrutura de participação (PHILIPS, 1972; SCHULTZ et al, 1982). Além disso, sinalizam que a escolha do tema da aula exerce papel no exercício da cognição social, ao permitir o engajamento perceptivo, emocional e atitudinal dos alunos e estimular a participação e a construção dialógica do conhecimento. Ao fazê-lo, oportuniza a emergência da criatividade enquanto efeito das ações discursivas. Nesse sentido, a criatividade passa a ser entendida como um efeito que emerge de propiciamentos (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; SAWYER, 2016) gerados em situações comunicacionais anteriormente consideradas impossíveis ou inviáveis em uma sala de aula e tem a agência (WEDIN, 2019) como motor desse fenômeno.
Abstract: The work investigates creativity in the Portuguese as a Mother Tongue classroom in order to understand its relationship with social cognition, mediation, and agency, and, therefore, advance knowledge in the area. To do so, it draws on ethnographic-inspired analysis techniques (DENZIN; LINCOLN, 2006) to qualitatively case study a class of the 7th graders in a Brazilian municipal public school. Based on “indisciplinary” (MOITA-LOPES, 1998; 2006) and critical (PENNYCOOK, 1998; 2006) applied linguistics, the study seeks to analyze if and how creativity emerges in the interaction between teacher and learners in different pedagogical practices. In order to achieve the intended objectives, different data generation tools are used: participant observation, field diary, sociocultural questionnaire, semi-structured interviews within a focus group perspective, and the recording and transcription of classes. To analyze data, the study draws on concepts such as subjectivity (LEONTIEV, 1978), intersubjectivity (TOMASELLO et al, 1993; TOMASELLO, 2014), joint attention (TOMASELLO, 2003a; 2003b; 2014), frame (GOFFMAN, 2012; BATESON, 2013), and positioning (HARRÉ; VAN LANGENHOVE, 1999) in an attempt to understand how the participants act discursively and why they do so. The analyses indicate that creativity emerges in interaction according to the teacher's attitude in the participation structure (PHILIPS, 1972; SCHULTZ et al, 1982). In addition, its emergency depends on the choice of themes as they relate to the participants’ emotional, cognitive, and attitudinal engagement as well as to their dialogic construction of knowledge. Consequently, creativity emerges as an effect of discursive actions. In this sense, creativity is understood as an affordance (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; SAWYER, 2016) of language classroom interactions previously considered unthinkable and agency (WEDIN, 2019) is the engine of this phenomenon.
Palavras-chave: Criativity
Social Cognition
Agency
Mediation
Pedagogical practices
Portuguese Language Classroom
Criatividade
Cognição Social
Agência. Mediação
Práticas pedagógicas
Sala de aula de língua portuguesa
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Língua materna
Linguística
Criatividade
Cognição
Didática
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: NUNES, Aline Salucci. O tear da criatividade: cognição social, mediação e agência na prática pedagógica de PLM em movimento. 2022. 256 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18132
Data de defesa: 16-Mai-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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