Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18133
Tipo do documento: Dissertação
Título: Segregação e laço social: articulações entre psicanálise e relações raciais
Título(s) alternativo(s): Segregación y vínculo social: articulaciones entre psicoanálisis y relaciones raciales
Segregation and Social Bond: articulations between psychoanalysis and racial relations
Autor: Monteiro, Pierre de Souza 
Primeiro orientador: Barros, Rita Maria Manso de
Primeiro membro da banca: Perez, Lucia Maria de Freitas
Segundo membro da banca: Martins, Hildeberto Vieira
Terceiro membro da banca: Oliveira, Gustavo Rebelo Coelho de
Resumo: Neste trabalho realizamos uma análise psicanaliticamente dirigida sobre a formação sócio-racial brasileira a partir da teoria lacaniana e dos estudos das relações raciais articuladas a filosofia, historiografia, sociologia, psicologia e a epistemologia afro-diaspórica. Consideramos os aspectos históricos da escravização e da colonização brasileira. Esta dissertação é, a rigor, fruto de um pensamento coletivo. Nosso objetivo foi localizar a singularidade da lógica do racismo no Brasil, seus efeitos na estrutura inconsciente, seus mecanismos de manutenção, e as resultantes subjetivas dessa experiência na estrutura social e na constituição do sujeito racializado. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica como recurso prioritário; tomada como método de interpretação da realidade, a pesquisa é assumida neste trabalho co-mo uma tomada de posição implicada na realidade pesquisada. Trata-se de uma produção discursivo-textual de agência social que não comporta uma explicação causal unívoca. Anco-rados na dialética hegeliana; na lógica psicanalítica e na epistemologia africana o texto está organizado em quatro capítulos. No primeiro capítulo, ressoando a denúncia que faz o movi-mento negro quanto ao apagamento epistêmico de autoras e autores negros ressaltamos que reconstruir e manter viva a memória de um povo é na verdade assegurar, no presente o seu lugar social. Afeto a concepção africana, sustentamos a partir do conceito de Sankofa que não é tabu voltar atrás e buscar o que se esqueceu; no segundo capítulo realizamos uma recupera-ção histórica dos processos de invasão das Américas, do racismo do sexismo, da colonização, da formação do eurocentrismo no imaginário moderno-colonial e da formação sócio-racial brasileira; no terceiro capítulo sustentamos que a classe dominante brasileira, apoiada na idílica miscigenação e no mito da democracia racial denega uma configuração social mediada pela raça que forma uma realidade perversa e cínica cuja ambiguidade pode ser caracterizada como moebiana; no quarto capítulo analisamos os impactos do racismo no interior das instituições de psicanálise. Sustentamos a necessária implicação pública das instituições de psicanálise e a auto-organização dos psicanalistas negros e negras para disputa institucional do campo. Na conclusão apresentamos uma síntese das informações que colhemos ao longo da pesquisa e postulamos o reconhecimento de um sujeito brasileiro, um para além do negro e para além do branco reconhecendo a emergência de um sujeito da miscigenação e de uma formação social que a rigor é ambígua, diversa e que foi historicamente barrada. Em um país de tantas psica-nalistas e psicólogos, urge a necessária constituição de uma psicologia e psicanálise autenti-camente brasileira e implicada em seus processos históricos e sócio-raciais marcado pela ex-clusão. Há que se fazê-lo sem ignorar as relações concretas de poder e o papel da classe do-minante nos processos de submissão racial e estratificação econômica.
Abstract: In this work we performed a psychoanalytically directed analysis of brazilian socio-racial formation from Lacanian theory and studies of race relations articulated philosophy, historiography, sociology, psychology and Afro-diasporic epistemology. We consider the historical aspects of slavery and Brazilian colonization. This dissertation is, strictly speaking, the fruit of a collective thought. Our objective was to locate the singularity of the logic of racism in Brazil, its effects on the unconscious structure, its maintenance mechanisms, and the subjective resulting of this experience in the social structure and constitution of the racialized subject. The methodology adopted was bibliographic research as a priority resource; taken as a method of interpretation of reality, the research is assumed in this work as a position taking as implicated in the reality researched. It is a discursive-textual production of social agency that does not include a univocal causal explanation. Anchored in Hegelian dialectics; in psychoanalytic logic and African epistemology, the text isrganized in four chapters. In the first chapter, resonating the denunciation that makes the black movement regarding the epistemic payment of black authors and authors, we emphasize that rebuilding and keeping alive the memory of a people is actually ensuring, at present, its social place. Affection to the African conception, we sustain from the concept of Sankofa that it is not taboo to go back and seek what has been forgotten; in the second chapter we carry out a historical recovery of the processes of invasion of the Americas, of the racism of sexism, of colonization, of the formation of Eurocentrism in the modern-colonial imaginary and of the Brazilian socio-racial formation; in the third chapter we maintain that the Brazilian ruling class, based on the idyllic miscegenation and myth of racial democracy, it denies a racially mediated social configuration that forms a perverse and cynical reality whose ambiguity can be characterized as Moebiana; in the fourth chapter we analyze the impacts of racism within the institutions of psychoanalysis. We support the necessary public implication of psychoanalysis institutions and the self-organization of black and black psychoanalysts for institutional dispute in the field. In the conclusion we present a synthesis of the information we collected throughout the research and postulate the recognition of a Brazilian subject, one beyond the black and beyond the white recognizing the emergence of a subject of miscegenation and a social formation that rigor is ambiguous and diverse that has historically been barred. In a country of so many psychoanalysts and psychologists, the necessary constitution of an authentically Brazilian psychology and psychoanalysis and implicated in its historical and socio-racial processes marked by exclusion is urgent. This must be so, without ignoring the concrete relations of power and the role of the ruling class in the processes of racial submission and economic stratification.
En este trabajo realizamos un análisis psicoanalíticamente dirigido de la formación so-cio-racial brasileña a partir de la teoría lacaniana y los estudios de las relaciones raciales arti-culadas filosofía, historiografía, sociología, psicología y epistemología afro-diaspórica. Con-sideramos los aspectos históricos de la esclavitud y la colonización brasileña. Esta tesis es, estrictamente hablando, el fruto de un pensamiento colectivo. Nuestro objetivo fue ubicar la singularidad de la lógica del racismo en Brasil, sus efectos sobre la estructura inconsciente, sus mecanismos de mantenimiento y el resultado subjetivo de esta experiencia en la estructura social y la constitución del sujeto racializado. La metodología adoptada fue la investigación bibliográfica como recurso prioritario; tomada como método de interpretación de la realidad, la investigación se asume en este trabajo como una posición que toma como implicada en la realidad investigada. Es una producción discursivo-textual de la agencia social que no incluye una explicación causal unívoca. Anclado en la dialéctica hegeliana; en lógica psicoanalítica y epistemología africana, el texto se divide en cuatro capítulos. En el primer capítulo, resonando la denuncia que hace el movimiento negro respecto al pago epistémico de autores y autoras negras, enfatizamos que reconstruir y mantener viva la memoria de un pueblo es en realidad asegurar, en la actualidad, su lugar social. Afecto a la concepción africana, sostenemos desde el concepto de Sankofa que no es tabú volver atrás y buscar lo olvidado; en el segundo capítulo realizamos una recuperación histórica de los procesos de invasión de las Américas, del racismo del sexismo, de la colonización, de la formación del eurocentrismo en el imaginario moderno-colonial y de la formación sociorracial brasileña; en el tercer capítulo sostenemos que la clase dominante brasileña, basada en el mestizaje idílico y el mito de la democracia racial, niega una configuración social mediada racialmente que forme una realidad perversa y cínica cuya ambigüedad puede caracterizarse como Moebiana; en el cuarto capítulo analizamos los impactos del racismo dentro de las instituciones del psicoanálisis. Apoyamos la necesaria implicación pública de las instituciones de psicoanálisis y la auto organización de psi-coanalistas negros y negros para la disputa institucional en el campo. En la conclusión presen-tamos una síntesis de la información que recogimos a lo largo de la investigación y postulamos el reconocimiento de un sujeto brasileño, uno más allá del negro y más allá del blanco reconociendo el surgimiento de un sujeto de mestizaje y una formación social cuyo rigor es ambiguo y diverso que históricamente ha sido prohibido. En un país de tantos psicoanalistas y psicólogos, es urgente la necesaria constitución de una psicología y psicoanálisis auténtica-mente brasileña e implicada en sus procesos históricos y socio raciales marcados por la exclu-sión. Esto debe ser así, sin ignorar las relaciones concretas de poder y el papel de la clase do-minante en los procesos de sumisión racial y estratificación económica.
Palavras-chave: Psicoanálisis
Relaciones raciales
Memoria, historia y subjetividad
Psychoanalysis
Race Relations
Memory, history and subjectivity
Psicanálise
Relações raciais
Memória
Memória, história e subjetividade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise e Políticas Públicas
Citação: MONTEIRO, Pierre de Souza. Segregação e laço social: articulações entre psicanálise e relações raciais. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado em Psicanálise e Políticas Públicas) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18133
Data de defesa: 24-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Psicanálise e Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Pierre de Souza Monteiro - 2022 - Completa.pdf1,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons