Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18134
Tipo do documento: Tese
Título: Desenho Universal na Aprendizagem e autoscopia: formação continuada docente para a inclusão escolar de alunos com TEA
Título(s) alternativo(s): Universal Design for Learning and autoscopy: continuing teacher education for the school inclusion of students with ASD
Autor: Silva, Thatyana Machado 
Primeiro orientador: Nunes, Leila Regina d´Oliveira de Paula
Primeiro coorientador: Redig, Annie Gomes
Primeiro membro da banca: Carlo Schmidt, Carlo
Segundo membro da banca: Souza, Flavia Faissal de
Terceiro membro da banca: Pletsch, Marcia Denise
Resumo: Na tentativa de colaborar com o processo de formação reflexiva de profissionais da educação que atuam com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro do contexto de uma escola de ensino comum, é que a presente pesquisa foi elaborada, tendo como objetivo geral: analisar os efeitos do processo de autoscopia e do planejamento de atividades baseadas nas diretrizes do Desenho Universal na Aprendizagem (DUA) na prática pedagógica de profissionais da educação. Como objetivos específicos, temos os seguintes pontos: 1) verificar os efeitos da autoscopia no desempenho pedagógico dos profissionais da educação, por meio da reflexão de suas práticas; 2) verificar os efeitos das estratégias de ensino contidas nas diretrizes do DUA, no comportamento e na aprendizagem de alunos com TEA. A autoscopia é um procedimento que possibilita ao profissional a realização da autoavaliação de suas práticas a partir de imagens videogravadas. Neste estudo, foram realizadas sessões de gravação da prática pedagógica de profissionais da educação para que, posteriormente, eles pudessem observar o material coletado e efetuassem uma avaliação reflexiva a respeito de suas atuações. Em relação à autoscopia, foram realizados encontros teóricos para estudo acerca da estrutura do DUA. A organização da pesquisa se deu com base no emprego de um delineamento quase experimental intrassujeitos, com quatro sessões de linha de base e cinco sessões de intervenção. Os procedimentos da autoscopia, bem como o curso de formação para estudo do DUA constituíram as variáveis independentes (VI) da pesquisa. A intenção é verificar se o emprego das VI implica e modifica as variáveis dependentes (VD) elencadas. Para isso, foi proposto que os professores participantes filmassem as sessões de atendimento aos seus alunos e posteriormente se encontrassem com a pesquisadora para análise do material coletado. O estudo ocorreu em uma escola da rede pública municipal da cidade de Rio das Ostras (RJ) e teve como participantes uma professora regente da sala de ensino comum, uma professora da sala de recursos multifuncionais (SRM), uma auxiliar educacional e dois alunos com TEA. Ao final da pesquisa, foi possível observar que a autoscopia, efetuada sob a ótica da estrutura do DUA, provocou mudanças na prática pedagógica das profissionais, devido às reflexões realizadas que afloraram com base em suas práticas cotidianas. A utilização das estratégias contidas nas redes, diretrizes e checkpoints do DUA favoreceu a criação de diferentes procedimentos de ensino, fato que implicou diretamente no comportamento e na participação dos alunos durante as atividades que foram propostas.
Abstract: In an attempt to collaborate with the process of reflective training of education professionals, who work with students with Autism Spectrum Disorder (ASD) within the context of a common school, the present research was elaborated, having as it a general objective: to analyze the effects of the process of autoscopy and the planning of activities based on the guidelines of the Universal Design for Learning (UDL) in the pedagogical practice of education professionals. As specific objectives we have the following points: 1) To verify the effects of autoscopy on the pedagogical performance of education professionals, through reflection on their practices; 2) To verify the effects of the teaching strategies contained in the DUA guidelines, on the behavior and learning of students with ASD. Autoscopy is a procedure that allows professionals to carry out self-assessment of their practices based on videotaped images. In this study, sessions were held to record the pedagogical practice of education professionals so that, later, they could observe the material collected and carry out a reflective assessment of their performances. Linked to autoscopy, theoretical meetings were held to study the structure of the DUA. The organization of the research was based on the use of a quasi-experimental intra-subjects design, containing four baseline sessions and five intervention sessions. The autoscopy procedures, as well as the training course to study the DUA constituted the Independent Variables (VI) of the research. The intention is to verify if the use of VI implies and modifies the Dependent Variables (DV) listed. For this, it was proposed that the participating teachers film the sessions of assistance to their students and later meet with the researcher to analyze the material collected. The study took place in a public school in the city of Rio das Ostras-RJ and had as participants a regent teacher of the common teaching room, a teacher of the Multifunctional Resources Room, an educational assistant and two students with ASD. At the end of the research, it was possible to observe that the autoscopy, carried out from the perspective of the structure of the DUA, caused changes in the pedagogical practice of professionals, due to the reflections carried out that emerged based on their daily practices. The use of strategies contained in the networks, guidelines and checkpoints of the DUA, favored the creation of different teaching procedures, a fact that directly involved the behavior and participation of students during the activities that were proposed.
Palavras-chave: Autoscopy
Universal Design for Learning
Autism Spectrum Disorder
Teacher Training
Transtorno do Espectro Autista
Autoscopia
Formação docente
Desenho Universal na Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Thatyana Machado. Desenho Universal na Aprendizagem e autoscopia: formação continuada docente para a inclusão escolar de alunos com TEA. 2002. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18134
Data de defesa: 1-Abr-2002
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Thatyana Machado Silva - 2022 - Completa.pdf2,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons