Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18136
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Memória e Esquecimento Social: a Comissão Nacional da Verdade do Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Memory and social forgetting: Brazil´s National Truth Commission |
Autor: | Weimer, Karen Sibila Strobel Moreira ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Denize Cristina de |
Primeiro membro da banca: | Vilela, Ana Maria Jacó |
Segundo membro da banca: | Marques, Sérgio Correa |
Terceiro membro da banca: | Miguez Naiff, Luciene Alves |
Quarto membro da banca: | Sollero de Campos, Flavia |
Resumo: | A Comissão Nacional da Verdade se configurou como um instrumento para a promoção do esclarecimento público das violações de direitos humanos cometidas por agentes do Estado, na repressão aos opositores ao Regime Militar brasileiro no período de 1964 a 1985. O objetivo deste estudo é analisar o conhecimento, atitude e as representações sociais da Comissão Nacional da Verdade, entre estudantes de uma instituição universitária do Rio de Janeiro – Brasil. A presente investigação baseia-se na teoria da memória social, bem como na teoria das representações sociais. A amostra intencional compõe-se de 159 alunos de graduação de cursos das diversas áreas do conhecimento. O instrumento adotado foi um questionário, baseado em pesquisas realizadas no Chile (Arnoso, Cardenas e Páez, 2014) e na Argentina (Zubieta et al, 2013) e na coleta de evocações livres ao estímulo “Comissão Nacional da Verdade”. O material proveniente da técnica de evocação de palavras foi analisado com auxílio do Software EVOC 2005, buscando identificar a estrutura e os conteúdos da representação analisada. As respostas às perguntas do questionário foram analisadas em termos das distribuições estatísticas de frequências; análise bivariada (Teste t); analises de correlações entre determinados temas de questões; e, análise de regressão linear múltipla. A análise descritiva e inferencial foi realizada com auxílio do software SPSS. Os resultados das análises bivariadas demonstraram que estudantes que conhecem a CNV e que se identificam com orientação política de esquerda: possuem maior grau de aprovação aos objetivos da CNV; são os que mais discutiram o tema na roda de amigos; são os que possuem maior concordância com relação às recomendações institucionais e são os mais tocados emocionalmente pelo tema da comissão. Quando verificadas as nuances do apoio ao perdão, lembrança e esquecimento, observou-se que os estudantes com orientação política de direita são os que mais concordam com temas referentes ao perdão e, também, ao esquecimento. Observou-se uma representação social positiva acerca da Comissão Nacional da Verdade, definida pelos termos centrais: necessário verdade, história Brasil, dever lembrar e buscar passado. Conclui-se que os estudantes universitários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro tendem a ser favoráveis ao resgate de memória realizado pela Comissão Nacional da Verdade. |
Abstract: | The National Truth Commission was set up as an instrument to promote public clarification of human rights violations committed by agents of the State in the repression of opponents of the Brazilian Military Regime from 1964 to 1985. The purpose of this study is to analyze the knowledge, attitude and social representations of the National Commission of Truth, among students of a university institution of Rio de Janeiro - Brazil. The present research is based on the theory of social memory, as well as on the theory of social representations. The intentional sample is composed of 159 undergraduate students from different knowledge areas. The instrument adopted was a questionnaire, based on research carried out in Chile (Arnoso, Cardenas and Páez, 2014) and in Argentina (Zubieta et al, 2013) and in the collection of free evocations to the stimulus "National Truth Commission". The material colected by the word evocation technique was analyzed with the EVOC 2005 Software, aiming to identify the structure and contents of the representation analyzed. The answers to the questions of the questionnaire were analyzed in terms of statistical frequency distributions; bivariate analysis (Test t); analyzes of correlations between certain issues; and, multiple linear regression analysis. The descriptive and inferential analysis was performed using the SPSS software. The results of the bivariate analysis showed that those students who know the CNV and those who identify with left-wing political orientation: have a higher degree of approval of the objectives of the CNV; are the ones who most discussed the theme in the circle of friends; are the ones that have the highest agreement with the institutional recommendations and are the ones most emotionally touched by the commission's theme. When the nuances of support for forgiveness are verified, as well as the support for remembrance and forgetfulness, it was observed that students with a right-wing political orientation are the ones who most agree with issues of forgiveness and also forgetfulness. A positive social representation was observed about the National Truth Commission, defined by the central terms: “truth is necessary”, “Brazil´s history”, “it must be remembered” and “search for the past”. It is concluded that the students of UERJ tend to agree with the rescue of memory realized by the National Commission of the Truth. |
Palavras-chave: | Psicologia Social Memória social Comissão nacional da verdade Representações sociais Truth Commission Military regime Memory duty Social representations |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Citação: | WEIMER, Karen Sibila Strobel Moreira. Memória e Esquecimento Social: a Comissão Nacional da Verdade do Brasil. 2019. 219 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18136 |
Data de defesa: | 25-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Psicologia Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Karen Sibila Strobel Moreira Weimer - 2019 - Completa.pdf | 5,57 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons