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Tipo do documento: Dissertação
Título: Adaptação do New Ecological Paradigm Scale for Children para o contexto brasileiro
Título(s) alternativo(s): Adaptation of the New Ecological Paradigm Scale for Children to a Brazilian context
Autor: Guerreiro, Carolina Ferreira 
Primeiro orientador: Gonçalves, Alberto José Filgueiras
Primeiro membro da banca: Evangelho Hernandez, José Augusto
Segundo membro da banca: Santos, Pedro Paulo Pires dos
Resumo: Atitudes ambientais podem ser entendidas como um conjunto de crenças, sentimentos e intenções comportamentais que um indivíduo possui em relação ao meio ambiente ou atividades e problemas relativos à ele. Sendo a Proteção do Meio Ambiente um dos pilares do modelo de Desenvolvimento Sustentável, a presente pesquisa visa alinhar o ambiente acadêmico ao fortalecimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Estudos apontam para a importância de se estudar e de se buscar desenvolver atitudes e comportamentos ambientais em crianças para o futuro das gerações vindouras. Todavia, eles assinalam que pouco se sabe sobre o assunto. Deste modo, para contribuir com o desenvolvimento da área, este trabalho teve por objetivo realizar a adaptação do New Ecological Paradigm Scale for Children (NEP C), um instrumento de medida de atitudes ambientais em crianças, para o contexto brasileiro. Neste sentido, foram realizados três estudos: 1) uma adaptação semântica do NEP C para o português brasileiro; 2) um estudo piloto; e 3) uma análise das propriedades psicométricas do instrumento resultante dos estudos 1 e 2. O primeiro contou com a colaboração de um comitê multidisciplinar formado por quatro especialistas das áreas de Psicologia e Pedagogia. Para avaliar os itens segundo os escores do comitê, o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) foi empregado. Todos os 10 itens da escala apresentaram coeficientes considerados satisfatórios. O segundo estudo consistiu em um estudo piloto realizado com 5 crianças pertencentes à população-alvo. Após esse procedimento, o item 4 sofreu uma pequena modificação textual. O terceiro estudo avaliou a versão adaptada semanticamente (Escala NEP C BR), utilizando-se de uma amostra composta por 202 participantes brasileiros, com idade entre 9 e 13 anos –, e regularmente matriculados na escola. Através das técnicas estatísticas de Análise Fatorial e de Análise de Rede, este estudo realizou um exame da estrutura da escala. Além disso, análises de diferenças entre condições para gênero e aula de educação ambiental também foram conduzidas. Os resultados obtidos foram comparados com o estudo original do instrumento, assim como, com o de pesquisas subsequentes. Por fim, acredita-se que o instrumento NEP C BR possui equivalência semântica com a escala original e que apresentou evidências de que pode ser aplicado na população brasileira.
Abstract: Environmental attitudes may be comprehended as a collection of beliefs, affect, and behavioral intentions a person holds regarding environmentally related activities or issues. Considering that environmental protection is one of the pillars of the sustainable development model, the current research aims to line up the academic environment with the United Nations (UN) Agenda 2030 strengthen. Studies indicate the importance of study and develop environmental attitudes and behaviors on children to the futures generations. Nevertheless, is mentioned that little is known about the subject. Therefore, aiming to contribute to the development of this area, the purpose of the current study was to adapt the New Ecological Paradigm Scale for Children (NEP C), an environmental attitudes measure instrument in children, to a Brazilian context. To achieve these goals, three studies were performed: 1) semantic adaptation of NEP C for the Brazilian Portuguese; 2) pilot study; and 3) analysis of psychometric properties from the instrument based on studies 1 and 2 results. The first study was performed in collaboration with a multidisciplinary committee formed by four specialists on psychology and pedagogy. The Content Validity Coefficient (CVC) was used to assess items according to the multidisciplinary committee scores. The coefficient for all 10 items was considered acceptable. The second consisted of a pilot study composed of five children obtained from the target population. After this essay, item 4 was slightly modified. The third study evaluated the version semantically adapted version (Scale NEP C BR), using a sample of 202 Brazilians participants with ages varying between 9 and 13 years old, also regularly enrolled in school. Through Factorial Analysis and Network Analysis, this study evaluated the scale structure. Furthermore, differences among gender and environmental education were also analyzed. The results were compared with the original instrument study, as well as subsequent research. It was concluded that the instrument NEP C has semantic equivalency with the original scale and shows evidence that can be applied in the Brazilian population.
Palavras-chave: Children's Environmental Attitudes
Sustainable Development
Environmental Psychology
Cross-Cultural Adaptation
New Ecological Paradigm
NEP scale
Desenvolvimento sustentável
Psicologia ambiental
Adaptação transcultural
Atitudes Ambientais Em Crianças
Desenvolvimento Sustentável
Psicologia Ambiental
Adaptação Transcultural
Novo Paradigma Ecológico
NEP C
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: GUERREIRO, Carolina Ferreira. Adaptação do New Ecological Paradigm Scale for Children para o contexto brasileiro. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18137
Data de defesa: 30-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social

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