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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18144
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Infraestrutura de cabos submarinos: uma pesquisa baseada em práticas artísticas situadas a partir da Praia do Futuro |
Título(s) alternativo(s): | Submarine cables infrastructure: an art-based research situated from Praia do Futuro |
Autor: | Figueiredo, Ruy Cézar Campos ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Erick Felinto de |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Fernando do Nascimento |
Segundo membro da banca: | Assunção, Diego Paleólogo |
Terceiro membro da banca: | Leblanc, Paola Barreto |
Quarto membro da banca: | Fernandes, Patrícia Moran |
Resumo: | Esta tese se desdobra a partir de um interesse por cabos submarinos, infraestrutura crucial para a comunicação intercontinental não apenas na atual era da Internet, como também desde a era do telégrafo. A característica diferencial do trabalho é abordar tal tema a partir de práticas artísticas propostas pelo autor e situadas pela Praia do Futuro, em Fortaleza (Ceará). A cidade é atualmente o principal hub de cabos submarinos de fibra óptica no Atlântico Sul e foi considerando isso que as práticas artísticas buscaram promover interculturalidade sobre o tema ao se deslocarem entre a capital cearense e duas localidades com ela conectadas através de cabos: Salgar (Colômbia) e Sangano (Angola). Seguindo tendências recentes dos estudos de mídia, como a arqueologia das mídias e os estudos de infraestruturas das mídias, a tese tem um caráter exploratório e oferece conhecimento situado sobre a dimensão material, territorial e social do sistema de comunicação global por meio de cabos submarinos. Essas infraestruturas costumam aparecer para o público envolvidas em narrativas de conexão ou narrativas de rompimento. A pesquisadora norte-americana Nicole Starosielski reconheceu e estudou tais tipos de narrativa, propondo para artistas e pesquisadores ainda outros dois tipos que podem ajudar a avançar no conhecimento sobre cabos: narrativas de transmissão e narrativas nodais. A tese toma tal abordagem para fundamentar seu desenvolvimento como uma narrativa nodal, partindo da apresentação da Praia do Futuro como um território infraestrutural, discutindo-se questões geopolíticas, históricas e territoriais envolvendo os cabos submarinos. Atravessam-se distintas temporalidades, localidades, práticas artísticas e arquivos de modo heterogêneo ao longo dos capítulos. Como resultado, tem-se o reconhecimento de um espectro inusitado de afetos e imaginários infraestruturais, além de uma série de modos de se aproximar de conceitos e questões relevantes para o avanço dos estudos de infraestruturas das mídias. |
Abstract: | This thesis unfolds from an interest in submarine cables, a crucial infrastructure for intercontinental communication not only in the current age of the Internet, but also since the age of the telegraph. The differential characteristic of the work is to approach this theme based in artistic practices proposed by the author and located in Praia do Futuro, Fortaleza (Ceará). The city is currently the main hub of submarine fiber optic cables in the South Atlantic and it was considering this that the artistic practices sought to promote interculturality on the subject by moving between the capital of Ceará and two locations connected with it through cables: Salgar (Colombia) and Sangano (Angola). Following recent trends in media studies, such as media archeology and media infrastructure studies, the thesis has an exploratory character and offers situated knowledge about the material, territorial and social dimension of the global communication system through submarine cables. These infrastructures often appear to the public involved in narratives of connection or narratives of disruption. The American researcher Nicole Starosielski recognized and studied such types of narrative, proposing to artists and researchers two other types that can help advance the knowledge about cables: transmission narratives and nodal narratives. The thesis takes this approach to support its development as a nodal narrative, starting from the presentation of Praia do Futuro as an infrastructural territory, discussing geopolitical, historical and territorial issues involving submarine cables. Different temporalities, locations, artistic practices and archives are crossed in a heterogeneous way throughout the chapters. As a result, there is recognition of an unusual spectrum of infrastructural affects and imaginaries, as well as a series of ways to approach concepts and issues relevant to the advancement of media infrastructure studies. |
Palavras-chave: | Práticas artísticas Infraestrutura das mídias Arqueologia das mídias Cabos submarinos Media infrastructure Submarine cables Artistic practices Media archaeology |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | FIGUEIREDO, Ruy Cézar Campos. Infraestrutura de cabos submarinos: uma pesquisa baseada em práticas artísticas situadas a partir da Praia do Futuro. 2022. 282 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18144 |
Data de defesa: | 31-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese - Ruy Cézar Campos Figueiredo - 2022 - Completa.pdf | 17,66 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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