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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18159
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ludus Magisterium: uma rede de aprendizagem em torno dos jogos de tabuleiro na educação |
Título(s) alternativo(s): | Ludus Magisterium: a learning network around board games in education |
Autor: | Carvalho, Arnaldo Vianna e Vilhena de ![]() |
Primeiro orientador: | Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos |
Primeiro membro da banca: | Spiegel, Carolina Nascimento |
Segundo membro da banca: | Silva, Leonardo Amaro Nolasco da |
Resumo: | O panorama contemporâneo dos jogos de tabuleiro, especialmente composto por aqueles desenvolvidos a partir da entrada do século XXI, vêm atraindo um número crescente de educadores. Nos últimos anos, formaram-se redes que passaram a articular discussões e iniciativas, desenvolvendo os saberes docentes acerca da natureza e do uso pedagógico deste tipo de jogo. Dentre essas redes, a Ludus Magisterium, criada por educadores do Rio de Janeiro, reuniu mais de uma centena de participantes em seu ano de formação (2019); seu grupo de whatsapp lhes serviu de campo de intercâmbio e suporte teórico, e ponto de articulação dos encontros presenciais promovidos pela rede. Através da análise das conversas com e entre seus membros, a presente dissertação buscou compreender a natureza de sua rede, e como os aqui chamados “educadores do tabuleiro” vivenciam o cotidiano, e a ele integram o jogo como estratégia pedagógica. A pesquisa perseguiu objetivos específicos incluindo: observar como os professores da Ludus Magisterium constroem suas expertises em ensinar através de jogos; como encontram seus pares e interagem, e quais seriam os frutos de tais interações; e qual a identidade sociopolítica das ações de quem utiliza os jogos de tabuleiro em educação. O trabalho considera suportes teóricos de distintas áreas de conhecimento, como a ludologia, a educação e a sociologia, utiliza a conversa e a prosopografia para constituir de um lado uma análise interpretativa do material construído com os sujeitos, e de outros, um perfil de coletivo da rede. Como resultado, foi percebido, dentre diversos outros elementos interpretativos, que a rede pesquisada no período de recorte apresentava um viés interdisciplinar, e era composto, em sua maioria, por pesquisadores e profissionais da educação, interessados no intercâmbio de conhecimentos e práticas educacionais sobre/com jogos de tabuleiro. Os sujeitos da rede também estiveram sensíveis às circunstâncias sociais vividas por um ou por todos – o que expandiu a identidade coletiva dos participantes da rede. |
Abstract: | The contemporary context of board games, especially developed from the beginning of the 21st century, has been attracting a growing number of educators. In recent years, networks were formed and began to articulate discussions and initiatives, allowing the development of teaching knowledge about the nature and pedagogical use of this type of game. Among these networks, Ludus Magisterium, created by educators from Rio de Janeiro, brought together more than a hundred participants in its founding year (2019), their WhatsApp group served as a field of exchange and theoretical support, and a point to schedule face-to-face meetings promoted by the network. Through the analysis of conversations with and among its members, the present dissertation sought to understand the nature of its network and how the so-called "board educators" experience everyday life, and how they integrate the game as a pedagogical strategy. The research pursued specific objectives including: observing how Ludus Magisterium educators build their expertise in teaching through games; how they find their peers and interact, and what would be the fruits of such interactions; and what is the sociopolitical identity of the actions of those who use board games in education. The work considers theoretical supports from different areas of knowledge, such as ludology, education and sociology, uses both conversation and prosopography methodologies to constitute, on the one hand, an interpretive analysis of the material constructed with the subjects, and on the other, a collective profile. As a result, it was noticed, among many other interpretative elements, that the network researched in the cut-out period presented an interdisciplinary bias, and was composed, in its majority, by researchers and education professionals, interested in the exchange of knowledge and educational practices about/ with board games. The network subjects were also sensitive to the social circumstances experienced by one or all of them – which expanded the collective identity of the network participants. |
Palavras-chave: | Educação Jogos de tabuleiro Aprendizagem Rede de aprendizagem Identidade docente Board games Learning network Teacher identity |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | CARVALHO, Arnaldo Vianna e Vilhena de. Ludus Magisterium: uma rede de aprendizagem em torno dos jogos de tabuleiro na educação. 2022. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18159 |
Data de defesa: | 3-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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