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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18163
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Nietzsche e uma filosofia feita com arte |
Título(s) alternativo(s): | Nietzsche and a philosophy made with art |
Autor: | Gomes, Rafael Alvarenga ![]() |
Primeiro orientador: | Cunha, Maria Helena Lisboa da |
Primeiro membro da banca: | Pinto, Felipe Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Luis Cesar Fernandes de |
Terceiro membro da banca: | Dias, Rosa Maria |
Quarto membro da banca: | Bocayuva, Izabela Aquino |
Resumo: | O objetivo desta Tese é levantar meios através dos quais se possa responder a seguinte questão: Nietzsche faz filosofia com arte? Dentre esses meios estão as ferramentas forjadas por Deleuze para pensar e interpretar o pensamento de Nietzsche, a saber: personagens conceituais e figuras estéticas. Para responder à questão, partes do percurso de Zaratustra na obra Assim falou Zaratustra (1883 - 1885) serão analisadas. No entanto, não serão destrinchados todos os encontros e andanças do personagem porque são tão vastos e múltiplos quanto ricos e complexos. Mas o personagem será tomado como foco a fim de dizer que foi formado a partir da junção de uma figura estética e um personagem conceitual. Zaratustra é, portanto, um híbrido. Por essa vereda suspeita-se encontrar as indicações necessárias para responder, ao final, a pergunta criada no início. |
Abstract: | The objective of this Thesis is to find ways to answer the following question: Does Nietzsche make philosophy with art? Among these means are the tools forged by Deleuze to think and interpret Nietzsche's thought, namely: conceptual characters and aesthetic figures. To answer the question, parts of Zarathustra's path in the work Thus Spoke Zarathustra (1883 - 1885) will be analyzed. However, not all of the character's encounters and wanderings will be unraveled because they are as vast and multiple as they are rich and complex. But the character will be taken as a focus in order to say that it was formed from the junction of an aesthetic figure and a conceptual character. Zarathustra is therefore a hybrid. Along this path, it is suspected to find the necessary indications to answer, in the end, the question created at the beginning. |
Palavras-chave: | Art Conceptual character Aesthetic figure Arte Personagem conceitual Figura estética |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citação: | GOMES, Rafael Alvarenga. Nietzsche e uma filosofia feita com arte. 2021. 143 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18163 |
Data de defesa: | 5-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese - Rafael Alvarenga Gomes - 2021 - Completa.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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