Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18165
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pesquisa-ação no espaço escola: o que é ser professor(a) de uma escola municipal dentro de uma comunidade do Rio de Janeiro?
Título(s) alternativo(s): Action research in school: what is it to be a teacher of a municipal school within a community in Rio de Janeiro?
Autor: Groba, Leandro Santos 
Primeiro orientador: Andrade, Regina Glória Nunes
Primeiro membro da banca: Martins, Hildeberto Vieira
Segundo membro da banca: Beyssac, Marie Louise Trindade Conilh de
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) realizada em uma Escola Municipal da cidade do Rio de Janeiro durante o ano de 2016 e 2017. Foi realizado um grupo operativo (PICHÓN-RIVIÉRE, 2005), com todos os professores e professoras, objetivando trabalhar ideia que eles têm sobre “O que é ser professor(a) de uma Escola Municipal dentro de uma comunidade no Rio de Janeiro?” Dividimos os docentes em quatro grupos, com 12 a 15 participantes cada, para trabalhar a pergunta disparadora. A revisão bibliográfica realizada para subsidiar o manejo do grupo se baseou nas observações participantes em campo e nas interações com os personagens escolares e abarcou temas como: escola nova (BRASIL, 1934, 2010; VIDAL, 2013), fracasso escolar (ANGELUCCI, 2007; ANGELUCCI, at all, 2004; CARDOSO, 1949; FORGIARINI; SILVA, 2007; PATTO, 1993, 2010; PROENÇA, 2010, 2010b), burnout (ASSIS, 2006; BENEVIDES-PEREIRA, 2003; CARLOTTO, 2004; MASLACH, C, SCHAUFELI, W. B; LEITER, M. P, 2001, SILVA, 2000; VIEIRA, 2010), identidade (HALL, 2015; BAUMAN, 2005) e adoecimento docente (ARAUJO; CARVALHO, 2009; ASSUNÇÃO, 2008;FERNÁNDEZ, 1994; LAPO; BUENO, 2003; HELOANI; CAPITÃO, 2003; NEVES; SILVA, 2006; SILVA, 2014). Para nossa análise construímos três categorias analíticas -condição de trabalho; docente; e dinâmica escolar – através das quais abordaremos os elementos contidos nas falas durante os grupos e o material oriundo de nossas observações e interações em campo.
Abstract: The present work is the result of an action research (THIOLLENT, 2011) held at a Municipal School in the city of Rio de Janeiro during 2016 and 2017. An operational group (PICHÓN-RIVIÉRE, 2005) was carried out, with all teachers and teachers, aiming to work on the idea they have about "What is it to be a teacher of a Municipal School within a community in Rio de Janeiro?" We divided the teachers into four groups, with 12 to 15 participants each, to work the triggering question. The bibliographic review to support group management was based on field observations and interactions with school characters, and included topics such as: new school (BRAZIL, 1934, 2010, VIDAL, 2013), school failure (ANGELUCCI, 2007; ANGELUCCI, at all, 2004; CARDOSO, 1949; FORGIARINI; SILVA, 2007; PATTO, 1993, 2010; PROENÇA, 2010, 2010b) burnout (ASSIS, 2006; BENEVIDES-PEREIRA, 2003; CARLOTTO, 2004; MASLACH, C, SCHAUFELI, W. B; LEITER, M. P, 2001, SILVA, 2000; VIEIRA, 2010), identity (HALL, 2015; BAUMAN, 2005), and teacher sickness (ARAUJO; CARVALHO, 2009; ASSUNÇÃO, 2008;FERNÁNDEZ, 1994; LAPO; BUENO, 2003;HELOANI; CAPITÃO, 2003; NEVES; SILVA, 2006; SILVA, 2014). For our analysis we constructed three analytical categories - work condition; teacher; and school dynamics - through which we will approach the elements contained in the speeches during the groups and the material coming from our observations and interactions in the field.
Palavras-chave: Action Research
Identity
Teacher sickness
Burnout
School psychology
Psicologia Social
Professores
Burnout
Pesquisa-ação
Identidade
Adoecimento docente
Psicologia escolar
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: GROBA, Leandro Santos. Pesquisa-ação no espaço escola: o que é ser professor(a) de uma escola municipal dentro de uma comunidade do Rio de Janeiro?. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18165
Data de defesa: 10-Jan-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Leandro Santos Groba - 2018 - Completa.pdf1,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons