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Tipo do documento: Dissertação
Título: O flanar ubíquo e as criações cotidianas de professores do curso de pedagogia da FEBF
Título(s) alternativo(s): The ubiquitous flâneur and the everyday creations of teachers in the pedagogy course at FEBF
Autor: Almeida, Yasmin Viana Ribeiro de 
Primeiro orientador: Santos, Rosemary dos
Primeiro membro da banca: Ribeiro Neto, Alexandre
Segundo membro da banca: Bruno, Adriana Rocha
Resumo: Esse trabalho tem objetivo de experimentar o caminhar na cidade na/da/com a cibercultura como dispositivo para proporcionar experiências que contribuam para o processo formativo dos alunos do curso de Pedagogia da FEBF. Busca responder questões como: Que metodologia de pesquisa pode ser acionada para proporcionar a criação de experiências formativas imersas na relação da cidade e ciberespaço? O espaço urbano, com seus fluxos e fixos, imerso na cibercultura, pode se destacar como ambiente educador? O Flanar, no contexto da cibercultura, pode ajudar a construir práticas e experiências educativas singulares e formativas? Para isso se utiliza como base metodológica a ciberpesquisa-formação multirreferencial com os cotidianos (SANTOS, E. 2005,2014; ALVES, 2008). O contexto do trabalho foi a disciplina do curso de Pedagogia da FEBF (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense) “A Escola como Espaço Político Pedagógico", onde cocriamos com quatro praticantes culturais que deram voz, corpo e significação para esta pesquisa. Nela acionamos o dispositivo da pesquisa denominado “flanar ubíquo” e percorremos o centro do Rio de Janeiro e participamos de uma batalha de Slam em Duque de Caxias, possibilitando a produção de sentidos, narrativas, experiências e significações que ajudaram a compor as compreensões dessa pesquisa. A partir dos dispositivos, três noções subsunçoras emergiram: a) A cidade como ambiente de convívio e pertencimento; b) O Slam como tática da/na/com as Periferias e c) a conquista do direito à cidade e A violência que nos atravessa, mas não nos imobiliza, e o papel das mídias locativas. Com isso, nesse trabalho, através do flanar ubíquo, prestando atenção no cotidiano da cidade e do que emerge dela em conexão com o ciberespaço, criamos novas formas de ver e sentir o espaço, novos sentimentos, registros, imagens e cores. Através de nossa atenção e escuta sensível, construímos uma forma de expandirmos as possibilidades de existência nas diversas redes educativas.
Abstract: This work has the objective of experimenting walking in the city in/of/with cyberculture as a device to provide experiences that contribute to the training process of students of the Pedagogy course at FEBF. It seeks to answer questions such as: What research methodology can be used to provide the creation of training experiences immersed in the relationship between the city and cyberspace? Can the urban space, with its flows and fixed, immersed in cyberculture, stand out as an educating environment? Can Flanar, in the context of cyberculture, help to build unique and formative educational practices and experiences? For this, the multiresidential cyberresearch-training with everyday life is used as a methodological basis (SANTOS, E. 2005,2014; ALVES, 2008). The context of the work was the discipline of the Pedagogy course at FEBF (Faculty of Education of Baixada Fluminense) “The School as a Political Pedagogical Space", where we co-created with four cultural practitioners who gave voice, body and meaning to this research. research device called “ubiquitous flanking” and we travel through the center of Rio de Janeiro and participate in a Slam battle in Duque de Caxias, enabling the production of meanings, narratives, experiences and meanings that helped to compose the understandings of this research. From the devices, three subsunitive notions emerged: a) The city as an environment of conviviality and belonging; b) Slam as a tactic of / in / with the Peripheries and c) the conquest of the right to the city and The violence that crosses us, but does not immobilize us, and the role of locative media. With this, in this work, through the ubiquitous flanking, paying attention to the daily life of the city and what emerges from it in connection with cyberspace, we create new ways of seeing and feeling space, new feelings, records, images and colors. Through our attention and sensitive listening, we have built a way to expand the possibilities of existence in the various educational networks.
Palavras-chave: Flanêur
Cyberculture
Research-training
Right to the city
Flanar
Cibercultura
Pesquisa-formação
Direito à cidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: ALMEIDA, Yasmin Viana Ribeiro de. O flanar ubíquo e as criações cotidianas de professores do curso de pedagogia da FEBF. 2021. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18169
Data de defesa: 27-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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