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Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelagem e análise do reforço estrutural do Cais da Gamboa visando aprofundamento do berço de atracação
Título(s) alternativo(s): Reinforcement of the historic quay of Gamboa to deepen the mooring berth
Autor: Gonzalez, Maria Vitória Grieco 
Primeiro orientador: Pacheco, Marcus Peigas
Primeiro coorientador: Lima, Bruno Teixeira
Primeiro membro da banca: Danziger, Bernadete Ragoni
Segundo membro da banca: Santos, Aureo Pinheiro Ruffier dos
Resumo: É por meio dos portos onde se realizam grande parte das exportações e importações de bens e mercadorias no Brasil. É o aumento da demanda de trocas comerciais que desperta a necessidade de modernização de um porto, permitindo que embarcações maiores e equipamentos de transbordo de maior capacidade sejam capazes de operar em tal instalação portuária. Portanto, visando acomodar navios maiores, o presente trabalho trata do reforço estrutural do Cais da Gamboa, no Porto do Rio de Janeiro (RJ), visando o aprofundamento do berço de atracação do terminal de passageiros. O Cais da Gamboa é uma estrutura histórica dentro do contexto da cidade do Rio de Janeiro e, o projeto de reforço visa manter íntegra a mesma, além de não alterar a lâmina d’água da baía de Guanabara, patrimônio ambiental. Esta dissertação busca trazer todo o histórico do Cais e mostrar a evolução da administração do Porto do Rio de Janeiro ao longo dos anos. Este trabalho apresenta suscintamente uma revisão bibliográfica sobre investigações geotecnológicas no âmbito das obras marítimas, seus aspectos geotécnicos, além de tratar brevemente do processo de dragagem. A modelagem do projeto de reforço estrutural foi realizada no software RS2, com o uso do Método dos Elementos Finitos. Com isso, analisou-se a estabilidade do Cais através do Fator de Segurança da obra, observando resultados como tensões máximas cisalhantes desenvolvidas pelo maciço e deslocamento total da estrutura.
Abstract: It is through ports where most of the exports and imports of goods take place in Brazil. It is the increased demand for trade that arouses the need for port modernization, enabling larger vessels and larger capacity equipments to be able to operate in such facility. Therefore, aiming to accommodate larger ships, the present work deals with the structural reinforcement of the Gamboa Quay, in the Port of Rio de Janeiro (RJ), aiming at deepening the berth of the passenger terminal. The Gamboa Pier is a historic structure within the context of the city of Rio de Janeiro, and the reinforcement project aims to maintain this structure in its entirety, as well as not altering Guanabara Bay's water area, an environmental heritage site. This thesis seeks to bring all the history of the quay and show the evolution of the administration of Rio de Janeiro Port over the years. This work briefly presents a review on topics such as geotechnological investigations in the field of maritime works, their geotechnical aspects, and briefly discusses the dredging process. The structural reinforcement project modeling was performed using RS2 software by Canadian company Rocscience, using the Finite Element Method. Thus, the stability of the quay was analyzed through the Safety Factor of the work, observing results as maximum shear stresses developed by the massif and total displacement of the structure.
Palavras-chave: Civil engineering
Ports
Structural analysis (Engineering)
Finite element method
Engenharia civil
Portos
Análise estrutural (Engenharia)
Método dos elementos finitos
Gamboa (Rio de Janeiro, RJ)
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Citação: GONZALEZ, Maria Vitória Grieco. Modelagem e análise do reforço estrutural do Cais da Gamboa visando aprofundamento do berço de atracação. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18176
Data de defesa: 18-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Civil

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