Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18186
Tipo do documento: Tese
Título: “Os números falam por si mesmos”: uma análise da comunicação de dados estatísticos do IBGE
Título(s) alternativo(s): “The numbers speak for themselves”: an analysis of the communication of statistical data from the IBGE
Autor: Marques, Claudio Faria 
Primeiro orientador: Gonçalves, Márcio Souza
Primeiro membro da banca: Helal, Ronaldo George
Segundo membro da banca: Moreira, Sonia Virgínia
Terceiro membro da banca: Senra, Nelson de Castro
Quarto membro da banca: Jannuzzi, Paulo de Martino
Resumo: Esta tese tem como objetivo principal analisar o circuito de comunicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com foco na produção de dados estatísticos por técnicos, a interpretação realizada por profissionais de mídia e as estratégias utilizadas pelo Instituto e por veículos jornalísticos para comunicar os dados à sociedade. Inicialmente apresenta o conceito de circuito de comunicação elaborado por Robert Darnton e uma adaptação para análise do Instituto. Em seguida é analisado o contexto comunicativo atual, abordando temas como algoritmos, bolhas de informação, fake news e o acesso à internet. Também é realizada uma discussão sobre cognição, buscando compreender se “os números falam por si mesmos” e questionando valores como objetividade e imparcialidade. Na sequência é realizada uma retrospectiva histórica do IBGE e uma análise de suas principais ações de comunicação. Em seguida são estudadas algumas ferramentas do jornalismo que podem ser utilizadas para comunicação de dados estatísticos, com ênfase para a linguagem jornalística, a infografia e o jornalismo de dados. Por fim, são alvo de análise as divulgações da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2020 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal (PNADC TIC) 2019, tanto por parte do IBGE quanto dos veículos jornalísticos.
Abstract: The main objective of this thesis is to analyze the communication circuit of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), focusing on the production of statistical data by technicians, the interpretation carried out by media professionals and the strategies used by the Institute and by journalistic vehicles to communicate the data to society. Initially, it presents the concept of communication circuit developed by Robert Darnton and an adaptation for analysis by the Institute. Then, the current communicative context is analyzed, addressing topics such as algorithms, information bubbles, fake news and internet access. A discussion about cognition is also carried out, seeking to understand whether “numbers speak for themselves” and questioning values such as objectivity and impartiality. Following, a historical retrospective of the IBGE and an analysis of its main communication actions is carried out. Next, some journalism tools that can be used to communicate statistical data are studied, with emphasis on journalistic language, infographics and data journalism. Finally, the disclosures of the Summary of Social Indicators (SIS) 2020 and the Continuous National Household Sample Survey - Access to Internet and TV, ownership of cell phone for personal use (PNADC TIC) 2019 are analyzed. both by the IBGE and the journalistic vehicles.
Palavras-chave: Cognition
Communication
Jornalism
Objectivity
Statistic
Comunicação
Cognição
Estatística
IBGE
Jornalismo
Objetividade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: MARQUES, Claudio Faria. “Os números falam por si mesmos”: uma análise da comunicação de dados estatísticos do IBGE. 2022. 423 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18186
Data de defesa: 30-Mai-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Claudio Faria Marques - 2022 - Completa.pdf16,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons