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Tipo do documento: Tese
Título: Vida de professora: currículos como romance em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Teacher's life: curricula like romance in public schools in the state of Rio de Janeiro
Autor: Emilião, Soymara Vieira 
Primeiro orientador: Garcia, Alexandra
Primeiro membro da banca: Oliveira, Inês Barbosa de
Segundo membro da banca: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Terceiro membro da banca: Lopes, Maria Alfredo Ferreira de Freitas
Quarto membro da banca: Pereira, Rita Marisa Ribes
Quinto membro da banca: Reis, Graça Regina Franco da Silva
Resumo: Esta tese investiga e discute possíveis modos de viver e ser professora a partir das produções curriculares contidas em narrativas docentes. Nesse sentido, busca mapear a produção dos saberes e currículos criados pelos praticantes das escolas periferizadas onde exerço o ofício de professora; destacar e discutir formas de registros dessas produções que contribuam para sua desinvisibilização e seu re-encantamento (SANTOS, 2019); identificar processos que contribuem para que as narrativas verbovisuais favoreçam a circulação dos saberesfazeressentires, produzidos pelos praticantes das escolas entre os professores; Discutir a potência inventiva e original desses saberes; visibilizar a intensa e múltipla produção curricular cotidianamente produzida pelos praticantespensantes (OLIVEIRA, 2012) desses espaçostempos escolares. O campo de pesquisa são os cotidianos de escolas públicas em narrativas inspiradas nessas vivências e publicadas em uma página denominada “Vida de Professora” de uma rede social, o Facebook. Metodologicamente se afilia às pesquisas com os cotidianos e pesquisas narrativas, considerando o espaço tridimensional das temporalidades, das pessoas e das ações (CLANDININ; CONNELLY 2015). Parte de três premissas para pensar as produções de currículos das escolas: que as soluções para os problemas globais são locais e provisórias (SANTOS 2019); que na produção do trabalho docente e de seus fazeressaberes (GARCIA, 2015) existem importantes experiências e saberes que não podem ser desperdiçados (SANTOS, 2019); e ainda que as unificações curriculares tendem a promover o empobrecimento da experiência (SANTOS, 2019). Apresenta como consideração que as narrativas das experiências curriculares mobilizam perceber as potências invisibilizadas das escolas públicas e os currículos que produzimos ou podemos produzir.
Abstract: This thesis investigates and discusses possible ways of living and being a teacher from the curricular productions contained in teaching narratives. In this sense, it seeks to understand the processes of invention of the self and the other through self-fictionalizing narratives; to point out the processes that corroborate so that the inventive narratives make the knowledge produced by the subjects of the schools unfeasible; defend the power of this knowledge. The field of research is the daily lives of public schools in narratives inspired by these experiences and published on a page called “Teacher's Life” of a social network, Facebook. Methodologically it is affiliated with research with daily life and narrative research, considering the three-dimensional space of temporalities, people, and actions (CLANDININ; CONNELLY, 2015). It starts from three premises to think about the production of school curricula: that the solutions to global problems are local and provisional (SANTOS, 2019); that in the production of teaching work and from their doing-knowledge (GARCIA, 2015) there are important experiences and knowledge that cannot be wasted (SANTOS, 2019); and, that curricular unifications tend to promote the impoverishment of experience (SANTOS, 2019). narratives of curricular experiences mobilize the perception of the invisible powers of public schools and the curricula we produce or can develop rotate.
Palavras-chave: Curriculum
Narratives
Teacher training
Everyday Studies
Currículo
Narrativas
Formação de professores
Romance
Estudos dos Cotidianos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: EMILIÃO, Soymara Vieira. Vida de professora: currículos como romance em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. 2022. 181 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18203
Data de defesa: 3-Mai-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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