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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Educar o público, adoçar os costumes”: A escrita de uma história para forma(t)ar o povo polido e comercial (Visconde de Cairu, 1826–1830)
Título(s) alternativo(s): “Educating the public, sweetening customs”: the writing of a history to form(t)ar the polite and commercial people (Viscount of Cairu, 1826-1830)
Autor: Senna, Lélio Rodrigo Magalhães 
Primeiro orientador: Gondra, José Gonçalves
Primeiro membro da banca: Camara, Sônia de Oliveira
Segundo membro da banca: Nogueira, Vera Lucia
Terceiro membro da banca: Ferronato, Cristiano de Jesus
Resumo: Com a proximidade do bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022) se inicia, por intermédio de meios sociais, acadêmicos e políticos; entre outros, esforços destinados a rememorar e ressignificar este evento. Ao acreditar na existência de uma conexão importante entre o processo de emancipação que culminou com a Independência do Brasil, em 1822, e as medidas destinadas a forma(t)ar as populações que aqui residiam, esta pesquisa procura pensar no modo como este processo foi abordado e apresentado às futuras gerações por meio dos modos de se fazer história e o seus usos como ferramenta de legitimação do poder estabelecido. Nesta chave, buscamos analisar a trajetória de José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairú, homem letrado, com diversas publicações sobre variados assuntos e, principalmente, por estar ligado nos trâmites da administração pública desde a vinda da Família Imperial ao Brasil em 1808 até sua morte em 1835 e por ser figura íntima dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II durante este o período. O objetivo desta pesquisa foi analisar a construção de uma nação polida e comercial que utilizou a escrita da história como instrumento para tal fim. Posteriormente, abordamos o debate relativo à historiografia existente sobre o Brasil naquele período e, por fim, analisamos a obra História dos Principais Sucessos Políticos do Brasil, buscando identificar as intenções nela contidas e como pretendia, por intermédio da escrita da história concretizar seu projeto de nação polida e comercial para o Brasil. Podemos identificar como um dos resultados do livro, a preocupação do autor em legitimar a Independência do Brasil perante o público interno e externo, exaltando a figura do Imperador, da monarquia constitucional, bem como destacar os princípios que conduziram e converteriam a nova nação em uma sociedade polida e comercial. Concluímos que a produção de uma literatura nacional, de caráter histórico, vem revestida de uma dimensão formativa. Formação na qual a oferta pública de uma história-verdade seria condição para adoçar os costumes e educar os súditos. Ao fundir certa representação do Estado, com religião e com a narrativa histórica sustentada em documentação e na historiografia disponível, o sujeito da narrativa da história geral do Brasil faz ressaltar as dimensões moral e política desse que, segundo o narrador, deveria ser visto como um saber imparcial, posto que regido e submetido à economia da verdade.
Abstract: As the bicentennial of Brazil's Independence (1822-2022) approaches, social, academic and political circles, among others, are making efforts to remember and give new meaning to this event. Believing that there is an important connection between the emancipation process that culminated with Brazil's independence in 1822 and the measures intended to form(t)ar the populations that resided here, this research seeks to think about how this process was approached and presented to future generations through the ways of making history and its uses as a tool to legitimize the established power. In this key, we seek to analyze the trajectory of José da Silva Lisboa, the Viscount of Cairu, a literate man, with several renowned publications on various subjects and, mainly, because he was closely linked to the emperors' figures and had an effective participation in the public administration procedures of the period. The objective of this research was to analyze the creation of a polished and commercial nation building that used the writing of history as an instrument to that end. Subsequently, we approached the debate concerning the historiography of nations in that period and, finally, we analyzed the work História dos Principais Sucessos Políticos do Brasil (History of the Main Political Successes of Brazil), seeking to identify the intentions contained therein and how intended, through the writing of history, to realize his project of a polished and commercial nation for Brazil. We can identify as one of the results of the book, the concern to legitimize Brazil's independence before the internal and external public, exalting the figure of the Emperor, the constitutional monarchy, as well as highlighting the principles that would conduct and convert the new nation into a polished and commercial society. We conclude that the production of a national literature, of a historical character, is coated with a formative dimension. A formation in which the public offering of a history-truth would be a condition to sweeten the customs and educate the subjects. By fusing a certain representation of the State with religion and with the historical narrative supported by documentation and available historiography, the subject of the narrative of the general history of Brazil brings out the moral and political dimensions of what, according to the narrator, should be seen as an impartial knowledge, since it is ruled and submitted to the economy of truth.
Palavras-chave: History of the Main Political Successes of Brazil
History of Education
Educação
Visconde de Cairú
História
História dos Principais Sucessos Políticos do Brasil
História da Educação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SENNA, Lélio Rodrigo Magalhães. “Educar o público, adoçar os costumes”: a escrita de uma história para forma(t)ar o povo polido e comercial (Visconde de Cairu, 1826–1830). 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18206
Data de defesa: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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