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Tipo do documento: Dissertação
Título: Possíveis genealogias para três tipos de artista: xamânico-messiânico, artesão-trabalhador e paciente-arteterapêutico
Título(s) alternativo(s): Possible genealogies for three types of artists: messianic-shamanistic artists, artistan-worker artists, and artistic-therapeutic-patient artists
Autor: Luz, André Fernandes Leite da 
Primeiro orientador: Ragazzi, Alexandre
Primeiro membro da banca: Silva, Fernanda Pequeno da
Segundo membro da banca: Bueno, Guilherme da Silva
Resumo: Neste trabalho, é apresentada uma tipologia que associa a produção de artistas a suas personalidades. Foi traçada uma possível genealogia para os três tipos de artistas propostos, analisando produções do passado da História da Arte com o estudo da vida, obra e discurso (quando disponível) dos artistas. Para tanto, foi feita uma contextualização histórica do papel social do artista ao longo do tempo, examinando as motivações para se fazer arte. Foram analisados artistas do presente e do passado. Em relação a eles, procurou-se contextualizar suas produções. A tipologia é constituída pelas seguintes categorias: 1) o artista xamânico-messiânico é aquele que tem algo muito importante para dizer ao mundo, uma mensagem que ele precisa transmitir por meio de sua arte. Para tal, ele utiliza formas que se assemelham a rituais religiosos ou a discursos de revelação de uma “verdade” espiritual, filosófica ou cósmica. Esse tipo de artista costuma ser muito guiado por sua intuição. Hipótese de origem: os primeiros produtores de imagens em cavernas; 2) o artista artesão-trabalhador é aquele que geralmente costuma encarar sua atividade como um ofício semelhante a outro qualquer das atividades humanas. A fatura de sua obra frequentemente está mais ligada às questões dos materiais e a um trabalho manual, mas não necessariamente. Sua produção guarda relação com a do artesão. Talvez se possa dizer que esta categoria tem relação com os artífices das corporações de ofício, das guildas, onde eram determinadas as regras para o ingresso na profissão; 3) o artista paciente-arteterapêutico é aquele que se utiliza da arte para expressar e, em certo grau, lidar com suas questões emocionais e existenciais. Destaca-se que esse tipo de artista não é – ou foi –, necessariamente, usuário do sistema de saúde mental. Tampouco, forçosamente, iniciou sua formação em terapias que usassem a arte como apoio. As possibilidades levantadas inicialmente eram de que essa categoria tivesse se iniciado na chamada arte contemporânea, ou que estivesse ligada ao artista romântico, no sentido daquele que constrói a si mesmo, elabora para si próprio um personagem (possibilidade que se demonstrou bastante plausível).
Abstract: This work presents a typology that associates artistic production with the artist’s personality. A possible genealogy was traced for three types of artists proposed, analyzing past works from the history of art through the life, work, and discourse of the artists (when available). To do so, a historical contextualization of the social role of artists over time was formulated, examining the motivations for making art. Artists from the present and past were analyzed and an effort was made to contextualize their works. The typology consists of the following categories: 1) messianic-shamanistic artists, who have something very important to tell to the world, a message that they need to pass on through their art. To do this, they use forms similar to religious ritual or discourses that reveal a spiritual, philosophical, or cosmic “truth”. This type of artist is usually guided by their intuition. Origin hypothesis: the first producers of images in caves; 2) artisan-worker artists, who usually consider their own activity as a profession similar to any other human activity. The creation of their work is frequently, though not necessarily, closely linked with material issues and manual labour. Their production is associated with that of the artisan. One might say that this category is related to craft businesses and guilds, who determined the rules for entering the professions; 3) artistic-therapeutic-patient artists, who use art to express and, to a certain degree, deal with emotional and existential issues. It is stressed that this type of artist is not – or has never been – a mental health patient and did not necessarily start their career in therapeutic activities that rely on art. The possibilities initially proposed are that this artist started out in the so-called contemporary art field, or that they are connected with the figure of the romantic artist, as someone who constructs their own self, develops a persona or character for themselves (a possibility that proved to be fairly plausible).
Palavras-chave: Historiography
Artist
Personality
Historiografia
Artistas
Personalidade
Arte - História
Artesãos
Arteterapia
Genealogia
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em História da Arte
Citação: LUZ, André Fernandes Leite da. Possíveis genealogias para três tipos de artista: xamânico-messiânico, artesão-trabalhador e paciente-arteterapêutico. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18212
Data de defesa: 30-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em História da Arte

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