Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18222
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Práticas de análise linguística na sequência didática: uma proposta com artigo de opinião |
Título(s) alternativo(s): | Linguistic analysis practices in the didactic sequence: a proposal with an opinion article |
Autor: | Mello, Adriene Ferreira de ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Santos, Denise Salim |
Segundo membro da banca: | Jadel, Jardeni Azevedo Francisco |
Resumo: | Os problemas pertinentes aos eixos de aprendizagem da Língua Portuguesa – Leitura, Produção de Texto, Oralidade e Análise Linguística (AL) – intensificam-se no tratamento dos tópicos gramaticais. Mesmo com o avanço das pesquisas na área de Letras, o ensino ainda se encontra enraizado em práticas classificatórias e metalinguísticas. Emerge, assim, a seguinte questão-problema: de que forma a prática de AL pode integrar-se aos demais eixos para superação da abordagem gramatical tradicionalista? Parte-se da hipótese de que o investimento em formação docente é elementar para superação do quadro de insuficiências no ensino da Língua Portuguesa, de modo que as postulações dos documentos oficiais e as pesquisas linguísticas possam surtir efeito onde realmente interessa: na sala de aula da Educação Básica. Como objetivo geral, este estudo busca apresentar um modelo de Sequência Didática (SD), baseado em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), para o Ensino Fundamental II, em que a integração de eixos permita o pleno desenvolvimento da AL. A metodologia é, inicialmente, de caráter exploratório, baseada no aporte teórico de autores que discutem a temática do ensino de Língua Portuguesa, a AL, a teoria dos gêneros, a formação docente e a técnica das SD – Franchi (1987), Geraldi (2011; 2013; 2015), Neves (2002; 2012; 2021), Antunes (2003; 2007; 2014), Mendonça (2006; 2007), Nóvoa (1992), Guedes (2006), Marcuschi (2008) e Cristóvão e Nascimento (2011) . Em um segundo momento, passa-se a uma pesquisa qualitativa aplicada, centrada em observações analíticas da formação de professores de português, e à apresentação de uma proposta pedagógica de integração dos eixos, no modelo de SD, para o gênero Artigo de Opinião, o qual é solicitado frequentemente nas aulas de Língua Portuguesa para estimular uma das macrocompetências da formação escolar: a argumentação. A expectativa é viabilizar novos olhares para superação do ensino gramatical descontextualizado, mostrando aos docentes uma forma de tornar o aprendizado da língua materna mais significativo. |
Abstract: | The problems relevant to the learning axes of the Portuguese language – Reading, Text Production, Orality and Linguistic Analysis (LA) – are intensified in the treatment of grammatical topics. Even with the advancement of research in the area of Letters, teaching is still rooted in classificatory and metalinguistic practices. Thus, the following problem-question emerges: how can LA practice be integrated with the other axes to overcome the traditionalist grammatical approach? It starts from the hypothesis that investment in teacher training is essential for overcoming the framework of deficities in the teaching of the Portuguese language, so that the postulations of official documents and linguistic research can have an effect where it really matters: in the classroom of the Basic education. As a general objective, this study seeks to present a model of Didactic Sequence (DS), based on Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), for Elementary School II, in which the integration of axes allows the full development of LA. The methodology is, initially, of an exploratory nature, based on the theoretical contribution of authors who discuss the theme of teaching Portuguese, LA, the theory of genres, teacher training and the technique of DS - Franchi (1987), Geraldi (2011; 2013; 2015), Neves (2002; 2012; 2021), Antunes (2003; 2007; 2014), Mendonça (2006; 2007), Nóvoa (1992), Guedes (2006), Marcuschi (2008) and Cristóvão e Nascimento (2011). In a second moment, an applied qualitative research is carried out, centered on analytical observations of the formation of Portuguese teachers, and on the presentation of a pedagogical proposal for the integration of the axes, in the DS model, for the genre Opinion article, the which is frequently requested in Portuguese language classes to stimulate one of the macro competences of school education: argumentation. The expectation is to enable new perspectives to overcome the decontextualized grammatical teaching, showing teachers a way to make learning the mother tongue more meaningful. |
Palavras-chave: | Análise linguística Sequência didática Artigo de opinião Língua portuguesa – Estudo e ensino Professores – Formação Didática Linguistic analysis Didactic sequence Opinion article |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | MELLO, Adriene Ferreira de. Práticas de análise linguística na sequência didática: uma proposta com artigo de opinião. 2022. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18222 |
Data de defesa: | 31-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Adriene Ferreira de Mello - 2022 - Completa.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.