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Tipo do documento: Dissertação
Título: Crianças, atividade física e COVID-19: comportamento de crianças durante a pandemia de Covid-19 na visão de seus responsáveis
Título(s) alternativo(s): Children, physical activity and COVID-19: children’s behavior during the Covid-19 pandemic from the perspective of their parents
Autor: Dorileo, Yuri Guimarães da Silva 
Primeiro orientador: Ferreira, Flávia Porto Melo
Primeiro membro da banca: Russomano, Thais
Segundo membro da banca: Farinatti, Paulo de Tarso Veras
Resumo: Introdução: Por conta da pandemia de COVID-19, medidas de isolamento social foram tomadas em diversas cidades com o objetivo de conter a propagação do vírus e diminuir o número de infectados. Tais medidas fizeram com que muitas pessoas passassem mais tempo em suas casas, inclusive as crianças, afetando seus comportamentos. Objetivos: a) Identificar alterações no comportamento (tempo de atividade física, comportamento sedentário, horas de sono) de crianças durante a pandemia de COVID-19; b) Descrever o perfil dos participantes da pesquisa (idade, escolaridade, estudantes da rede pública ou privada, unidade federativa e renda média familiar); c) Descrever o tempo destinado à atividade física diária, antes e durante o período de isolamento social; d) Descrever o comportamento sedentário, antes e durante o período de isolamento social; e) Correlacionar o tempo destinado à atividade física e comportamento sedentário com características relacionadas ao perfil dos participantes. Métodos: Trata-se de um levantamento transversal (survey) realizado através de questionário eletrônico. A amostra foi composta por 337 questionários respondidos por responsáveis por uma ou mais crianças, com idades entre 6 e 10 anos. O questionário previamente validado por especialistas inclui 38 perguntas fechadas e o tempo para responde-lo foi de, aproximadamente, 15 min. Comparações entre tempo de atividades físicas, comportamento sedentário e horas de sono antes e durante a pandemia foram feitas pelo teste de Wilcoxon. Para comparações entre grupos não relacionados foi utilizado o teste Mann-Whitney para variáveis quantitativas e o teste Qui-quadrado para variáveis qualitativas. Para verificar diferenças entre os grupos no período pré-pandemia, foi utilizado o teste de Kruskal Wallis e, de acordo com os resultados observados através desse teste, foi realizada uma Análise de Covariância em cada variável, para comparar os resultados antes e durante a pandemia. Em todos os casos, o nível de significância foi fixado em p ≤ 0,05. Resultados: Na visão dos responsáveis, houve redução no tempo de prática de atividade física, aumento do comportamento sedentário, do tempo de tela e das horas de sono das crianças durante a pandemia de COVID-19 (p < 0,05). Não foram encontradas diferenças entre meninos e meninas para a maior parte das variáveis investigadas. Ainda, a redução na atividade física e aumento no tempo sedentário tendeu a aumentar entre crianças mais velhas e naquelas com maior renda familiar mais elevada. Conclusão: A pandemia de COVID-19 provocou alterações no comportamento das crianças. Não foram encontradas diferenças entre meninos e meninas para a maior parte das variáveis verificadas, demonstrando que, em geral, meninas e meninos apresentaram alterações semelhantes no comportamento. Quanto à idade das crianças, os resultados obtidos são similares aos encontrados na literatura, bem como os resultados relacionados à renda familiar e sua influência nas variáveis estudadas
Abstract: Introduction: Due to the COVID-19 pandemic, social isolation measures were taken in several cities in order to contain the spread of the virus and reduce the number of infected. Such measures have caused many people to spend more time in their homes, including children, affecting their behavior. Objectives: a) Identify changes in behavior (time of physical activity, sedentary behavior, hours of sleep) of children during the COVID-19 pandemic; b) Describe the profile of the research participants (age, education, public or private students, federative unit and average family income); c) Describe the time devoted to daily physical activity, before and during the period of social isolation; d) Describe sedentary behavior, before and during the period of social isolation; e) Correlate the time devoted to physical activity and sedentary behavior with characteristics related to the participants' profile. Methods: This is a cross-sectional survey carried out using an electronic questionnaire. The sample consisted of 337 questionnaires answered by those responsible for one or more children, aged between 6 and 10 years. The questionnaire previously validated by experts includes 38 closed questions and the time to answer it was approximately 15 min. Comparisons between time of physical activity, sedentary behavior and hours of sleep before and during the pandemic were made using the Wilcoxon test. For comparisons between unrelated groups, the Mann-Whitney test was used for quantitative variables and the Chi-square test for qualitative variables. To verify differences between the groups in the pre-pandemic period, the Kruskal Wallis test was used and, according to the results observed through this test, an Analysis of Covariance was performed on each variable, to compare the results before and during the pandemic. . In all cases, the significance level was set at p ≤ 0.05. Results: In the view of those responsible, there was a reduction in the time of physical activity, an increase in sedentary behavior, screen time and children's sleep hours during the COVID-19 pandemic (p < 0.05). No differences were found between boys and girls for most of the variables investigated. Also, the reduction in physical activity and increase in sedentary time tended to increase among older children and those with higher family incomes. Conclusion: The COVID-19 pandemic caused changes in children's behavior. No differences were found between boys and girls for most of the variables verified, demonstrating that, in general, girls and boys showed similar changes in behavior. As for the age of the children, the results obtained are similar to those found in the literature, as well as the results related to family income and its influence on the variables studied
Palavras-chave: Exercise
Sedentary behavior
Social isolation
Exercício
Comportamento sedentário
Isolamento social
Exercícios físicos
Covid-19
Crianças
Sono
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: GUIMARÃES, Yuri Guimarães da Silva. Crianças, atividade física e COVID-19: comportamento de crianças durante a pandemia de Covid-19 na visão de seus responsáveis. 2022. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte) – Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18223
Data de defesa: 15-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte

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