Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18234
Tipo do documento: Dissertação
Título: Arte ou produto: a divisão entre “alta literatura” e “literatura comercial” no Brasil contemporâneo
Título(s) alternativo(s): Art or product: the division between “high literature” and “commercial literature” in contemporary Brazil
Autor: Oliveira, Wlange Keindé Pinho 
Primeiro orientador: Souza, Roberto Acízelo Quelha de
Primeiro membro da banca: Magri, Ieda Maria
Segundo membro da banca: Bastos, Adauri Silva
Resumo: Existe certo incômodo no meio literário quanto à divisão das obras narrativas em dois grupos supostos: o da literatura comercial e o da alta literatura. A oposição sugere mais do que uma diferença no número de vendas ou no valor estético das obras. Estudiosos como Leyla Perrone-Moisés e Muniz Sodré apresentam esses dois polos como tendo características textuais e narrativas diferentes. Desse modo, aspectos internos desses tipos de literatura fariam com que um merecesse mais prestígio e o outro fosse mais capaz de conquistar a adesão popular. Entretanto, à luz da ficção brasileira contemporânea e da revisão das teorias favoráveis à classificação em questão, é concebível afirmar, de fato, a existência desses grupos como essencialmente distintos? Por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter analítico, investigamos a origem dos conceitos de “alta literatura” e “literatura comercial” a partir das ideias de autonomia da arte e de cultura de massa, examinamos como essa divisão se manifestou na história da literatura brasileira e procuramos entender sua funcionalidade para a análise e a valoração da produção nacional dos dias de hoje, tendo como amostra uma seleção de romances publicados no período que se estende de 2011 a 2015. Concluímos que essa classificação diz mais sobre o tipo de consagração social dos autores e das obras do que sobre as características internas e o valor literário dessas obras, e que alguns critérios usados para dividir a literatura brasileira contemporânea em alta e comercial são antiquados e reducionistas demais para dar conta de tal produção.
Abstract: There is a certain discomfort in the literary milieu regarding the division of narrative works into two supposed groups, commercial literature and high literature. The opposition suggests more than a difference in the number of sales or the aesthetic value of the works. Scholars such as Leyla Perrone-Moisés and Muniz Sodré present these two poles as having different textual and narrative characteristics. Thus, internal aspects of these types of literature would make one more deserving of prestige and the other more capable of achieving popular fame. However, considering the characteristics of contemporary Brazilian literature and reviewing the theories that are favorable to the classification in question, it is conceivable to assert, in fact, the existence of these groups as essentially distinct? Through an analytical bibliographic research, we investigated the origin of the concepts of “high” and “comercial” literature from the ideas of autonomous art and mass culture, we examined how this division manifested in the history of Brazilian literature, and we tried to understand its functionality for the analysis and valuation of national production today, having as a sample a selection of novels published in the period that extends from 2011 to 2015. We conclude that this classification says more about the type of social consecration of the authors and the works than about the internal characteristics and the literary value of these works, and that some criteria used to divide contemporary Brazilian literature into high and commercial are too antiquated and reductionist to hold up such a production.
Palavras-chave: Autonomous art
Commercial literature
Contemporary Brazilian literature
High literature
Mass culture
Alta literatura
Arte autônoma
Cultura de massa
Literatura brasileira contemporânea
Literatura comercial
Literatura brasileira – História e crítica
Literatura brasileira – Séc. XXI
Literatura popular – Brasil
Cultura popular - Brasil
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: OLIVEIRA, Wlange Keindé Pinho. Arte ou produto: a divisão entre “alta literatura” e “literatura comercial” no Brasil contemporâneo. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18234
Data de defesa: 31-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Wlange Keindé Pinho Oliveira - 2022 - Completa.pdf904,99 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.