Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18234
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Arte ou produto: a divisão entre “alta literatura” e “literatura comercial” no Brasil contemporâneo |
Título(s) alternativo(s): | Art or product: the division between “high literature” and “commercial literature” in contemporary Brazil |
Autor: | Oliveira, Wlange Keindé Pinho ![]() |
Primeiro orientador: | Souza, Roberto Acízelo Quelha de |
Primeiro membro da banca: | Magri, Ieda Maria |
Segundo membro da banca: | Bastos, Adauri Silva |
Resumo: | Existe certo incômodo no meio literário quanto à divisão das obras narrativas em dois grupos supostos: o da literatura comercial e o da alta literatura. A oposição sugere mais do que uma diferença no número de vendas ou no valor estético das obras. Estudiosos como Leyla Perrone-Moisés e Muniz Sodré apresentam esses dois polos como tendo características textuais e narrativas diferentes. Desse modo, aspectos internos desses tipos de literatura fariam com que um merecesse mais prestígio e o outro fosse mais capaz de conquistar a adesão popular. Entretanto, à luz da ficção brasileira contemporânea e da revisão das teorias favoráveis à classificação em questão, é concebível afirmar, de fato, a existência desses grupos como essencialmente distintos? Por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter analítico, investigamos a origem dos conceitos de “alta literatura” e “literatura comercial” a partir das ideias de autonomia da arte e de cultura de massa, examinamos como essa divisão se manifestou na história da literatura brasileira e procuramos entender sua funcionalidade para a análise e a valoração da produção nacional dos dias de hoje, tendo como amostra uma seleção de romances publicados no período que se estende de 2011 a 2015. Concluímos que essa classificação diz mais sobre o tipo de consagração social dos autores e das obras do que sobre as características internas e o valor literário dessas obras, e que alguns critérios usados para dividir a literatura brasileira contemporânea em alta e comercial são antiquados e reducionistas demais para dar conta de tal produção. |
Abstract: | There is a certain discomfort in the literary milieu regarding the division of narrative works into two supposed groups, commercial literature and high literature. The opposition suggests more than a difference in the number of sales or the aesthetic value of the works. Scholars such as Leyla Perrone-Moisés and Muniz Sodré present these two poles as having different textual and narrative characteristics. Thus, internal aspects of these types of literature would make one more deserving of prestige and the other more capable of achieving popular fame. However, considering the characteristics of contemporary Brazilian literature and reviewing the theories that are favorable to the classification in question, it is conceivable to assert, in fact, the existence of these groups as essentially distinct? Through an analytical bibliographic research, we investigated the origin of the concepts of “high” and “comercial” literature from the ideas of autonomous art and mass culture, we examined how this division manifested in the history of Brazilian literature, and we tried to understand its functionality for the analysis and valuation of national production today, having as a sample a selection of novels published in the period that extends from 2011 to 2015. We conclude that this classification says more about the type of social consecration of the authors and the works than about the internal characteristics and the literary value of these works, and that some criteria used to divide contemporary Brazilian literature into high and commercial are too antiquated and reductionist to hold up such a production. |
Palavras-chave: | Alta literatura Arte autônoma Cultura de massa Literatura brasileira contemporânea Literatura comercial Literatura brasileira – História e crítica Literatura brasileira – Séc. XXI Literatura popular – Brasil Cultura popular - Brasil Autonomous art Commercial literature Contemporary Brazilian literature High literature Mass culture |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | OLIVEIRA, Wlange Keindé Pinho. Arte ou produto: a divisão entre “alta literatura” e “literatura comercial” no Brasil contemporâneo. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18234 |
Data de defesa: | 31-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Wlange Keindé Pinho Oliveira - 2022 - Completa.pdf | 904,99 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.