Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18239
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma poética de dor e esquecimento em Follas Novas (1880), de Rosalía de Castro, e no Livro de Mágoas (1919), de Florbela Espanca
Título(s) alternativo(s): Unha poética de dor e esquecemento en Follas Novas (1880) de Rosalía de Castro, e no Livro de Mágoas (1919), de Florbela Espanca. 2022
Autor: Monteiro, Bárbara Patoléa 
Primeiro orientador: Samyn, Henrique Marques
Primeiro membro da banca: Hue, Sheila Moura
Segundo membro da banca: Teixeiro, Alva Martínez
Resumo: A dor e a tristeza são temáticas centrais nos poemas de muitos escritores. O mesmo acontece com Rosalía de Castro e Florbela Espanca, peças-chaves deste presente trabalho. Ainda que esses sentimentos apresentem suas singularidades nas duas produções escolhidas (Follas Novas e o Livro de Mágoas), tópicos como o amor, a saudade e o esquecimento se assemelham. Ao publicar Follas Novas, a mãe da literatura galega tinha como objetivo não apenas divulgar uma obra de cunho particular e confessional, mas apresentar uma obra com propósito coletivo, pois é o sofrimento do seu povo o que motiva a sua poesia, mesmo quando fala sobre o amor. O Livro de Mágoas, da portuguesa Florbela Espanca, é a primeira obra publicada da autora em que a dor precisa ser experimentada de todas as maneiras. Diferente-mente de Rosalía, a dor parece surgir, cada vez mais, do fato de que como mulher, se não conseguir amar ou ser amada, estará destinada a ser apenas uma “sombra”. Este trabalho está centrado na articulação entre as obras apresentadas, assim como na conjuntura social na qual estão situadas. Além disso, como o objetivo da pesquisa é propor uma revisão acerca do es-quecimento e da dor nos livros de 1880 e 1919, foi importante analisar como essas temáticas aparecem em suas produções anteriores e de que forma influenciaram as duas obras escolhidas.
Abstract: A dor e a tristeza son temáticas importantes nos poemas de moitos escritores. O mesmo ocorre con Rosalía de Castro e Florbela Espanca, pezas valiosas deste presente traballo. Aínda que esses sentimentos presenten súas singularidades nas dúas producións escollidas (Follas Novas e o Livro de Mágoas), temas como o amor, saudade e o esquecemento asemellanse. Cando a nai da literatura galega publica Follas Novas, ela tiña como obxectivo non só divulgar unha obra íntima e privada, pero presentar unha obra con propósito colectivo, pois é o sufrimento do seu pobo o que orixina a súa poesía, mesmo cando fala sobre o amor. O Livro de Mágoas, da portuguesa Florbela Espanca, é a primeira obra publicada da autora en que a dor precisa ser probada de tódolos xeitos. Diferentemente de Rosalía, súa dor parece xurdir, cada vez máis, de que como muller, se non conseguir amar ou ser amada, estará destinada a ser só unha “sombra”. Este traballo está centrado na articulación entre as obras presentadas, así como na conxuntura social na cal están colocadas. Como o obxectivo da investigación é propor unha revisión acerca do esquecemento e da dor nos libros de 1880 e 1919, foi importante analizar como esas temáticas aparecen en súas producións anteriores e de que for-ma influenciaron as duas obras escollidas.
Palavras-chave: Emigración
Rosalía de Castro
Florbela Espanca
Poética
Emigração
Autoria feminina
Amor
Castro, Rosalía de, 1837-1885 – Crítica e interpretação
Castro, Rosalía de, 1837-1885. Follas Novas
Espanca, Florbela, 1894-1930 – Crítica e interpretação
Espanca, Florbela, 1894-1930. Livro de mágoas
Amor na literatura
Emigração e imigração na literatura
Mulheres e literatura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MONTEIRO, Bárbara Patoléa. Uma poética de dor e esquecimento em Follas Novas (1880), de Rosalía de Castro, e no Livro de Mágoas (1919), de Florbela Espanca. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18239
Data de defesa: 23-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Bárbara Patoléa Monteiro - 2022 - Completa.pdf611,55 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.