Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18244
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Subverter programas: processos disruptivos no ensino de Artes Visuais |
Título(s) alternativo(s): | Subverting programs: disruptive processes in Visual Arts teaching |
Autor: | Alvarenga, Ana Maria de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Frade, Isabela Nascimento |
Primeiro membro da banca: | Biasuz, Maria Cristina Villanova |
Segundo membro da banca: | Fragoso, Maria Luiza Pinheiro Guimarães |
Terceiro membro da banca: | Pires, Eloiza Gurgel |
Quarto membro da banca: | Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de |
Resumo: | O estudo realizado para esta tese tem por princípio a formulação de questões de ordem metodológica, teórica e estética envolvendo o campo tecnológico digital na formação e ensino de Artes Visuais. Tendo em vista a experiência da arte embebida na tecnologia digital, apresento por hipótese a distância do professor de artes visuais em relação ao artista contemporâneo, fato observado no vínculo aos processos de pesquisa, pensamento e criação artística que se divulgam nos trabalhos em congressos especializados. A metodologia aplicada compreende o levantamento, a análise e a sistematização de dados quantitativos tomados dos Anais dos congressos de Arte/Educação e Artes Plásticas do período entre 2015 e 2020, como fonte primária desta pesquisa; outrossim, o levantamento de dados qualitativos – quando da escuta das vozes docentes e institucionais – a partir de entrevistas com cinco pesquisadoras formadoras pertencentes a diferentes universidades públicas do país, detectando nuances e particularidades em suas formas de abordagem nas áreas entrelaçadas arte e tecnologia digital. Ao campo comum estabelecido pelos dados quantitativos e qualitativos em observação e análise, acrescento a experiência do Laboratório Corpo, Imagem e Tecnologia Digital, de 2009 a 2019, inscrito no método de pesquisa-intervenção definido como a experiência que se constrói no plano comum de forças em interlocuções, fornecendo pistas para o desenvolvimento do processo que se dá na relação entre conhecer e fazer, pesquisar e intervir. A experiência do Laboratório que coloca em questão o contexto atual do ensino de Artes Visuais através de abordagens estéticas, filosóficas, pedagógicas e artísticas relativas à tecnologia digital pretendeu, nesta tese, buscar resposta à questão levantada: a arte ensina? O professor aprende? O campo estabelecido intenta cercar o objeto desta pesquisa na perspectiva reflexiva, formativa, performativa, conceitual e artística do corpo docente em artes visuais quando inscrito na dimensão da tecnologia informacional. Assim, cabe orientar esforços que subscrevam ações de ordem política/institucional, mas, sobretudo, que concorram para o pensamento crítico, reflexivo e consciente dos atores envolvidos nos processos educacionais frente ao contemporâneo informacional que se constitui em desafios, perturbações e desconstruções nos âmbitos cognitivo, comportamental, relacional, perceptual e consciencial. Subverter programas: processos disruptivos no ensino de Artes Visuais implica uma convocatória à subversão que nos chega por vias educacionais e artísticas que em aproximação seminal seguem, ao longo, na retroalimentação mútua de ensinar e aprender. |
Abstract: | The study carried out for this thesis has as its principle the formulation of methodological, theoretical and aesthetic questions involving the digital technological field in the formation and teaching of Visual Arts. In view of the experience of art embedded in digital technology, I present as a hypothesis the distance between the visual arts teacher in relation to the contemporary artist, a fact observed in the link to the processes of research, thought and artistic creation that are disseminated in the works at specialized congresses. The methodology applied includes the survey, analysis and systematization of quantitative data taken from the annals of congresses of Art/Education and Visual Arts from 2015 to 2020 as the primary source of this research; in addition, the collection of qualitative data – when listening to teaching and institutional voices – from interviews with five training researchers belonging to different public universities in the country, detecting nuances and particularities in their approaches in the intertwined areas of art and digital technology. To the common field established by the quantitative and qualitative data in observation and analysis, I add the experience of the Corpo, Imagem e Tecnologia Digital Laboratory (Body, Image and Digital Technology Laboratory) from 2009 to 2019 inscribed in the research-intervention method defined as the experience that is built in the common plan of forces in interlocutions, providing clues for the development of the process that takes place in the relationship between knowing and doing, researching and intervening. The Laboratory experience, which calls into question the current context of the visual arts teaching through aesthetic, philosophical, pedagogical and artistic approaches related to digital technology intended, in this thesis, to find an answer to the question raised: does art teach? Does the teacher learn? The established field intends to surround the object of this research in the reflective, formative, performative, conceptual and artistic perspective of the visual arts faculty when inscribed in the dimension of information technology. Thus, it is necessary to direct efforts that subscribe to political/institutional actions, but, above all, that contribute to the critical, reflective and conscious thinking of the actors involved in the educational processes when confronted with the informational contemporary that constitutes challenges, disturbances and deconstructions in the cognitive, behavioral, relational, perceptual and consciential scopes. Subverting programs: disruptive processes in the teaching of Visual Arts, implies a call to subversion that comes to us through educational and artistic paths that, in seminal approximation, continue along the mutual feedback of teaching and learning. |
Palavras-chave: | Arte e tecnologia Ensino de arte e poéticas digitais Performatividade docente Processos cognitivos e transdisciplinaridade Invenção e estética maquínica Arte – Estudo e ensino Professores - Formação Professores de arte Art and technology Teaching of digital art and poetics Teacher performativity Cognitive processes and transdisciplinarity Invention and machine aesthetics |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | ALVARENGA, Ana Maria de Oliveira. Subverter programas: processos disruptivos no ensino de Artes Visuais. 2022. 191 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18244 |
Data de defesa: | 23-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Ana Maria de Oliveira Alvarenga - 2022 - Completa.pdf | 6,16 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.