Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18246
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Práticas para ver o invisível: arte e experiência urbana |
Título(s) alternativo(s): | Practices to see the invisible: art and urban experience |
Autor: | Pereira, Julia Lopes ![]() |
Primeiro orientador: | Campos, Marcelo Gustavo Lima de |
Primeiro membro da banca: | Fatorelli, Maria Luiza |
Segundo membro da banca: | Bueno, Guilherme da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa parte da análise de situações nas quais a experiência urbana é intermediada por uma experiência artística. Tais situações são lidas aqui como curto-circuitos de desestabilização que denunciam a diminuição da experiência urbana enquanto prática cotidiana - à medida em que conseguem, de diferentes formas, romper com a lógica capitalista de produção de subjetividade. Uma das hipóteses é de que isso acontece porque esse tipo de arte ajuda a desvelar operações que no geral são invisíveis. O texto se constrói a partir da leitura de autores como Suely Rolnik, Félix Guattari, Josep Maria Montaner e Rosalind Deutsche, aliado à análise de trabalhos contemporâneos de artistas de todo o mundo. Aqui, entende-se que é possível enxergar e entender como a cidade é produzida e as linhas de força que agem sobre ela pode ser uma das maneiras de ressignificar as tensões entre a cidade visível/construída e a cidade subjetiva, experienciada por cada um de seus habitantes. |
Abstract: | This research analyzes situations in which the urban experience is mediated by an artistic experience. Such situations are read here as destabilizing short circuits that denounce the reduction of the urban experience as a daily practice - as they manage, in different ways, to subvert the capitalist logic of subjectivity production. One of the hypotheses is that this happens because this type of art helps to unveil operations that are generally invisible. The text is built from the reading of authors such as Suely Rolnik, Félix Guattari, Josep Maria Montaner and Rosalind Deutsche, combined with the analysis of works by contemporary artists from all over the world. Seeing and understanding how the city is produced and the lines of power that act on it can be one of the ways to reframe the tensions between the visible/built city and the subjective city, experienced by each of its inhabitants. |
Palavras-chave: | Urban experience Subjectivity Destabilization Urban art Experiência urbana Subjetividade Desestabilização Arte urbana Arte – Séc. XXI Cidades e vilas Subjetividade na arte |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | PEREIRA, Julia Lopes. Práticas para ver o invisível: arte e experiência urbana. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18246 |
Data de defesa: | 5-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Julia Lopes Pereira - 2022 - Completa.pdf | 3,07 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.