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Tipo do documento: Dissertação
Título: Satisfação e autoconfiança de graduandos de enfermagem em práticas de habilidades e cenários simulados
Título(s) alternativo(s): Satisfaction and self-confidence of nursing students in skill practices and simulated scenarios
Autor: Machado, Debora Mazioli 
Primeiro orientador: David, Helena Maria Scherlowski Leal
Primeiro membro da banca: Gallasch, Cristiane Helena
Segundo membro da banca: Campos, Juliana Faria
Resumo: Introdução: A simulação é uma estratégia de aprendizado que tem sido cada vez mais aplicada na educação de enfermagem. O uso desta ferramenta gera a necessidade da utilização de instrumentos confiáveis e válidos para orientar as atividades desenvolvidas. Objetivo: Avaliar a satisfação e a autoconfiança no aprendizado dos estudantes de enfermagem submetidos a práticas de habilidades e cenários simulados. Metodologia: Pesquisa observacional com abordagem quantitativa em um Laboratório de Habilidades e Simulação de uma Universidade localizada no município do Rio de Janeiro. Realizada com graduandos de enfermagem (matriculados no 3º período e 6º período) a partir da aplicação da Escala de Satisfação e Autoconfiança com a Aprendizagem (ESAA), composta por 13 itens do tipo likert de 5 pontos, dividida em duas dimensões: Satisfação (05 itens) e Autoconfiança na aprendizagem (08 itens). Resultados: Foram incluídos 49 discentes. O participante da pesquisa é tipicamente do sexo feminino (89,8%), pardos e negros (57,1%), tem de 21 a 23 anos (55,1%) e sem experiência anterior com a simulação (93,9%). A partir da análise item a item percebeu-se a eficácia do método de ensino utilizado (98%) com impacto positivo para a forma como o professor ensinou (97,9%) alinhada com a forma que o aluno aprende (95,9), reforçando que a atuação do docente tem extrema relevância na satisfação. Conclusão: Este estudo atingiu os objetivos traçados e demonstrou que a simulação pode ser uma opção factível no aprendizado de estudantes de enfermagem para a prática clínica. Níveis elevados em ambas as dimensões foram encontradas, sendo os de satisfação mais significativos do que os de autoconfiança. A avaliação dessas dimensões pode não refletir diretamente resultados de aprendizagem, mas são essenciais para o aprimoramento da simulação como técnica de ensino pelas instituições e docentes.
Abstract: Introduction: Simulation is a learning strategy that has been increasingly applied in nursing education. The use of this tool generates the need to use reliable and valid instruments to guide the activities developed. Objective: evaluate the satisfaction and self-confidence of nursing students during learning when they are submitted to praticed skills and simulated scenarios. Methodology: observational research with quantitative approach conducted on Skills and Simulation Laboratory of a University located in the city of Rio de Janeiro. Performed with nursing students (enrolled in the 3rd and 6th period) using the Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning (SSSCL). The scale is similar a 5 points Likert Scale. It has 13 items and it is categorized in two dimensions: Satisfaction (05 items) and Self-confidence in learning (08 items). Results: 49 students were included. The research participant is typically female (89.8%), brown and black (57.1%), 21-23 years old (55.1%) and with no experience in simulation (93.9%). The analysis of each of the 13 points showed the effectiveness of the teaching method used (98%), with a positive impact on the way the teacher taught (97.9%) and was aligned with the way the student learns (95, 9), reinforcing that teacher performance is extremely relevant to satisfaction. Conclusion: this study achieved the goals and demonstrated that simulation can be a feasible option in nursing students learning for clinical practice. High levels in both dimensions were reach, being those of satisfaction more significant than those of self-confidence. The evaluation of these dimensions may not directly reflect learning results, but they are essential for the improvement of simulation as a teaching technique by institutions and teachers.
Palavras-chave: Nursing Education
Simulation
Personal satisfaction
Confidence
Educação em Enfermagem
Simulação
Satisfação pessoal
Confiança
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: MACHADO, Debora Mazioli. Satisfação e autoconfiança de graduandos de enfermagem em práticas de habilidades e cenários simulados. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18253
Data de defesa: 20-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem

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