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Tipo do documento: Dissertação
Título: A contrarreforma atual do ensino médio: um estudo da implementação nas escolas estaduais do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): The current counter-reform of High School
Autor: Silva, Barbara Bueno de Castro 
Primeiro orientador: Barbosa, Carlos Soares
Primeiro membro da banca: Nogueira, Marise Ramos
Segundo membro da banca: Motta, Vânia Cardoso da
Resumo: A reforma do Ensino Médio, tratada na Lei nº 13.415/2017, promove diversas mudanças na organização e estrutura curricular da última etapa da educação básica brasileira. O presente estudo busca analisar o Estado do Rio de Janeiro como particularidade da implementação da contrarreforma do Ensino Médio no Brasil, em seu momento inicial. Compreendendo que os projetos e as políticas educacionais são um campo em disputa, intentou-se identificar os grupos envolvidos e as possíveis tensões e disputas que permeiam a organização e implementação do novo Ensino Médio na rede pública do Estado do Rio de Janeiro, visando compreender também o que muda e o que permanece na organização nesta etapa da educação básica. Metodologicamente, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada no método do materialismo histórico-dialético, com vista a compreender o desenvolvimento de distintas propostas curriculares para o Ensino Médio na rede estadual de educação do Rio de Janeiro até a configuração atual, a fim de atender a Lei nº 13.415/2017. O estudo demonstra a presença de grupos empresariais e das parcerias público-privadas bem antes da atual reforma com o objetivo de adaptar o modelo educacional para formar o trabalhador de novo tipo demandado pela reestruturação produtiva e conformado às novas relações de trabalho. O resultado evidencia a disputa sobre a implementação da reforma do Ensino Médio na rede pública do Estado, envolvendo setores políticos, empresariais e movimentos sindicais e estudantis. Observou-se que o processo de disputa também evidencia o caráter acelerado e antidemocrático da política educacional no Estado, que pouco buscou o diálogo com os que se encontram na base de todo esse processo: professores e estudantes.
Abstract: The High School reform, treated by law nr. 13.415/2017, brings a lot of changes regarding the organization and curriculum of the last fase of brazilian basic education. The present study aims to analyze the State of Rio de Janeiro as a particularity of the brazilian High School counter-reformation execution, at the starting point. Understanting that the educationals projects and politics are a playing field in society, there was an effort to identify the groups involved and the possible tensions and disputes that permeate the organization and implementation of the new Hight School in the public schools of Rio de Janeiro State, also seeking to understand what changes and what remains in this stage of the basic education. Metodologically, it is a documentary and bibliographic research, based on the method of the dialectical historical materialism, aiming at comprehend the development of dinsticts curricular proposals to the High School in the educational public system of Rio de Janeiro until the current configuration, to understand the Law nr. 13.415/2017. The study captured the presence of corporate groups and public-private partnerships long before the current reform with the purpose of adaptating the educational model to train the new type worker demanded by the productive restructuring and conformed to the new working relationships. The result show the dispute over the High School reform in the educational public system of Rio de Janeiro, involving politicals and corporates sectors as well as trade union and student movements. It was observed that the dispute process also shows the accelerated and undemocratic character of the educational policy in the State, that little sought the dialogue with the ones that forms the basis of this process: teachers and students.
Palavras-chave: Ensino Médio
Gerencialismo
Reforma do ensino
Reforma Ensino Médio
Lei nº 13.415/2017
Rio de Janeiro
High School Refom
Law nr. 13.415/2017
Managerialism
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: SILVA, Barbara Bueno de Castro. A contrarreforma atual do ensino médio: um estudo da implementação nas escolas estaduais do Rio de Janeiro. 2022. 148 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18254
Data de defesa: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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