Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18262
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Modelos e simulações voltados para a relação entre o Cálculo Diferencial e Integral e a Dinâmica em cursos superiores |
Título(s) alternativo(s): | Models and simulations aimed at the relationship between the differential and integral calculus and dynamics in higher education courses |
Autor: | Bruno, Luigi Mickele de Jesus ![]() |
Primeiro orientador: | Machado, Aline de Lima Guedes |
Primeiro membro da banca: | Esquincalha, Agnaldo da Conceição |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Augusto Cesar de Castro |
Terceiro membro da banca: | Oliveira Junior, Rogerio Luiz Quintino de |
Resumo: | A necessidade de evolução das estratégias de ensino em todos os níveis de educação é flagrante. Este trabalho se propõe a investigar a modelagem matemática e a modelagem computacional, como ferramentas de ensino relevantes. Através de um apanhado, verificou-se que embora o processo de modelagem já exista há séculos, sua aplicação em ambientes educacionais ainda é bastante incipiente. Ao longo do trabalho defende-se a tese de que atividades de modelagem e simulação permite estabelecer conexões claras entre a matemática e a física estudadas em nível superior, promovendo uma educação mais significativa e como consequência, otimizando o processo de Ensino/Aprendizagem. A conclusão desse trabalho se dá com a criação de um Objeto de Aprendizagem na forma de um blog que dispõe de modelos criados dentro do campo da dinâmica e da cinemática. |
Abstract: | The need for evolution of teaching strategies at all levels of education is blatant. This work aims to investigate mathematical modeling and computational modeling as relevant teaching tools. Through a bibliographical review, was found that, although the modeling process has existed for centuries, its application in educational environments is still quite incipient. Throughout the work, the thesis defended is that modeling and simulation activities allow establishing clear connections between mathematics and physics studied during higher education, promoting a more significant education and, as a consequence, optimizing the Teaching/Learning process. The completion of this work occurs with the creation of a Learning Object in the form of a blog, that has models created within the field of dynamics and kinematics. |
Palavras-chave: | Modelagem Matemática Física Objeto de aprendizagem Modeling Mathematics Physics Learning object |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
Citação: | BRUNO, Luigi Mickele de Jesus. Modelos e simulações voltados para a relação entre o Cálculo Diferencial e Integral e a Dinâmica em cursos superiores. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18262 |
Data de defesa: | 30-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Luigi Mickeli de Jesus Bruno - 2019 - Completo.pdf.pdf | Dissertação completa | 4,39 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.