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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18277
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ser e estar estudante e morador na favela: produção, tradução e negociação de sentidos enunciados por educadores e educandos da Maré
Título(s) alternativo(s): Being a student and a resident in the favela: production, translation and negotiation of meanings uttered by educators and students from Maré
Autor: Crespo, Pedro Ferreira de Lima 
Primeiro orientador: Pereira, Talita Vidal
Primeiro membro da banca: Souza, Kelly Cristina Russo de
Segundo membro da banca: Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar manifestações de potência que emergem nos significados enunciados por educadores e educandosno Complexo de Favelas da Maré sobre os processos educativos, a partir das significações que produzem sobre suas trajetórias e experiências. Opero com o pressuposto de que os significantes favela, violência e pobreza se articulam e produzem estigmas e essencializações de territórios e sujeitos com impactos nas formas de significar o papel da escola e da escolarização na vida de crianças e jovens que vivem em favelas. Significações que, ao enfatizar a falta e a precariedade das condições de vida, deixam escapar a potência criativa de reexistência que emerge nesses locais. Essa afirmação não desconsidera a falta, a precariedade e a violência que atravessam essas vidas. No entanto, trata-se de um esforço para ir além do que está naturalizado e que tem contribuído para a redução dessas vidas à subalternidade (BUTLER, 2015). Assim, apostando em uma postura desconstrutiva (DERRIDA, 2005) de estranhamento, me proponho a identificar a potência que lhes possibilita reexistir cotidianamente. Trata-se de assumir, de uma perspectiva pós-estruturalista, que a vida social se organiza discursivamente (LACLAU; MOUFFE, 2015) e dessa forma apostar na hiperpolitização do social, dessedimentando o que está naturalizado e me comprometer com a construção de outras possibilidades de significação sem garantias a priori(DERRIDA, 2005). Nessa empreitada, alguns operadores emergem como importantes para a realização do estudo: discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015) e diferença, estigma e estereótipo (BHABHA, 1998). O que é “ser/estar” estudante e morador na favela? É possível projetar ou fixar identidades aos sujeitos a partir de sua condição escolar ou de moradia? Neste estudo apresento, com base em uma perspectiva pós-estrutural e pós-fundacional, uma problematização que se dissocia de lógicas binárias ou essencialistas à medida que busca outras formas possíveis de significações de criatividades e produções de potência de favela.
Abstract: This research aims to identify manifestations of power that emerge in the meanings enunciated by educators and students in the Complexo de Favelas da Maré about educational processes, based on the meanings they produce about their trajectories and experiences. I operate with the assumption that the signifiers favela, violence and poverty are articulated and produce stigmas and essentializations of territories and subjects with impacts on the ways of signifying the role of school and schooling in the lives of children and young people living in favelas. Meanings that, by emphasizing the lack and precariousness of living conditions, miss the creative power of re-existence that emerges in these places. This statementdoes not disregard the lack, the precariousness, the violence that crosses these lives. However, it is an effort to go beyond what is naturalized and which has contributed to the reduction of these lives to subalternity (BUTLER, 2015). Thus, betting on a deconstructive posture (DERRIDA, 2005) of estrangement, I propose to identify the power that allows them to re-exist on a daily basis. It is about assuming, from a poststructuralist perspective, that social life is discursively organized (LACLAU; MOUFFE, 2015) and thus betting on the hyperpoliticization of the social, dissolving what is naturalized and committing myself to the construction of other possibilities. meaning without a priori guarantees (DERRIDA, 2005). In this endeavor, some operators emerge asimportant for carrying out the study: discourse (LACLAU; MOUFFE, 2015); difference, stigma and stereotype (BHABHA, 1998). What is “being” a student and resident in the favela? Is it possible to project or establish identities for subjects based on their school or housing condition? In this study, from a post-structural and post-foundational perspective, I present a problematization that dissociates itself from binary or essentialist logics as it seeks other possible forms of meanings of favela creativity and power production.
Palavras-chave: Curriculum
Culture
Education in Urban Outskirts
Post-structuralism
Currículo
Cultura
Educação em Periferias Urbanas
Pós-estruturalismo
Maré (Rio de Janeiro)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: CRESPO, Pedro Ferreira de Lima. Ser e estar estudante e morador na favela: produção, tradução e negociação de sentidos enunciados por educadores e educandos da Maré. 2022. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18277
Data de defesa: 8-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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