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Tipo do documento: Dissertação
Título: A implementação do método de custeio ABC na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro: uma análise sob a perspectiva institucional
Título(s) alternativo(s): The implementation of the ABC at the Rio de Janeiro State Department of Education: an institutional perspective analysis
Autor: Rodrigues, Guilherme Brederode 
Primeiro orientador: Santos, Waldir Jorge Ladeira dos
Primeiro membro da banca: Duque, Andréa Paula Osório Duque
Segundo membro da banca: Bezerra, Sergio Luiz de Argolo
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a implementação do método de controle de custos baseado em atividades na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC); identificar a fase que se encontra, os possíveis problemas e elaborar recomendações para solucionar os problemas identificados. Para atingir aos objetivos e entender os resultados foi utilizada a teoria institucional como fundamentação teórica juntamente dos apontamentos feitos pelos servidores envolvidos no processo. A metodologia adotada foi o estudo de caso e a coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionário. Os resultados indicaram que a implementação do ABC ocorre de forma lenta e que esbarra em diversas barreiras, dentre os principais problemas verificados estão a ausência de um sistema de custos, a falta de integração entre os membros e a ausência de capacitação. Apesar dos problemas verificou-se que os profissionais envolvidos obedecem e respeitam as regras emanadas pela Administração, há um alto comprometimento da equipe que inclusive é pró-ativa e que toda equipe entende a importância da implementação do controle de custos na SEEDUC. Como recomendações para os problemas encontrados foram propostas a aquisição ou o desenvolvimento de um software para auxiliar o controle, treinamento continuo da equipe, networking com outros órgãos dos estados e da união, integração de sistemas, entre outros.
Abstract: This study aims to analyze the implementation of the activity-based cost control method at the State Education Secretariat (SEEDUC) in Rio de Janeiro; identify the stage it is in, the possible problems and make recommendations to solve the identified problems. To achieve the objectives and understand the results, institutional theory was used as a theoretical foundation along with the notes made by the employees involved in the process. The adopted methodology was the case study and the data collection was carried out through the application of a questionnaire. The results indicated that the implementation of the ABC occurs slowly and comes up against several barriers, among the main problems verified are the absence of a cost system, the lack of integration between members and the lack of training. Despite the problems, it was found that the professionals involved obey and respect the rules issued by the Administration, there is a high commitment from the team that is even proactive and that the entire team understands the importance of implementing cost control at SEEDUC. As suggestions for the problems, the acquisition or development of software to help control was proposed, continuous training of the team, networking with other organs of the states and the union, integration of systems between others. As recommendations for the problems encountered, it was proposed to purchase or develop software to assist control, continuous training of the team, networking with other state and union bodies, systems integration, among others.
Palavras-chave: ABC
Cost accounting
Institutional theory
Costing method
ABC
Contabilidade de custos
Teoria institucional
Método de custeio
Contabilidade de custo– Rio de Janeiro(Estado)
Educação - Pesquisa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Citação: RODRIGUES, Guilherme Brederode. A implementação do método de custeio ABC na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro: uma análise sob a perspectiva institucional. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18282
Data de defesa: 23-Abr-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis

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