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Tipo do documento: Tese
Título: Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola
Título(s) alternativo(s): Youth education and periphery: the school senses
Autor: Silva, Antônio Carlos da 
Primeiro orientador: Grinspun, Miriam Paura Sabrosa Zippin
Primeiro membro da banca: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Segundo membro da banca: Thomaz, Sueli Barbosa
Terceiro membro da banca: Menezes, Isabel
Quarto membro da banca: Neves, Antonio Maurício Castanheira das
Resumo: O presente estudo, realizado a partir de pesquisa bibliográfica e de atividade de campo, revisita questões da escolarização de jovens de periferia, no cotidiano de uma escola de periferia, de região metropolitana do RJ/Baixada Fluminense, abordando as implicações das culturas, da política educacional brasileira e dos processos de vulnerabilidade social, exclusão e estigma para uma pratica educativa no mundo contemporâneo. O autor aborda questões conceituas sobre juventude, culturas, exclusão social, periferia urbana e fomenta o debate sobre a relevância de investigar os modos de pensar os sentidos da escolarização para jovens populares e seus professores em uma escola de periferia, reflete sobre as concepções apresentadas pelos jovens e seus professores sobre a relação juventude e escola, defendendo a oferta de um projeto pedagógico protagonista na formação e na emancipação da juventude instalada em fronteiras de In/Exclusão.
Abstract: This study, conducted based on bibliographic research and field activity, revisits issues of schooling of young people from the periphery, in the daily life of a school in the periphery, in the metropolitan region of RJ/Baixada Fluminense, addressing the implications of cultures, Brazilian educational policy and the processes of social vulnerability, exclusion and stigma for an educational practice in the contemporary world. The author addresses conceptual questions about youth, cultures, social exclusion, urban periphery and fosters the debate about the relevance of investigating the ways of thinking the meanings of schooling for popular young people and their teachers in a school in the periphery, reflects on the conceptions presented by young people and their teachers on the relationship between youth and school, defending the offer of a pedagogical project that is the protagonist in the formation and emancipation of youth installed in In/Exclusion borders.
Palavras-chave: Youth
Education
Urban Periphery
Juventude
Educação
Periferia urbana
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Antônio Carlos da. Juventude, educação e periferia: os sentidos da escola. 2011. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18285
Data de defesa: 31-Mar-2011
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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