Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18287
Tipo do documento: Tese
Título: Sobre o conceito de educação estética em Friedrich Schiller: um estudo comparativo entre as Cartas a Augustenburg e Sobre a educação estética do homem
Título(s) alternativo(s): On the concept of aesthetic education in Friedrich Schiller: a comparative study between the Letters to Augustenburg and the On the Aesthetic Education of Man
Autor: Maia, Nertan Dias Silva 
Primeiro orientador: Barbosa, Ricardo José Corrêa
Primeiro membro da banca: Britto, Fabiano de Lemos
Segundo membro da banca: Vieira, Vladimir Menezes
Terceiro membro da banca: Franceschini, Pedro Augusto da Costa
Quarto membro da banca: Castro, Pedro Süssekind Viveiros de
Resumo: A presente tese tem como problema o conceito de “educação estética”, formulado por Friedrich Schiller (1759-1805) em Sobre a educação estética do homem numa série de cartas (Über die ästhetische Erziehung des Menschen in einer Reihe von Briefen, 1795). Sua questão central é a seguinte: o que é e com que fim Schiller propôs uma “educação estética do homem”? Essa pergunta é respondida a partir de um estudo comparado entre aquela obra e sua primeira versão: as cartas enviadas por Schiller em 1793 ao Príncipe de Augustenburg. Trata-se de mostrar como Schiller evoluiu da ideia de uma “cultura estética” à de uma “educação estética do homem”, desenvolvidas, respectivamente, na primeira e na versão final das referidas cartas, e o sentido mesmo de uma tal educação do homem.
Abstract: The present thesis has as its problem the concept of “aesthetic education”, formulated by Friedrich Schiller (1759-1805) in On the Aesthetic Education of Man in a Series of Letters (Über die ästhetische Erziehung des Menschen in einer Reihe von Briefen, 1795). Its central question is the following: what is it and what purpose did Schiller propose an “aesthetic education of man” for? This question is answered from a comparative study between that work and its first version: the letters sent by Schiller in 1793 to the Prince of Augustenburg. They are about showing how Schiller evolved from the idea of an “aesthetic culture” to an “aesthetic education of man”, developed respectively in the first and final versions of the aforementioned letters, and the very meaning of such an education of man.
Palavras-chave: Aesthetic education
Aesthetic culture
Friedrich Schiller
Letters to Augustenburg
Educação estética
Cultura estética
Friedrich Schiller
Cartas a Augustenburg
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: MAIA, Nertan Dias Silva. Sobre o conceito de educação estética em Friedrich Schiller: um estudo comparativo entre as Cartas a Augustenburg e Sobre a educação estética do homem. 2021. 291 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18287
Data de defesa: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teste - Nertan Dias Silva Maia - 2021 - Completa.pdf3,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.