Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18287
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Sobre o conceito de educação estética em Friedrich Schiller: um estudo comparativo entre as Cartas a Augustenburg e Sobre a educação estética do homem |
Título(s) alternativo(s): | On the concept of aesthetic education in Friedrich Schiller: a comparative study between the Letters to Augustenburg and the On the Aesthetic Education of Man |
Autor: | Maia, Nertan Dias Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Barbosa, Ricardo José Corrêa |
Primeiro membro da banca: | Britto, Fabiano de Lemos |
Segundo membro da banca: | Vieira, Vladimir Menezes |
Terceiro membro da banca: | Franceschini, Pedro Augusto da Costa |
Quarto membro da banca: | Castro, Pedro Süssekind Viveiros de |
Resumo: | A presente tese tem como problema o conceito de “educação estética”, formulado por Friedrich Schiller (1759-1805) em Sobre a educação estética do homem numa série de cartas (Über die ästhetische Erziehung des Menschen in einer Reihe von Briefen, 1795). Sua questão central é a seguinte: o que é e com que fim Schiller propôs uma “educação estética do homem”? Essa pergunta é respondida a partir de um estudo comparado entre aquela obra e sua primeira versão: as cartas enviadas por Schiller em 1793 ao Príncipe de Augustenburg. Trata-se de mostrar como Schiller evoluiu da ideia de uma “cultura estética” à de uma “educação estética do homem”, desenvolvidas, respectivamente, na primeira e na versão final das referidas cartas, e o sentido mesmo de uma tal educação do homem. |
Abstract: | The present thesis has as its problem the concept of “aesthetic education”, formulated by Friedrich Schiller (1759-1805) in On the Aesthetic Education of Man in a Series of Letters (Über die ästhetische Erziehung des Menschen in einer Reihe von Briefen, 1795). Its central question is the following: what is it and what purpose did Schiller propose an “aesthetic education of man” for? This question is answered from a comparative study between that work and its first version: the letters sent by Schiller in 1793 to the Prince of Augustenburg. They are about showing how Schiller evolved from the idea of an “aesthetic culture” to an “aesthetic education of man”, developed respectively in the first and final versions of the aforementioned letters, and the very meaning of such an education of man. |
Palavras-chave: | Aesthetic education Aesthetic culture Friedrich Schiller Letters to Augustenburg Educação estética Cultura estética Friedrich Schiller Cartas a Augustenburg |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citação: | MAIA, Nertan Dias Silva. Sobre o conceito de educação estética em Friedrich Schiller: um estudo comparativo entre as Cartas a Augustenburg e Sobre a educação estética do homem. 2021. 291 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18287 |
Data de defesa: | 26-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Teste - Nertan Dias Silva Maia - 2021 - Completa.pdf | 3,37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.