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Tipo do documento: Tese
Título: “Boa leitura!”: análise do gênero editorial em periódicos científicos e de seus recursos de interpessoalidade
Título(s) alternativo(s): “Enjoy your reading!”: analysis of the editorial genre in scientific journals and its interpersonal resources
Autor: Silveira, Maria Elisa Luiz da 
Primeiro orientador: Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Primeiro membro da banca: Benchimol, Jaime Larry
Segundo membro da banca: Gomes, Rosivaldo
Terceiro membro da banca: Santos, Denise Salim
Quarto membro da banca: Schlee, Magda Bahia
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo descrever o gênero editorial em periódico científico quanto a seus constituintes de tema, composição e estilo, a partir dos estudos do Círculo de Bakhtin. Para isso, insere-se o editorial num sistema de gêneros na esfera científica e observam-se semelhanças e diferenças em relação aos editoriais na esfera jornalística, na qual esses textos têm sido mais investigados no âmbito dos estudos linguísticos. A fundamentação teórica está ancorada na Teoria Social do Discurso, na Linguística Textual, na Análise de Gêneros, apoiada por elementos da Comunicação Científica e da Linguística Sistêmico-Funcional. Trata-se de uma pesquisa de natureza interpretativista, com análise qualiquantitativa. O corpus é constituído de 89 exemplares coletados de três periódicos da Fundação Oswaldo Cruz: Cadernos de Saúde Pública, História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis), em períodos cronológicos distintos que cobrem de 1985 a 2019. Os editoriais em periódico científico integram uma família de gêneros, ora se aproximando, ora se distanciando dos editoriais de jornais, revistas de informação e revista temática. Os textos do corpus são publicados numa seção de abertura do periódico científico, autodesignada “editorial” ou “carta do editor”. Como tendência geral, apresentam neutralidade gráfica. Os temas mais comuns são o periodismo científico e questões relativas às áreas das revistas: saúde coletiva, história das ciências e da saúde, comunicação e informação em saúde. Os propósitos comunicativos mais frequentes são expressar uma opinião, comentar o funcionamento da revista, apresentar textos publicados na edição, informar sobre evento científico da comunidade. Os traços mais distintivos dos editoriais de periódico científico em relação aos da esfera jornalística são a assinatura e o posicionamento explícito do autor no texto, com uso de primeira pessoa, entre outros recursos dos sistemas interpessoais de negociação e avaliatividade. Por meio dos editoriais, o editor constrói uma comunidade científica e dialoga com ela. Os recursos interpessoais da linguagem estabelecem relações de solidariedade e, por meio deles, atitudes são negociadas quanto aos temas tratados nos editoriais. Sendo o gênero uma entidade dinâmica, os editoriais de periódico científico também estão sujeitos às mudanças na dinâmica comunicacional da ciência e aos mecanismos de sua avaliação. Construção composicional e conteúdo temático são os aspectos em que as mudanças são mais perceptíveis.
Abstract: This research aims to describe editorials in scientific journals as a genre. These texts will be analysed as to its constituents of theme, composition and style, according to the studies of Bakhtin’s Circle. For that purpose, this kind of editorial is inserted into a system of genres in the scientific sphere of human action; similarities and differences with journalistic editorials (which are more commonly dealt with in liguistic studies) are, then, taken into account. The theoretical foundation is supported by Social Discourse Theory, Textual Linguistics and Genre Analysis; it it also reinforced by elements of Scholarly Communication and Systemic Functional Linguistics. This is an interpretive research, with quali-quantitative analysis. The corpus consists of 89 texts collected from three journals of the Oswaldo Cruz Foundation: Cadernos de Saúde Pública; História, Ciências, Saúde – Manguinhos; Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis). These texts were obtained from different chronological periods covering 1985 to 2019. Editorials in scientific journals are part of a family of genres that sometimes are closer and sometimes are farther from editorials in newspapers, information magazines and thematic magazines. Texts in the corpus are published in an opening section of the aforementioned scientific journals, that can be called “editorial” or “editor's note”. As a general trend, they present graphic neutrality. The most common themes are scholarly communication and matters related to the areas of these journals: public health, history of science and health, communication and health information. The most frequent communicative purposes are to express an opinion, to comment on the journal's operation, to present texts published in that issue, and to inform of a scientific event in the community. The most distinctive features of scientific journal editorials in comparison with those in the journalistic sphere are the author's signature and explicit positioning in the text, using the first person, among other resources of the interpersonal systems of negotiation and appraisal. Through editorials, the editor builds a scientific community and dialogues with it. The interpersonal resources of language establish relationships of solidarity, through which attitudes are negotiated regarding the themes addressed in the editorials. Genre is a dynamic entity and, therefore, scientific journal editorials are also subject to changes in the communicational dynamics of science and to reformulations in evaluation mechanisms. Compositional construction and thematic content are the aspects in which changes are most noticeable.
Palavras-chave: Genre
Scientific journals
Interpersonal semantic systems
Gêneros
Editorial
Periódico científico
Sistemas semânticos interpessoais
Análise do discurso
Língua portuguesa - Gênero
Editoriais
Periódicos acadêmicos
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVEIRA, Maria Elisa Luiz da. “Boa leitura!”: análise do gênero editorial em periódicos científicos e de seus recursos de interpessoalidade. 2021. 250 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18307
Data de defesa: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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