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Tipo do documento: Tese
Título: Um olhar expressivo sobre a predicação verbal à luz da música popular brasileira contemporânea
Título(s) alternativo(s): An expressive view about the verbal predication from the perspective of Brazilian popular music
Autor: Magalhães, Hanna Chiapetta Portella 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Conforte, André Nemi Conforte
Segundo membro da banca: Azeredo, José Carlos de
Terceiro membro da banca: Fonseca, Aytel Marcelo Teixeira da
Quarto membro da banca: Coelho, Fábio André Cardoso
Resumo: A tese se propõe a desenvolver a predicação verbal em sala de aula em nova perspectiva, valendo-se da estilística para analisar os verbos inseridos em textos, objetivando não apenas a classificação, mas a compreensão dos sentidos expressos pelos verbos, por meio da reflexão de suas funções sintáticas. O gênero escolhido é a canção que, além de grande receptividade pelos alunos, apresenta-se como um eficiente instrumento didático por suas características expressivas e criativas, por fazer parte da vida dos seres humanos desde a mais tenra idade, auxiliando na memorização, no desenvolvimento de afetividade, na promoção de prazer estético e até como recurso terapêutico. Inicialmente, a pesquisa apresenta variada bibliografia acerca da predicação verbal, levantando as diferenças e as semelhanças entre as obras para reiterar a flexibilidade do tema e a pouca produtividade de um ensino voltado à nomenclatura; também contempla uma análise diacrônica que mostra as divergências da predicação desde o século XIX, objetivando tornar-se um trabalho de consulta. Apresenta as contribuições acerca da estilística feitas por Lapa (1998), Martins (2012), Bakhtin (2013), entre outros. As escolhas das canções são motivadas pela observação das obras da música popular brasileira que os discentes escutam no ambiente escolar atualmente. Realizam-se análises acerca da predicação verbal considerando causas sintáticas, semânticas, estilísticas e observando como a transitividade dos verbos se relaciona aos sentidos que expressam nos textos bem como aos propósitos discursivos. As canções destinam-se à escuta e à interpretação conjuntas e proporcionam a reflexão sobre os papéis dos verbos, com base no direcionamento dado por meio de questionamentos que levem à compreensão dos sentidos construídos. Com base nos resultados examinados, se buscará a eficácia desta abordagem no ensino da transitividade verbal.
Abstract: The thesis aims to develop verbal predication in classrooms from a new perspective, making use of stylistics to analyze verbs in texts, with the purpose not only of classification but also of comprehending meanings expressed by verbs, considering the functions of structures. The chosen genre is the song, which is very well received by students and operates as an efficient didactic tool due to its expressive and creative characteristics and because it is part of human life from an early age. This genre contributes to memorization, the development of affectivity, the promotion of aesthetic pleasure and therapeutic goals. Initially, the research project examines a diverse bibliography about verbal predication, highlighting the differences and similarities between these publications to reiterate the flexibility of the subject and the limited productivity of teaching dedicated to nomenclature. In order to become a reference for people interested in the subject, it also includes diachronic analysis, demonstrating the divergence of approaches to predication since the Nineteenth Century. The thesis examines the contributions of Lapa (1998), Martins (2012), Bakhtin (2013) and others to stylistics. The choice of songs was motivated by the observation of popular Brazilian music that students in school environments listen to. The analysis of verbal predication considers syntactic, semantic and stylistic causes, observing how the transitivity of verbs is related to the meanings produced in texts and to discursive purposes. The songs are employed for listening and collective interpretation, allowing the examination of verb roles by providing questions that enable the comprehension of meanings. Based on the research results, the efficacy of this approach to verbal transitivity is investigated.
Palavras-chave: Expressiveness
Verbal predication
Songs
Portuguese language teaching
Expressividade
Predicação verbal
Canção
Ensino de língua portuguesa
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Língua portuguesa –Verbos
Língua portuguesa - Estilo
Música popular - Brasil
Canções - Brasil
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MAGALHÃES, Hanna Chiapetta Portella. Um olhar expressivo sobre a predicação verbal à luz da música popular brasileira contemporânea. 2022. 275 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18332
Data de defesa: 12-Jul-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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