Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18333
Tipo do documento: Dissertação
Título: A transição do grotesco das artes ornamentais à literatura de Edgar Allan Poe
Título(s) alternativo(s): The transition of the grotesque from ornamental arts to literature of Edgar Allan Poe
Autor: Abreu, Paula da Silva Peixoto de 
Primeiro orientador: Werkema, Andréa Sirihal
Primeiro membro da banca: Portilho, Carla de Figueiredo
Segundo membro da banca: Nogueira, Vanessa Cianconi Vianna
Resumo: Este trabalho se concentra na investigação dos diferentes usos do grotesco que transitam desde as artes ornamentais até a arte literária de Edgar Allan Poe, além de investigar a hipótese levantada por Wolfgang Kayser, que aponta a descrição de uma passagem do conto “O baile da morte vermelha”, de Edgar Allan Poe, como a definição mais completa e precisa que um escritor já consagrou à palavra “grotesco”. O presente estudo também pretende sustentar a hipótese de que os contos de Edgar Allan Poe se formam através de uma escrita premeditada e que tem como objetivo a geração de um efeito, que transcende a obra e afeta o leitor, assim como a categoria estética do grotesco, que causa impressões de natureza emocional no leitor, no que se refere à obra literária, ou no contemplador de uma pintura, peça teatral e até mesmo na realidade, pois o grotesco está presente em todo lugar. Nos contos de Edgar Allan Poe, o grotesco se estabelece através de aspectos dissonantes como o cômico e o horror que se debruçam na monstruosidade humana e costumam causar sensações de espanto, medo e riso. Nesse sentido, os aspectos do grotesco que se tensionam entre o cômico e o horror podem ser observados no conto “Hop-Frog”, de Edgar Allan Poe, através de uma transição interna do fenômeno que vai de Bakhtin a Kayser. Para obter êxito nesta investigação, o presente trabalho teve como base teórica: Victor Hugo (1827), Wolfgang Kayser (1986) e Mikhail Bakhtin (1987).
Abstract: This work focuses on the investigation of the different uses of the grotesque that move from the ornamental arts to the literary art of Edgar Allan Poe, in addition to investigating the hypothesis raised by Wolfgang Kayser, who describes a passage from the short story “The mask of death red”, by Edgar Allan Poe, as the most complete and precise definition that a writer has ever devoted to the word “grotesque”. The present study also intends to support the hypothesis that Edgar Allan Poe's short stories are formed through a premeditated writing that aims to generate an effect that transcends the work and affects the reader, as well as the aesthetic category of the grotesque, which causes impressions of an emotional nature on the reader, with regard to the literary work, or on the viewer of a painting, theatrical play and even in reality, as the grotesque is present everywhere. In Edgar Allan Poe's short stories, the grotesque is established through dissonant aspects such as the comic and the horror that focus on human monstrosity and usually cause sensations of astonishment, fear and laughter. In this sense, the aspects of the grotesque that are tensioned between the comic and the horror can be observed in Edgar Allan Poe's “Hop-Frog”, through an internal transition of the phenomenon that goes from Bakhtin to Kayser. To succeed in this investigation, the present work had as its theoretical basis: Victor Hugo (1827), Wolfgang Kayser (1986) and Mikhail Bakhtin (1987).
Palavras-chave: Grotesque
Art
Grotesco
Arte
Edgar Allan Poe
Poe, Edgar Allan, 1809–1849 – Crítica e interpretação
Grotesco na literatura
Conto
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ABREU, Paula da Silva Peixoto. A transição do grotesco das artes ornamentais à literatura de Edgar Allan Poe. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18333
Data de defesa: 4-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Paula da Silva Peixoto de Abreu - 2022 - Completa.pdf1,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.