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Tipo do documento: Dissertação
Título: Concepções de saúde que orientam a formação dos trabalhadores técnicos da saúde nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Título(s) alternativo(s): Health concepts that guide the training of technical health workers in the Federal Institutes of Education, Science and Technology
Autor: Andrade, Thayná Trindade da Silva de 
Primeiro orientador: Ramos, Marise Nogueira
Primeiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Segundo membro da banca: Lima, Júlio César França
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo discutir as concepções de saúde que orientam a oferta de educação profissional técnica de nível médio em saúde, realizada no âmbito dos institutos federais de educação. Busca tratar das relações dessas concepções no interior dos projetos históricos que propiciaram suas racionalidades, a presença dessas concepções nos projetos formativos, além de captar as mediações que promoveram a inserção das concepções na formação dos trabalhadores técnicos da saúde nos institutos federais. A pesquisa foi orientada teoricamente pelo materialismo histórico e realizada a partir do levantamento bibliográfico das concepções de saúde, da educação profissional em saúde. A empiria foi construída a partir de entrevistas semiestruturadas com coordenadores de cursos técnicos em saúde dos institutos federais, abarcando as cinco regiões do Brasil. Como justificativa de pesquisa, ancora-se na não tradicionalidade de estudos epistemológicos sobre as concepções de saúde na formação para o trabalho técnico e a consolidação da educação profissional em saúde nos institutos estudados, em comparação com as bases históricas de formação desses trabalhadores. Concluímos que a materialização da educação profissional nos institutos federais de educação se deu, de uma maneira geral – embora se identifique a presença de múltiplas concepções em relação – a partir da incorporação de uma concepção crítica de saúde na orientação de suas práticas formativas, dotando a perspectiva do trabalho em saúde como direcionado ao setor público e a concepção da saúde coletiva.
Abstract: This dissertation aims to discuss the concepts of health that guide the provision of technical professional education at a secondary level in health, carried out within the scope of federal education institutes. It seeks to address the relationships of these conceptions within the historical projects that provided their rationalities, the presence of these conceptions in training projects in addition to capturing the mediations that promoted the insertion of conceptions in the training of technical health workers in federal institutes. The research was theoretically guided by historical materialism and carried out from the bibliographic survey of health concepts, professional health education. The empirical study was built from semi-structured interviews with coordinators of technical courses in health at federal institutes, covering the five regions of Brazil. As a research justification, it is anchored in the non-traditionality of epistemological studies on health conceptions in training for technical work and the consolidation of professional health education in the studied institutes, in comparison with the historical bases of training of these workers. We conclude that the materialization of professional education in federal education institutes took place, in general – although the presence of multiple conceptions in relation to the relationship – from the incorporation of a critical conception of health in the orientation of their training practices, providing the perspective of health work as directed to the public sector and the concept of collective health.
Palavras-chave: Educação Profissional em Saúde
Concepção de saúde
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Professional Education in Health
Health Conception
Federal Institutes of Education, Science and Technology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: ANDRADE, Thayná Trindade da Silva de. Concepções de saúde que orientam a formação dos trabalhadores técnicos da saúde nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18334
Data de defesa: 31-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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