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Tipo do documento: Tese
Título: “Meu forte não é a música, mas a literatura”: a faceta romancista de Chico Buarque a partir da figura de seus narradores
Título(s) alternativo(s): “My strength in not music, but literature”: the novelist facet of Chico Buarque from de figure of his narrators
Autor: Silva, Jhonatan Rodrigues Peixoto da 
Primeiro orientador: Krause, Gustavo Bernardo Galvão
Primeiro membro da banca: Amorim, Cláudia Maria de Souza
Segundo membro da banca: Carneiro, Flávio Martins
Terceiro membro da banca: Coutinho, Eduardo de Faria
Quarto membro da banca: Vieira, Martha Alkimin de Araújo
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de investigação que possibilita um estudo analítico e sistemático dos romances Estorvo (1991), Benjamim (1995), Budapeste (2003), Leite derramado (2009) e O irmão alemão (2014), Essa gente (2019), todos de Chico Buarque de Hollanda, concedendo primazia, então, à faceta romancista do supracitado autor. Busca-se, com o desenvolvimento desse estudo, a demarcação do conjunto de especificidades estruturais e temáticas que configuram uma estilística própria de Chico e a análise investigativa da figura do narrador buarquiano, cuja estrutura revela uma unidade em seu modo narrativo. Pretende-se conceder certo destaque ao estudo da figura do narrador enquanto entidade fictícia que conduz a narrativa, visto que, na tese aqui defendida, o narrador buarquiano pode ser categorizado como narrador especular ou onírico, ou seja, os supracitados narradores optam por uma diegese conduzida entre delírios, sonhos e especulações sobre os fatos narrados. E, perscrutando ainda figura do narrador de Chico Buarque comum nos seis romances, é possível identificar outro aspecto primacial no projeto estético de Chico Buarque: a estetização da obsessão na configuração dos narradores. Por trás do enredo, sob a camada superficial temática do romance, existe um movimento obsessivo que guia a volição, os objetivos e as ações de todos os narradores-protagonistas dos romances buarquianos. Espera-se, com o desenvolvimento dessa pesquisa, a compreensão da fenomenologia estética de um autor específico, no caso, Chico Buarque, e a obtenção de um aprofundamento significativo nas tendências atuais que regem a produção literária coeva, deflagrando um refinamento no entendimento dos fatos literários que configuram a literatura brasileira contemporânea. Deste modo, além do apanágio de se obter uma intelecção mais minuciosa e sistemática acerca da faceta romancista de um autor, e da geração ou do movimento literário em que ele se insere, ainda pretende-se contribuir com a extensão da fortuna crítica de um dos autores mais influentes do cenário atual da literatura brasileira.
Abstract: This work aims to present a research proposal that enables an analytical and systematic study of the novels Estorvo (1991), Benjamim (1995), Budapeste (2003), Leite Derramado (2009), O Irmão Alemão (2014), and Essa gente (2019), all by Chico Buarque de Hollanda, giving primacy, therefore, to the novelist facet of the aforementioned author. With the development of this study, we seek to demarcate the set of structural and thematic specificities that configure Buarque's stylistics and the investigative analysis of the figure of the Buarquian narrator, whose structure reveals unity in his narrative mode. We also intend to emphasize the figure of the narrator as a fictitious entity leading the narrative since we believe that the Buarquian narrator can be categorized as a specular or dream narrator, that is, the narrators opt for a diegesis conducted among delusions, dreams, and speculations about the narrated facts. Furthermore, it is possible to identify another primal aspect in Chico Buarque's aesthetic project, when scrutinizing the figure of his narrator: the aestheticization of obsession in the configuration of the narrators. Behind the plot, under the thematic surface layer of the novel, there is an obsessive movement guiding the volition, goals, and actions of all the Buarquian first-person narrators. Finally, with this research, we expect to collaborate on understanding the author’s aesthetic phenomenology and achieve a significant deepening in the current trends that govern contemporary literary production, triggering a refinement in the understanding of the literary facts that shape contemporary Brazilian literature.
Palavras-chave: Novel
Author
Literary theory
Chico Buarque
Romance
Autor
Teoria da literatura
Buarque, Chico, 1944- – Crítica e interpretação
Romancistas brasileiros
Literatura brasileira
Teoria da literatura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVA, Jhonatan Rodrigues Peixoto da. “Meu forte não é a música, mas a literatura”: a faceta romancista de Chico Buarque a partir da figura de seus narradores. 2022. 206 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18335
Data de defesa: 27-Jun-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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