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Tipo do documento: Tese
Título: Novos caminhos: o ensino de línguas para fins específicos no bacharelado LEANI - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais
Título(s) alternativo(s): New paths: teaching language for specific purposes in LEANI bachelor's degree
Autor: Alcântara, Alessandra Cristina Bittencourt 
Primeiro orientador: Cardoso, Janaina da Silva
Primeiro membro da banca: Valente, Marcela Iochem
Segundo membro da banca: Arantes, Poliana Coeli Costa
Terceiro membro da banca: Silva Júnior, Antonio Ferreira da
Quarto membro da banca: Miller, Inés Kayon de
Resumo: A partir do processo de análise de necessidades, fundamental aos conceitos de Línguas para Fins Específicos, LinFE, (HUTCHINSON; WATERS 1987; DUDLEY-EVANS E ST. JOHN 1998; CELANI 2005, 2009; RAMOS 2004, 2005, 2017; PALTRIDGE 2015) esta pesquisa tem como proposta desenvolver um projeto de ensino de língua inglesa no bacharelado de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI) no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Acredita-se não haver como apresentar uma abordagem de línguas para fins específicos sem investigação e reflexão acerca dos materiais didáticos (CELANI 2002; RAMOS, 2004, 2005; TOMLINSON 2011). Além da abordagem de LinFE, os modelos pedagógicos das metodologias ativas (MORAN 2015; CAMARGO E DAROS 2018) dão suporte a este trabalho que, de modo geral, visam trabalhar a autonomia do aluno. Por ser um curso diversificado, com cinco núcleos centrais, o bacharelado LEANI em seu projeto pedagógico sugere uma formação inter e multidisciplinar, por isso demanda uma abordagem que não valorize apenas a área de negócios. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é desenvolver uma proposta pedagógica para o ensino de língua inglesa no curso LEANI, a partir do levantamento das necessidades dos alunos e do curso, baseada: i) nos pressupostos do ensino de línguas para fins específicos, e ii) na busca da autonomia, tendo o aluno como centro do processo de ensino-aprendizagem, a fim de capacitá-lo para diferentes contextos. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, que se insere na pesquisa-ação. A pesquisa apresenta quatro fases: análise do material didático do curso, planejamento da oficina, a oficina LEANI in Action e reflexão. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários para alunos pesquisadores e para os alunos participantes da oficina, entrevistas para professores do curso, egressos e uma profissional pública e diário de pesquisa para os pesquisadores. Para a análise dos resultados, adota-se o modelo teórico-metodológico de Bortoni-Ricardo (2008), da análise por asserções. Os resultados sugerem que a proposta pedagógica de ensino de língua inglesa da oficina atende melhor às necessidades do bacharelado LEANI por estar fundamentada na abordagem de LinFE, levando em conta as necessidades dos alunos e do curso com base na construção do conhecimento e da colaboração em busca pela autonomia.
Abstract: Starting from the process of needs analysis, fundamental to the concepts of Languages for Specific Purposes, LSP, (HUTCHINSON AND WATERS, 1987; DUDLEY-EVANS AND ST. JOHN, 1998; CELANI, 2005, 2009; RAMOS 2004, 2005, 2017; PALTRIDGE 2015) this research aims to develop an English language teaching project in the bachelor of Foreign Languages Applied to International Negotiations (LEANI) at the Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). We believe that it is not possible to present an approach to languages for specific purposes without research and reflection on teaching materials (CELANI 2002; RAMOS, 2004, 2005; TOMLINSON 2011). In addition to the LSP approach, the pedagogical models of active methodologies (MORAN 2015; CAMARGO AND DAROS 2018) support this work, which, in general, aims to develop the student's autonomy. As the bachelor’s degree in LEANI is a diverse course, composed by five learning cores, its pedagogical project suggests an inter and multidisciplinary training, thus it requires an approach that does not value only the business area. Therefore, the general aim of the research is to develop a pedagogical proposal for the teaching of English language at LEANI course from the data collection of the needs of students and the course, based on: i) the assumptions of LinFE teaching, and ii) the search for autonomy, with the student as the center of the teaching and learning process in order to enable them to different contexts. From the methodological point of view, this research adopts a qualitative approach, which is part of action research. The research presents four stages: analysis of the teaching material of the course, workshop planning, LEANI in Action workshop, and reflection. Data were collected through questionnaires for research students and for students participating in the workshop; interviews with professors, graduates and a professional of a public institution; and through the research journals of the team involved in the research. For the analysis of the results, the theoretical-methodological model of Bortoni-Ricardo (2008) – analysis by assertions – was adopted. The results suggest that the pedagogical proposal on English language teaching applied in the workshop better meets the needs of the LEANI bachelor's degree because it is based on the approach of LSP, taking into account the needs of the students and the course, based on the construction of knowledge and collaboration in the search for autonomy.
Palavras-chave: LSP
Teaching material
Active methodologies
LinFE
Material didático
Metodologias ativas
LEANI
Língua inglesa – Estudo e ensino
Língua inglesa – Estudo e ensino - Metodologia
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ALCÂNTARA, Alessandra Cristina Bittencourt. Novos caminhos: o ensino de línguas para fins específicos no bacharelado LEANI - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais. 2021. 357 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18337
Data de defesa: 29-Jul-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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