Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18346
Tipo do documento: Dissertação
Título: Filosofia e Sociologia nas rodas de conversas online: o que a pandemia nos ensinou?
Título(s) alternativo(s): Philosophy and Sociology on the wheels of online conversations: what has the pandemic taught us?
Autor: Oliveira, Ana Carla Araujo Feijole de 
Primeiro orientador: Santos, Rosemary dos
Primeiro membro da banca: Puggian, Cleonice
Segundo membro da banca: Marques, Rafael Gonçalves
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de compreender como os fenômenos sociotécnicos e culturais mediados pelas tecnologias digitais em rede inspiraram nos processos de ‘aprendizagemensino’ nas disciplinas de Filosofia e Sociologia na pandemia. O campo da pesquisa foi o Colégio Estadual Monteiro Lobato, situado no 4º distrito, Xerém, do Município de Duque de Caxias-RJ, com duas turmas do último ano do ensino médio. Por causa do Covid-19, as atividades presenciais foram suspensas no dia 13 de março e as aulas foram online até o fim de 2020. Esta é uma ciberpesquisa-formação (SANTOS, 2019), com os aportes teóricos metodológicos, cuja perspectiva epistemológica baliza-se na multirreferencialidade (BARBOSA; MACEDO,2012), nas pesquisas com os cotidianos (ALVES, 2001) e bricolamos essas abordagens para compor um olhar plural a realidade complexa dos discentes e docentes periféricos e como estes constroem o entendimento contextualizado sobre as temáticas abordadas nas disciplinas de Sociologia e Filosofia. A partir da análise de material empírico, conversas no WhatsApp com os praticantes culturais da pesquisa, as gravações de quatro rodas de conversa online que aconteceram pelo Google Meet entre abril e agosto de 2020, o arquivo com o chat das rodas, a produção das rodas de conversas com os praticantes culturais, o professor de Filosofia, alunas e alunos das turmas. Esta buscou compreender sobre a prática docente, o papel da escola online em tempos de pandemia, a importância de defender a permanência das disciplinas citadas na educação básica e os atos de currículo (MACEDO, 2012) no ‘aprenderensinar’ nas redes educativas (ALVES, 2011) que emergiram a partir dos fenômenos ciberculturais. Entendendo a partir das narrativas analisadas que neste período o fazer docente se configurou com um #novonormal, os discentes se preocupavam com a educação online por querem saber “Vou passar de ano?” e as implicações desta resposta. Como as desigualdades de acesso à educação online influenciaram na implementação da mesma e como os acontecimentos, neste período compreendido, revelaram a emergência da educação antirracista.
Abstract: This dissertation aims to understand how sociotechnical and cultural phenomena mediated by networked digital technologies inspired the 'learning-teaching' processes in the disciplines of Philosophy and Sociology in the pandemic. The field of research was the Colégio Estadual Monteiro Lobato, located in the 4th district, Xerém, in the Municipality of Duque de Caxias-RJ, with two classes of the last year of high school. Due to Covid-19, face-to-face activities were suspended on March 13 and classes were online until the end of 2020. This is a cyber-research-training (SANTOS, 2019), with theoretical and methodological contributions, whose epistemological perspective is based on multi-referentiality (BARBOSA;MACEDO, 2012), in research with everyday life (ALVES, 2001) and we make these approaches to compose a plural look at the complex reality of peripheral students and teachers and how they build a contextualized understanding of the themes addressed in the disciplines of Sociology and Philosophy. From the analysis of empirical material, conversations on WhatsApp with the cultural practitioners of the research, the recordings of four wheels of online conversation that took place through Google Meet between April and August 2020, the archive with the chat of the wheels, the production of the wheels of conversations with cultural practitioners, the Philosophy teacher, students and classmates. This sought to understand about teaching practice, the role of the online school in times of pandemic, the importance of defending the permanence of the subjects mentioned in basic education and the acts of curriculum (MACEDO, 2012) in 'learning to teach' in the educational networks (ALVES, 2011) that emerged from the cybercultural phenomena. Understanding from the analyzed narratives that in this period teaching was configured as a #new normal, students were concerned about online education because they want to know “Will I pass the year?” and the implications of this answer. How inequalities in access to online education influenced its implementation and how events in this period revealed the emergence of anti-racist education. Students were concerned about online education because they want to know “Am I going to pass the year?” and the implications of this answer. How inequalities in access to online education influenced its implementation and how events in this period revealed the emergence of anti-racist education.
Palavras-chave: Teaching Philosophy
Teaching Sociology
Educational Networks
Conversations
Pandemic
Ensino de Filosofia
Ensino de Sociologia
Redes Educativas
Conversas
Pandemia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: OLIVEIRA, Ana Carla Araujo Feijole de. Filosofia e Sociologia nas rodas de conversas online: o que a pandemia nos ensinou? 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18346
Data de defesa: 26-Abr-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ana Carla Araújo Feijole Oliveira - 2022 - completa.pdf2,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.