Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18347
Tipo do documento: Tese
Título: Escritas na formação docente: produção curricular e processos formativos emancipatórios com licenciandas em cotidianos universitários
Título(s) alternativo(s): Writings in Teacher Education: curricular production and emancipatory processes with teachers in formation in everyday university life
Autor: Ferreira, Sabrina Mendonça 
Primeiro orientador: Garcia, Alexandra
Primeiro membro da banca: Cruz, Giseli Barreto da
Segundo membro da banca: Coelho, Gustavo
Terceiro membro da banca: Oliveira, Inês Barbosa de
Quarto membro da banca: Silva, Sandra Kretli da
Resumo: Esta pesquisa questiona – sobretudo por meio de contribuições teóricas, metodológicas, políticas e epistemológicas de Alves (2008, 2019), Certeau (1994) e Santos (2019) – a forma predominante de pensar e produzir escrita – circulante no âmbito acadêmico e legitimada como demanda prioritária nos currículos de formação docente. Investe metodologicamente em pesquisas narrativas e assume conversas como metodologia de pesquisa em cotidianos universitários, com licenciandas de diferentes cursos de formação de professores do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, visando investigar outros modos possíveis de relação com escritas praticadas nesse espaçotempo . As narrativas produzidas emergiram em conversas que aconteceram, predominantemente, em encontros do projeto de pesquisa de Oficinas de Escritas Docendo com licenciandas, na referida instituição. A partir da afirmação processual emancipatória dos processos formativos docentes, das possibilidades de produção curricular (GARCIA, 2015) e do trabalho com as noções de experiência (LARROSA 2002, 2020), invenção (CERTEAU 1994; KASTRUP, 2007) e presença (GUMBRECHT, 2010) como temáticas disparadoras de narrativas no âmbito da formação docente, esta pesquisa pensou escritas enquanto dimensão formativa em práticas pedagógicas e diferentes experiências de linguagem nos cotidianos das licenciaturas; em contribuição a expressões curriculares mais plurais e abertas ao imprevisível.
Abstract: This research questions - mainly through theoretical, methodological, political and epistemological contributions by Alves (2008, 2019), Certeau (1994) and Santos (2019) - the predominant way of thinking and producing writing - circulating in the academic sphere and legitimized as priority demand in teacher formation curricula. It invests methodologically in narrative research and assumes conversations as a research methodology in university routines, with teachers in formation from different teacher education courses at Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, aiming to investigate other possible ways of relating to writing practiced in this spacetime. The narratives produced emerged in conversations that took place, predominantly, in meetings of the research project of Oficinas de Escritas Docendo with teachers in formation, at the institution. From the emancipatory procedural affirmation of the teacher education processes, the possibilities of curricular production (GARCIA, 2015) and the work with the notions of experience (LARROSA, 2002, 2020), invention (CERTEAU, 1994; KASTRUP, 2007) and presence (GUMBRECHT, 2010) as triggering themes for narratives in the context of teacher education, this research thought about writings as a formative dimension in pedagogical practices and different language experiences in the daily lives of teacher education courses; in contribution to more plural curricular expressions and open to the unpredictable.
Palavras-chave: Teacher Education
Writings
Curricula
Everyday university life
Workshops
Educação
Formação docente
Currículo
Escritas
Cotidianos
Oficinas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Sabrina Mendonça. Escritas na formação docente: produção curricular e processos formativos emancipatórios com licenciandas em cotidianos universitários. 2022. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18347
Data de defesa: 17-Fev-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Sabrina Mendonça Ferreira - 2022 - Completa.pdf2,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons