Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18374
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aulas remotas em tempo de pandemia de Covid-19: fatores promotores da motivação dos alunos do curso de Ciências Contábeis
Título(s) alternativo(s): Remote classes during the Covid-19 pandemic: factors promoting the motivation of students in the Accounting course
Autor: Ribeiro, Tania Maria 
Primeiro orientador: Kurtz, Renata Geórgia Motta
Primeiro membro da banca: Duque, Andréa Paula Osório
Segundo membro da banca: Guimarães, Ana Lucia
Resumo: O ano de 2020 e até agora o de 2021 foram marcados pela pandemia da Covid-19, que ainda vem infectando milhões de pessoas no mundo inteiro. Diante deste cenário, as Instituições de Ensino Superior (IES) propuseram a utilização de novas estratégias para manter o aprendizado do discente mesmo em casa, e por isso a maioria das universidades e escolas no Brasil optaram pelas aulas remotas. Este trabalho, portanto, objetivou analisar quais são os fatores promotores da motivação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis, de uma universidade privada brasileira, tendo como cenário as aulas remotas durante a pandemia do Covid-19, sob a perspectiva da teoria da autodeterminação (SDT). A metodologia teve abordagem qualitativa, descritiva, utilizando entrevista em profundidade. A seleção dos sujeitos da pesquisa foi formada por 12 estudantes de quarto período de Ciências Contábeis do semestre 2021.1, em uma instituição de ensino superior localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, cujos alunos, em sua maioria, pertencem às classes C e D. Os resultados demonstraram que dez dos alunos apresentaram motivação autônoma para o estudo, sendo seis com motivação intrínseca. Nesse sentido, foi possível perceber que os fatores ambientais e pessoais afetam a motivação intrínseca dos alunos, e que seus comportamentos são guiados por contextos que fornecem contribuições às necessidades psicológicas, o que demanda dos indivíduos competências que podem variar o nível e tipo de motivação.
Abstract: The year 2020 and so far 2021 were marked by the Covid-19 pandemic, which is still infecting millions of people around the world. Faced with this scenario, Higher Education Institutions (HEIs) proposed the use of new strategies to keep students learning even at home, and that is why most universities and schools in Brazil opted for remote classes. This work, therefore, aimed to analyze what are the factors that promote the motivation of students in the Accounting course of a Brazilian private university, with remote classes during the Covid-19 pandemic as a scenario, from the perspective of the theory of self-determination (SDT). The methodology had a qualitative, descriptive approach, using an in-depth interview. The selection of the research subjects was formed by 12 students of the fourth period of Accounting Sciences of the semester 2021.1, in a higher education institution located in the North Zone of Rio de Janeiro, whose students, for the most part, belong to classes C and D. The results showed that ten of the students showed autonomous motivation for the study, six with intrinsic motivation. In this sense, it was possible to notice that environmental and personal factors affect the intrinsic motivation of students, and that their behaviors are guided by contexts that provide contributions to psychological needs, which demand from individual skills that can vary the level and type of motivation.
Palavras-chave: Self-determination
Intrinsic motivation
Remote lessons
Students
Accounting Sciences
Autodeterminação
Motivação intrínseca
Aulas remotas
Discentes
Ciências contábeis
Contabilidade – Estudo e ensino (Superior) – Rio de Janeiro (RJ)
Motivação na educação
Autodeterminação (Educação)
COVID-19(Doença)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Citação: RIBEIRO, Tania Maria. Aulas remotas em tempo de pandemia de Covid-19: fatores promotores da motivação dos alunos do curso de Ciências Contábeis. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18374
Data de defesa: 17-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Tania Maria Ribeiro - 2021 - completa.pdf49,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.