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Tipo do documento: Dissertação
Título: Erros comuns dos estudantes em álgebra
Título(s) alternativo(s): The most common algebra student mistakes
Autor: Soares, José Flavio de Castro 
Primeiro orientador: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Primeiro membro da banca: Mattos, Sérgio Ricardo Pereira de
Segundo membro da banca: Pinto, Valessa Leal Lessa de Sá
Resumo: A álgebra é vista por muitos alunos como impossível de ser compreendida, uma vez que boa parte dos estudantes levam dificuldades em aritmética para séries posteriores. A educação tradicional de sala de aula se limita a exposição de conteúdos sem participação direta dos estudantes, em que na maioria das avaliações são apontados apenas os acertos e os erros dos estudantes, sem resolver o problema dos que cometeram os equívocos, fazendo com que estes se sintam excluídos do processo de aprendizagem, gerando um sentimento de incapacidade. Pesquisas em Análise de erros em Matemática têm mostrado que se o professor decidisse entender a forma com que os alunos resolveram ou interpretaram os problemas, poderia visualizar de forma clara e objetiva em quais pontos estão as dificuldades dos seus educandos e mais que isso, devendo-se questionar, ainda, sobre a possibilidade das respostas apresentadas representarem a solução de outro problema, ao qual o aluno interpretou e que não necessariamente estaria incorreto. Ao propor uma investigação a respeito da origem dos erros dos estudantes o professor coloca estes alunos como participantes ativos na construção do conhecimento e desenvolvimento do pensamento algébrico, motivados a buscar entender seus erros. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa, no qual os estudantes responderam algumas questões, a partir das quais foi possível analisar as respostas, verificando que existem alguns erros comuns conforme mostram diversos trabalhos analisados.
Abstract: Algebra is seen by many students as impossible to understand, as most students experience difficulties in arithmetic for later grades. Traditional classroom education is limited to the exposure of content without direct student participation, in which most assessments only point out the students' hits and misses, without solving the problem of those who made the mistakes, making them feel excluded from the learning process, generating a feeling of incapacity. Research on Error Analysis in Mathematics has shown that if the teacher decides to understand how students have solved or interpreted problems, they can clearly and objectively visualize where their learner's difficulties lie, and more than that. to question, still, about the possibility of the answers presented represent the solution of another problem, which the student interpreted and that would not necessarily be incorrect. In proposing an investigation into the origin of student errors, the teacher places these students as active participants in the construction of knowledge and the development of algebraic thinking, motivated to seek to understand their errors. In this sense, a research was conducted, in which the students answered some questions, from which it was possible to analyze the answers, verifying that there are some common errors as shown by several analyzed works.
Palavras-chave: Mathematical Education
Error analysis
Algebra
Educação Matemática
Análise de erros
Álgebra
Matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: SOARES, José Flavio de Castro. Erros comuns dos estudantes em álgebra. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18390
Data de defesa: 31-Out-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

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