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Tipo do documento: Tese
Título: “Cada outro é cada outro”: do currículo e diferença em quilombola do Arrojado
Título(s) alternativo(s): “Each other is each other": curriculum and difference in the quilombola of Arrojado
Autor: Santos, Maria do Socorro dos 
Primeiro orientador: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Primeiro membro da banca: Souza, Elizeu Clementino de
Segundo membro da banca: Oliveira, Iris Verena Santos de
Terceiro membro da banca: Miller, Janet L.
Quarto membro da banca: Cinelli, Maria Luiza Süssekind Verissimo
Quinto membro da banca: Lemos, Guilherme Augusto Rezende
Resumo: O texto-tese anuncia um exercício de responder à (im)possibilidade de uma narrativa autobiográfica minha com os quilombolas do Arrojado, localizado na cidade de Portalegre, interior do Estado do Rio Grande do Norte. Tomada pela interpelação “É possível uma autobiografia?”, a escrita carrega a minha experiência memorada e re-memorada de acontecidos no quilombo do Arrojado. E, nela, borramentos para pensar o reconhecimento, a identidade, a nomeação, os critérios de cor, a raça, a manifestação religiosa, a política curricular e o aparecimento dos corpos como reivindicação para uma vida mais vivível – fazendo relação da vida dos Arrojados com minha própria vida. Trata-se, portanto, de diferentes sentidos e significados para os acontecimentos que envolvem minha vida como mulher, de cor clara – nomeada como branca –, com os quilombolas do Arrojados, de nomeação morena. O que apresento ora chamo de narrativa, ora de narrativa autobiográfica, ora de autobiografia. São apenas nomeações, mas que, seja qual for a forma usada, foge à descrição densa e à linearidade para qualquer acontecido. Ela não apresenta um processo consciente e sensível as experiências, pois o que está em jogo é a linguagem da subjetividade. Essa condição carrega as proposições de estudos de Janet Miller (2010; 2014; 2021) com autobiografia em perspectiva pós-estrutural. No esforço da narrativa, o que ela orienta é permanecer desorientada para qualquer versão de história e de si mesma. Herdeira desse pensamento, parcial naquilo que narro, faço a defesa para outras formas de pensar a teorização curricular e a política curricular da educação em quilombolas. Minha aposta está sujeita ao imprevisível e indecidível da vida em que resista ao que pareça ser uma realidade transparente e universal.
Abstract: The thesis text announces an exercise of responding to the (im)possibility of an autobiographical narrative of mine with the quilombolas of Arrojado, located in the city of Portalegre, in the countryside of the state of Rio Grande do Norte. Taken by the question “Is an autobiography possible?”, the writing carries my memorized and re-memorized experience of events in the quilombo of Arrojado. And, in it, blurs to think about recognition, identity, naming, color criteria, race, religious manifestation, curricular policy, and the appearance of bodies as a claim for a more livable life - relating the lives of the Arrojados with my own life. It is, therefore, about different senses and meanings for the events that involve my life as a woman, of light color – named white –, with the quilombolas of Arrojados, named brown. What I sometimes present as a narrative, sometimes an autobiographical narrative, and sometimes an autobiography. They are just nominations, but, whatever the form used, escape the dense description and linearity for any event. It does not present a conscious and sensitive process to experiences, because what is at stake is the language of subjectivity. This condition carries the propositions of Janet Miller's studies (2010; 2014; 2021) with autobiography from a post-structural perspective. In the effort of narrative, what she guides is to remain disoriented to any version of history and herself. Heir to this thought, partial to what I narrate, I defend other ways of thinking about curriculum theorization and curriculum policy of education in quilombolas. My bet is subject to the unpredictable and undecidable of life in which it resists what appears to be a transparent and universal reality.
Palavras-chave: Autobiography
Subjectivity
Curriculum Policy
Autobiagrafia
Quilombolas
Sujetividade
Política Curricular
Arrojado
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Maria do Socorro dos. “Cada outro é cada outro”: do currículo e diferença em quilombola do Arrojado. 2022. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18399
Data de defesa: 31-Mai-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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