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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18404
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Uma abordagem relacional-estratégica: a inserção internacional do Brasil nos governos Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) |
Título(s) alternativo(s): | A Strategic-Relational Approach: Brazil's international insertion in the Luiz Inácio Lula da Silva governments (2003-2010) |
Autor: | Góes, Solange Pastana de ![]() |
Primeiro orientador: | Lessa, Mônica Leite |
Primeiro membro da banca: | Borges, Bruno de Moura |
Segundo membro da banca: | Sarti, Ingrid Piera Andersen |
Terceiro membro da banca: | Cavalcante, Flávia Guerra |
Quarto membro da banca: | Freixo, Adriano de |
Resumo: | A vitória do Partido dos Trabalhadores (PT), nas eleições presidenciais de 2002, constitui um marco na história política do Brasil. Pela primeira vez foi eleito um representante da classe trabalhadora. Venceu um projeto político voltado para o desenvolvimento econômico e social inclusivo, comprometido em superar as desigualdades sociais cada vez mais insustentáveis. No campo internacional, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a implementação de um projeto de inserção internacional capaz de contribuir com sua agenda desenvolvimentista, ressignificando, dessa forma, os rumos da política externa nacional, doravante central para a consecução das mudanças planejadas por seu governo. Comandada pelo Chanceler Celso Amorim, a política externa do governo Lula da Silva rejeitava os princípios neoliberais norteadores da inserção internacional do Brasil dos governos Fernando Henrique Cardoso (FHC), priorizava as relações Sul-Sul, em particular a formação de coalizões com os países emergentes, e a integração regional. Esta tese defende que os elementos de mudança desse novo projeto político, seu impacto sobre a política externa brasileira e sobre a inserção internacional do Brasil foram condicionados pelos limites e oportunidades, pelas mudanças estruturais e institucionais mas, também, pelas conquistas pelo estabelecimento de estratégias seletivas adotadas por determinados agentes estratégicos que, entre 2003-2010, modificaram-se permitindo o surgimento de um rearranjo que redefiniu esses processos em prol de um renovado projeto de inserção internacional do país. Um processo dialético, permeado pelo paradigma neodesenvolvimentista. Utiliza-se, na análise dessa mudança, a chave da abordagem relacional-estratégica, Strategic-Relational Approach (SRA), desenvolvida pelo marxista inglês Bob Jessop, dentro do campo da sociologia política. Essa proposta permite uma compreensão do processo de interação entre estruturas seletivas, agentes estratégicos e elementos ideacionais, uma tríade reveladora dos projetos políticos em disputa, e que, ao mesmo tempo, destaca o projeto historicamente dominante entre 2003 e 2010. |
Abstract: | The victory of the Workers' Party (PT) in the 2002 presidential elections is a milestone in Brazil's political history. For the first time a representative of the working class was elected. A political project aimed at inclusive economic and social development, committed to overcoming increasingly unsustainable social inequalities, won. In the international field, President Luiz Inácio Lula da Silva governments determined the implementation of an international insertion project capable of contributing to Lula’s and PT’s developmental agenda, re-signifying, in this way, the directions of the national foreign policy, henceforth central to the achievement of the planned changes. Commanded by Chancellor Celso Amorim, the Lula da Silva government's foreign policy rejected the neoliberal principles that guided Brazil's international insertion under the Fernando Henrique Cardoso (FHC) administrations, prioritized South-South relations, in particular the formation of coalitions with emerging countries, and regional integration. This thesis aims to analyze the elements of change in the political project proposed by the Lula government and its impact on Brazilian foreign policy. It is argued that there were institutional limits and opportunities for the establishment of a new political project, the result of selective strategies adopted by certain strategic agents that, between 2003-2010, allowed the emergence of a rearrangement of agents who redefined the limits of the international insertion in a dialectical process, permeated by the neo-developmentalist paradigm. The strategic-relational approach (SRA), developed by the English Marxist Bob Jessop within the field of political sociology, is used in the analysis of change, making it possible to understand the process of interaction between selective structures, strategic-agents and ideational elements, revealing the political projects in dispute, as well as the one that prevailed in a certain historical space and time. |
Palavras-chave: | Strategic-Relational Approach Brazil's international insertion Brazilian foreign policy Lula Governments Neodevelopmental Paradigm South- South Relations Strategic-Relational Approach (SRA) Inserção internacional do Brasil Política externa brasileira Governos Lula Paradigma neodesenvolvimentista Relações Sul-Sul |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais |
Citação: | GOÉS, Solange Pastana de. Uma abordagem relacional-estratégica: a inserção internacional do Brasil nos governos Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). 2021. 288 f. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18404 |
Data de defesa: | 6-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Relações Internacionais |
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