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Tipo do documento: Dissertação
Título: A poesia de Mario Quintana na fronteira infantojuvenil: (re)endereçamento, recepção e partilha
Título(s) alternativo(s): Mario Quintana’s works on the border of children’s literature: (re)addressing, understanding and sharing his works
Autor: Campos, Fred de Souza 
Primeiro orientador: Pereira, Deise Quintiliano
Primeiro membro da banca: Amorim, Cláudia Maria de Souza
Segundo membro da banca: Jardim, Alex Fabiano Correia
Resumo: Aguiar e Ceccantini (2012) afirmam que a produção poética infantil do último quinquênio passou a contar com obras não só especificamente escritas para crianças, mas a elas reendereçadas por uma série de motivos, sendo o interesse editorial um dos mais relevantes. Apesar de ter escrito apenas dois poemas endereçados especificamente ao leitor infantil, Mario Quintana comporta, em sua antologia, textos reeditados para suprir essa evidente demanda comercial. Isto acontece porque na poética de Quintana observa-se a amplitude de uma voz que se dirige não somente a um leitor em especial, mas, como autêntica poesia, se estende para infinitas possibilidades de recepção, num compartilhamento universal das sensibilidades dos atores diante dos atos de leitura e escrita. Ao adentrar as criações do poeta gaúcho, pretende-se demonstrar que, embora a questão mercadológica no processo de transposição ao leitor infantil seja relevante, o texto não é coadjuvante nessa relação entre literatura, partilha, recepção estética e mercado. Na poesia, os significados são metaforizados e estendidos ao extremo. Dentro desta extensão semântica existem alguns espaços comuns e outros específicos onde cada leitor pode participar da construção dos sentidos do texto. Desse modo, é necessário pensar em como os sinais vitais do poema são capazes de se tornar o comum compartilhado entre os leitores, em conformidade com o conceito de partilha do sensível, definido pelo filósofo Jacques Rancière (2009). A experiência estética, nesse estudo, notabiliza-se, portanto, em face da obviedade dos recursos dos quais as editoras fazem uso com vistas a adornar o objeto-livro de uma atratividade apelativa para o consumo. Propomo-nos, portanto, a dissertar sobre as relações existentes entre os conceitos de “endereçamento” e “reendereçamento” aplicados à obra de Mario Quintana, amparados pela estética da recepção (Jauss) e teoria do efeito (Iser) que permeiam os atos de escrita e de leitura.
Abstract: Aguiar and Ceccantini (2012) state that the children's poetic production of the last five years includes works not only specifically written for children, but also re-addressed to them due to a number of reasons, with editorial interest being one of the most relevant. Despite having written only two poems specifically addressed to children's readers, Mario Quintana includes, in his anthology, texts reedited to meet this evident commercial demand. This happens because in Quintana's poetics it is possible to observe the breadth of a voice that is addressed not only to a particular reader, but, as authentic poetry, it extends to infinite possibilities of reception, in a universal sharing of the actors' sensitivities towards the acts of reading and writing. By entering the creations of the poet from Rio Grande do Sul, it is intended to demonstrate that, although the marketing aspect in the process of transposition to the child reader is relevant, the text doesn’t have a supporting role in this relationship between literature, sharing, aesthetic reception and market. In poetry, meanings are metaphorized and extended to the extreme. Within this semantic extension there are some common spaces and others specific where each reader can take part in the construction of the meanings of the text. Thereby, it is necessary to think about how the vital signs of the poem become the common shared among readers, in accordance with the concept of Distributions of the Sensible defined by philosopher Jacques Rancière (2009). The aesthetic experience, in this study, stands out, therefore, in view of the obviousness of the resources that publishers make use of in order to adorn the book-object with an appealing attractiveness for consumption. So, we propose to discuss the existing relations between the concepts of "addressing" and "readdressing" applied to the work of Mario Quintana, supported by the aesthetic of reception (Jauss) and theory of effect (Iser) which permeate the acts of writing and reading.
Palavras-chave: Addressing
Readdressing
Aesthetic of reception
Mario Quintana
Endereçamento
Reendereçamento
Estética da recepção
Quintana, Mário, 1906-1994 – Crítica e interpretação
Literatura infantojuvenil
Poesia – História e crítica
Leitores
Leitura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CAMPOS, Fred de Souza. A poesia de Mario Quintana na fronteira infantojuvenil: (re)endereçamento, recepção e partilha. 2021. 81 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18420
Data de defesa: 30-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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