Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18423
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gamificação aplicada no ensino de Administração e Ciências Contábeis: uma revisão sistemática da literatura
Título(s) alternativo(s): Applied gamification in the teaching of Administration and Accounting: a systematic review of literature
Autor: Lima, Ricardo Carneiro 
Primeiro orientador: Kurtz, Renata Geórgia Motta
Primeiro membro da banca: Tractenberg, Leonel Estevão Finkelsteinas
Segundo membro da banca: Vieira, Rafael Bezerra
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção acadêmica referente à aplicação da Gamificação no contexto educacional da Administração e das Ciências Contábeis, a fim de evidenciar como ocorrer à utilização dessa metodologia ativa de ensino. Para realizar tal objetivo, foi realizado uma Revisão Sistemática de Literatura, que analisou quatro bancos de dados de artigos científicos. Por meio dessa análise foram encontrados 1.203 (mil duzentos e três) artigos. Após essa fase foram aplicados os critérios de exclusão e inclusão, que possibilitaram chegar ao total de 43 (quarenta e três), pesquisas acadêmicas, sendo 26 (vinte e seis) referentes ao ensino de Administração e 17 (dezessete) ao ensino de Ciências Contábeis. As analises dos artigos possibilitou identificar às formas de Gamificação aplicadas, os tipos de jogos utilizados, as etapas do processo de ensino-aprendizagem evidenciadas pelos autores nas Gamificações, os objetivos pedagógicos dessa metodologia de ensino, as teorias que fundamentam a utilização de um ambiente gamificado, seus principais pesquisadores, os países que mais realizam pesquisas e mais publicam trabalhos científicos referentes ao uso da Gamificação no ensino de Administração e de Contabilidade, as disciplinas que aplicaram a Gamificação no ensino de Administração e de Contabilidade.
Abstract: The present work aims to analyze the academic production related to the application of Gamification in the educational context of Administration and Accounting Sciences, in order to show how to use this active teaching methodology. To achieve this goal, a Systematic Literature Review was carried out, which analyzed four databases of scientific articles. Through this analysis, 1,203 (one thousand two hundred and three) articles were found. After this phase, the exclusion and inclusion criteria were applied, which made it possible to reach a total of 43 (forty-three) academic researches, 26 (twenty-six) of which were related to the teaching of Administration and 17 (seventeen) to the teaching of Accounting Sciences. The analysis of the articles made it possible to identify the forms of Gamification applied, the types of games used, the stages of the teaching-learning process evidenced by the authors in Gamifications, the pedagogical objectives of this teaching methodology, the theories that underlie the use of a gamified environment, its main researchers, the countries that carry out the most research and publish the most scientific papers on the use of Gamification in the teaching of Administration and Accounting, the subjects that applied Gamification in the teaching of Administration and Accounting.
Palavras-chave: Gamification
Teaching
Accounting sciences
Systematic Literature Review
Gamificação
Ensino
Administração
Ciências Contábeis
Revisão sistemática de literatura
Contabilidade-Estudo e ensino (Superior) – Brasil
Administração - Estudo e ensino (Superior) – Brasil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Citação: LIMA, Ricardo Carneiro. Gamificação aplicada no ensino de Administração e Ciências Contábeis: uma revisão sistemática da literatura. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18423
Data de defesa: 26-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ricardo Carneiro Lima - 2021 - completa.pdf909,05 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.