Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18423
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Gamificação aplicada no ensino de Administração e Ciências Contábeis: uma revisão sistemática da literatura |
Título(s) alternativo(s): | Applied gamification in the teaching of Administration and Accounting: a systematic review of literature |
Autor: | Lima, Ricardo Carneiro ![]() |
Primeiro orientador: | Kurtz, Renata Geórgia Motta |
Primeiro membro da banca: | Tractenberg, Leonel Estevão Finkelsteinas |
Segundo membro da banca: | Vieira, Rafael Bezerra |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção acadêmica referente à aplicação da Gamificação no contexto educacional da Administração e das Ciências Contábeis, a fim de evidenciar como ocorrer à utilização dessa metodologia ativa de ensino. Para realizar tal objetivo, foi realizado uma Revisão Sistemática de Literatura, que analisou quatro bancos de dados de artigos científicos. Por meio dessa análise foram encontrados 1.203 (mil duzentos e três) artigos. Após essa fase foram aplicados os critérios de exclusão e inclusão, que possibilitaram chegar ao total de 43 (quarenta e três), pesquisas acadêmicas, sendo 26 (vinte e seis) referentes ao ensino de Administração e 17 (dezessete) ao ensino de Ciências Contábeis. As analises dos artigos possibilitou identificar às formas de Gamificação aplicadas, os tipos de jogos utilizados, as etapas do processo de ensino-aprendizagem evidenciadas pelos autores nas Gamificações, os objetivos pedagógicos dessa metodologia de ensino, as teorias que fundamentam a utilização de um ambiente gamificado, seus principais pesquisadores, os países que mais realizam pesquisas e mais publicam trabalhos científicos referentes ao uso da Gamificação no ensino de Administração e de Contabilidade, as disciplinas que aplicaram a Gamificação no ensino de Administração e de Contabilidade. |
Abstract: | The present work aims to analyze the academic production related to the application of Gamification in the educational context of Administration and Accounting Sciences, in order to show how to use this active teaching methodology. To achieve this goal, a Systematic Literature Review was carried out, which analyzed four databases of scientific articles. Through this analysis, 1,203 (one thousand two hundred and three) articles were found. After this phase, the exclusion and inclusion criteria were applied, which made it possible to reach a total of 43 (forty-three) academic researches, 26 (twenty-six) of which were related to the teaching of Administration and 17 (seventeen) to the teaching of Accounting Sciences. The analysis of the articles made it possible to identify the forms of Gamification applied, the types of games used, the stages of the teaching-learning process evidenced by the authors in Gamifications, the pedagogical objectives of this teaching methodology, the theories that underlie the use of a gamified environment, its main researchers, the countries that carry out the most research and publish the most scientific papers on the use of Gamification in the teaching of Administration and Accounting, the subjects that applied Gamification in the teaching of Administration and Accounting. |
Palavras-chave: | Gamificação Ensino Administração Ciências Contábeis Revisão sistemática de literatura Gamification Teaching Accounting sciences Systematic Literature Review Contabilidade-Estudo e ensino (Superior) – Brasil Administração - Estudo e ensino (Superior) – Brasil |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis |
Citação: | LIMA, Ricardo Carneiro. Gamificação aplicada no ensino de Administração e Ciências Contábeis: uma revisão sistemática da literatura. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18423 |
Data de defesa: | 26-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Ricardo Carneiro Lima - 2021 - completa.pdf | 909,05 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.