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Tipo do documento: Dissertação
Título: Cosmogenética em Novalis: uma construção trina de mundo
Título(s) alternativo(s): Cosmogenetics in Novalis: a triple world construction
Autor: Silva, Rodrigo Mello da 
Primeiro orientador: Britto, Fabiano de Lemos
Primeiro membro da banca: Fonseca, Richard
Segundo membro da banca: Cabral, Alexandre
Resumo: O presente estudo potencializa o conceito de idealismo mágico no autor romântico Novalis para discutir como seja possível a construção de três mundos: Mágico, Poético e Confuso. Parte-se assim de um pressuposto que é um outro ethos filosófico, o de que o fundamento último da realidade talvez não seja uma estabilidade sólida, mas uma dinâmica perpétua e fluida, pervertendo assim o seu sentido negativo e transformando-o em um campo infinitamente profícuo. Em tal registro, não há privilégio antropológico e perverte-se até mesmo a questão do Eu enquanto fundamento da realidade, para que a alteridade e o transumanismo sejam entendidos como produtores do discurso, e, nessa medida, criadores legítimos de mundo. Nesse sentido, a pergunta quem fala? opera como um vetor de chamamento: a alma fala (magia) ao espírito (poesia), que por sua vez fala ao corpo (confuso). Como vetor sonoro do chamamento de tais falas (que são o campo semântico de cada mundo), há o debate sobre as atitudes fundamentais dessa dinâmica: mundanismo, transmundanismo e intermundanismo. Tal falatório é, de fato, uma territorialização mágica, e, aqui, mais do que palavras, linguagem ou discurso, a questão do ato da fala assume seu caráter sumamente cosmogenético, pois é a magia plasmadora feérica da realidade. O caráter ficcional se confunde a todo tempo com o caráter histórico, e, nesse sentido, se discute a importância das cenas arquetípicas fundamentais que efetuam seu chamamento aos habitantes de cada mundo: a era de ouro.
Abstract: This study enhances the concept of magical idealism in the romantic author Novalis to discuss how it is possible to build three worlds: Magical, Poetic and Confused. It starts with a presumption that is another philosophical ethos, that the ultimate foundation of reality may not be a solid stability, but a perpetual and fluid dynamics, thus perverting its negative meaning and transforming it into an infinitely fruitful field. In this record, there is no anthropological privilege and even the question of the Self as a foundation of reality is perverted, so that alterity and transhumanism are understood as producers of discourse, and, to that extent, legitimate creators of the world. In this sense, the question ”who speaks?” operates as a vector of calling: the soul speaks (magic) to the spirit (poetry), which in turn speaks to the body (confused). As a sound vector for the call of such speeches (which are the semantic field of each world), there is a debate about the fundamental attitudes of this dynamic: worldliness, transmundanism and intermundanism. Such talk is, in fact, a magical territorialization, and here, more than words, language or discourse, the matter of the act of speech takes on an extremely cosmogenetic character, as it is the fairy plasmaic magic of reality. The fictional character is always confused with the historical character, and, in this sense, the importance of the fundamental archetypal scenes that make their call to the inhabitants of each world is discussed: the golden age.
Palavras-chave: Cosmogenetics
Magic
Poetry
Confusion
World
Cosmogenética
Magia
Poesia
Confusão
Mundo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: SILVA, Rodrigo Mello da. Cosmogenética em Novalis: uma construção trina de mundo. 2021.170 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18425
Data de defesa: 9-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

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