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Tipo do documento: Dissertação
Título: Costurando histórias: o papel da montagem no cinema documentário contemporâneo
Título(s) alternativo(s): Sewing stories: The role of the editing in contemporary documentary cinema
Autor: Carvalho, Tainá Moraes de 
Primeiro orientador: Silva, Patrícia Rebello da
Primeiro membro da banca: Barroso, Eliane Ivo
Segundo membro da banca: Assunção, Diego Paleólogo
Resumo: Este trabalho busca analisar a montagem como etapa fundamental do processo de produção de um filme, em especial do filme documentário. Partindo de uma trajetória tecnológica das máquinas de montagem e seguindo para uma análise das máquinas de captação de som e imagem, chegando até o que hoje conhecemos como cinema digital, é possível perceber como as mudanças de estilo e escolas cinematográficas são influenciadas por cada uma dessas transformações tecnológicas. Esta trajetória, apesar de ser apresentada de forma cronológica, não deixa de transparecer as disputas presentes na adoção dessas novas tecnologias desde as light-box usadas no cinema mudo, passando pela Moviola e as flatbeds usadas para montagem em película, assim como os equipamentos de montagem em vídeo e mais recentemente a edição digital. O cinema, sendo uma arte dependente da tecnologia audiovisual, vê-se bastante afetado pelas máquinas de montagem e captação. A partir de relatos de montadores e montadoras, é possível perceber como a digitalização total do cinema, ou seja, com a captação, edição e exibição de som e imagem feitas de forma digital aumenta de forma exponencial a quantidade de material bruto que chega às ilhas de edição a ponto de instigar editores ao redor do mundo a se organizarem em associações a fim de garantir condições mínimas de trabalho. Por fim, é feita a análise do filme “Máquina do desejo” (2021) de Joaquim Castro e Lucas Weglinski, um filme de montagem ou filme de arquivo que materializa algumas questões presentes nesta dissertação.
Abstract: This work seeks to analyze the editing as a fundamental stage of the production process of a film in particular of the documentary film. Starting from a technological trajectory of the editing machines and moving on to an analysis of the sound and image capture machines reaching what we know today as digital cinema, it is possible to perceive how the changes in style and film schools are influenced by each of the technological changes. This trajectory, despite being presented chronologically, shows the disputes present in the adoption of these new technologies. From the light-boxes used in silent cinema, through the Moviola and the flatbeds used for film editing, as well as video editing equipment and more recently digital editing, being an art dependent on audiovisual technology, cinema is greatly affected by the editing and capture machines. From the speech of editors, it is possible to perceive how the total digitization of the cinema, that is, with the capture, editing and display of sound and image made digitally, the amount of raw material that reaches the editing rooms increases exponentially to the point of instigating editors around the world to organize themselves in associations aiming to ensure minimum working conditions. At the end there is an analysis of the film "Desire Machine" (2021) by Joaquim Castro and Lucas Weglinski, a montage film or archive film that materializes some issues present in this dissertation.
Palavras-chave: Editing
Documentary
Montage Filme
Cinema
Documentário
Comunicação
Montagem
Filmes de montagem
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::TECNICAS DE REGISTRO E PROCESSAMENTO DE FILMES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: CARVALHO, Tainá Moraes de. Costurando histórias: o papel da montagem no cinema documentário contemporâneo. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18437
Data de defesa: 20-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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