Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18437
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Costurando histórias: o papel da montagem no cinema documentário contemporâneo |
Título(s) alternativo(s): | Sewing stories: The role of the editing in contemporary documentary cinema |
Autor: | Carvalho, Tainá Moraes de ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Patrícia Rebello da |
Primeiro membro da banca: | Barroso, Eliane Ivo |
Segundo membro da banca: | Assunção, Diego Paleólogo |
Resumo: | Este trabalho busca analisar a montagem como etapa fundamental do processo de produção de um filme, em especial do filme documentário. Partindo de uma trajetória tecnológica das máquinas de montagem e seguindo para uma análise das máquinas de captação de som e imagem, chegando até o que hoje conhecemos como cinema digital, é possível perceber como as mudanças de estilo e escolas cinematográficas são influenciadas por cada uma dessas transformações tecnológicas. Esta trajetória, apesar de ser apresentada de forma cronológica, não deixa de transparecer as disputas presentes na adoção dessas novas tecnologias desde as light-box usadas no cinema mudo, passando pela Moviola e as flatbeds usadas para montagem em película, assim como os equipamentos de montagem em vídeo e mais recentemente a edição digital. O cinema, sendo uma arte dependente da tecnologia audiovisual, vê-se bastante afetado pelas máquinas de montagem e captação. A partir de relatos de montadores e montadoras, é possível perceber como a digitalização total do cinema, ou seja, com a captação, edição e exibição de som e imagem feitas de forma digital aumenta de forma exponencial a quantidade de material bruto que chega às ilhas de edição a ponto de instigar editores ao redor do mundo a se organizarem em associações a fim de garantir condições mínimas de trabalho. Por fim, é feita a análise do filme “Máquina do desejo” (2021) de Joaquim Castro e Lucas Weglinski, um filme de montagem ou filme de arquivo que materializa algumas questões presentes nesta dissertação. |
Abstract: | This work seeks to analyze the editing as a fundamental stage of the production process of a film in particular of the documentary film. Starting from a technological trajectory of the editing machines and moving on to an analysis of the sound and image capture machines reaching what we know today as digital cinema, it is possible to perceive how the changes in style and film schools are influenced by each of the technological changes. This trajectory, despite being presented chronologically, shows the disputes present in the adoption of these new technologies. From the light-boxes used in silent cinema, through the Moviola and the flatbeds used for film editing, as well as video editing equipment and more recently digital editing, being an art dependent on audiovisual technology, cinema is greatly affected by the editing and capture machines. From the speech of editors, it is possible to perceive how the total digitization of the cinema, that is, with the capture, editing and display of sound and image made digitally, the amount of raw material that reaches the editing rooms increases exponentially to the point of instigating editors around the world to organize themselves in associations aiming to ensure minimum working conditions. At the end there is an analysis of the film "Desire Machine" (2021) by Joaquim Castro and Lucas Weglinski, a montage film or archive film that materializes some issues present in this dissertation. |
Palavras-chave: | Cinema Documentário Comunicação Montagem Filmes de montagem Editing Documentary Montage Filme |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::TECNICAS DE REGISTRO E PROCESSAMENTO DE FILMES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | CARVALHO, Tainá Moraes de. Costurando histórias: o papel da montagem no cinema documentário contemporâneo. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18437 |
Data de defesa: | 20-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Tainá Moraes de Carvalho - 2022 - Completa.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons