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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18446
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Cinema inanimado: os objetos no cinema |
Título(s) alternativo(s): | Inanimate cinema: the objects in films |
Autor: | Schuler, Ian de Vasconcellos ![]() |
Primeiro orientador: | Guéron, Rodrigo |
Primeiro membro da banca: | Cunha, Ana Luzia de Lima |
Segundo membro da banca: | Campos, Marcelo Gustavo Lima de |
Terceiro membro da banca: | Santos, Messias Tadeu Capistrano dos |
Quarto membro da banca: | Andrade, Patrícia Mourão de |
Resumo: | Esta tese aborda três assuntos relacionados a filmagem de objetos inanimados no cinema. No primeiro capítulo, estudamos o problema da ausência de movimento no cinema. Diante de certas perspectivas históricas e teóricas, a imobilidade pode representar uma contravenção a definição do cinema como arte do movimento. Nesse sentido, os objetos imóveis exprimem um dos termos dessa transgressão, de modo que debatemos as passagens entre imobilidade e movimento no cinema e, em particular, a filmagem de objetos imóveis. No segundo capítulo, investigamos as condições de autonomia dos objetos inanimados, partindo de uma bibliografia que analisa as intercessões entre sujeitos e objetos. O terceiro capítulo relaciona cinema e natureza-morta, descobrindo nos filmes com objetos os contornos de uma possível vertente cinematográfica. Este trabalho também envolveu a realização de dois curtas-metragens em vídeo protagonizados por objetos, “Adeus às Coisas” (2019) e “A Noite dos Lanches” (2020). A produção dos vídeos disparou os temas abordados na tese, de modo que essas duas instâncias, texto e filmes, eventualmente se remetem. |
Abstract: | This thesis addresses three issues related to filming inanimate objects. In the first chapter, we study the problem of motionlessness in cinema. From certain historical and theoretical perspectives, immobility may represent a contravention to the definition of cinema as an art of movement. In this sense, immobile objects express one of the terms of this transgression, so we discuss the passages between immobility and movement in cinema and, in particular, the filming of immobile objects. In the second chapter, we investigate the conditions of autonomy of inanimate objects, based on a bibliography that analyzes the intercessions between subjects and objects. The third chapter relates cinema and still life, discovering in films with objects the contours of a possible cinematographic strand. This work also involved the making of two short video films starring objects, “Goodbye to the Things” (2019) and “The Night of the Burger” (2020). The production of the videos triggered the themes addressed in the thesis, so that these two instances, text and films, eventually refer to each other. |
Palavras-chave: | Cinema Vídeo Imobilidade Movimento Objeto Mercadoria Fetiche Natureza-morta Objeto (Estética) Movimento na arte Natureza-morta na arte Film Immobility Movement Object Commodity Fetish Still life |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | SCHULER, Ian de Vasconcellos. Cinema inanimado: os objetos no cinema. 2022. 150 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18446 |
Data de defesa: | 16-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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