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Tipo do documento: Tese
Título: Cinema inanimado: os objetos no cinema
Título(s) alternativo(s): Inanimate cinema: the objects in films
Autor: Schuler, Ian de Vasconcellos 
Primeiro orientador: Guéron, Rodrigo
Primeiro membro da banca: Cunha, Ana Luzia de Lima
Segundo membro da banca: Campos, Marcelo Gustavo Lima de
Terceiro membro da banca: Santos, Messias Tadeu Capistrano dos
Quarto membro da banca: Andrade, Patrícia Mourão de
Resumo: Esta tese aborda três assuntos relacionados a filmagem de objetos inanimados no cinema. No primeiro capítulo, estudamos o problema da ausência de movimento no cinema. Diante de certas perspectivas históricas e teóricas, a imobilidade pode representar uma contravenção a definição do cinema como arte do movimento. Nesse sentido, os objetos imóveis exprimem um dos termos dessa transgressão, de modo que debatemos as passagens entre imobilidade e movimento no cinema e, em particular, a filmagem de objetos imóveis. No segundo capítulo, investigamos as condições de autonomia dos objetos inanimados, partindo de uma bibliografia que analisa as intercessões entre sujeitos e objetos. O terceiro capítulo relaciona cinema e natureza-morta, descobrindo nos filmes com objetos os contornos de uma possível vertente cinematográfica. Este trabalho também envolveu a realização de dois curtas-metragens em vídeo protagonizados por objetos, “Adeus às Coisas” (2019) e “A Noite dos Lanches” (2020). A produção dos vídeos disparou os temas abordados na tese, de modo que essas duas instâncias, texto e filmes, eventualmente se remetem.
Abstract: This thesis addresses three issues related to filming inanimate objects. In the first chapter, we study the problem of motionlessness in cinema. From certain historical and theoretical perspectives, immobility may represent a contravention to the definition of cinema as an art of movement. In this sense, immobile objects express one of the terms of this transgression, so we discuss the passages between immobility and movement in cinema and, in particular, the filming of immobile objects. In the second chapter, we investigate the conditions of autonomy of inanimate objects, based on a bibliography that analyzes the intercessions between subjects and objects. The third chapter relates cinema and still life, discovering in films with objects the contours of a possible cinematographic strand. This work also involved the making of two short video films starring objects, “Goodbye to the Things” (2019) and “The Night of the Burger” (2020). The production of the videos triggered the themes addressed in the thesis, so that these two instances, text and films, eventually refer to each other.
Palavras-chave: Film
Immobility
Movement
Object
Commodity
Fetish
Still life
Cinema
Vídeo
Imobilidade
Movimento
Objeto
Mercadoria
Fetiche
Natureza-morta
Objeto (Estética)
Movimento na arte
Natureza-morta na arte
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: SCHULER, Ian de Vasconcellos. Cinema inanimado: os objetos no cinema. 2022. 150 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18446
Data de defesa: 16-Mar-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

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