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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18462
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O conto da aia: limites entre ficção e realidade |
Título(s) alternativo(s): | The handmaid’s tale: boundaries between fiction and reality |
Autor: | Oliveira, Sarah Giffoni Lescura Alexandre de ![]() |
Primeiro orientador: | Nogueira, Vanessa Cianconi Vianna |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Adriana de Souza Jordão |
Segundo membro da banca: | Rodriguez, Lucia de La Rocque |
Resumo: | O Conto da Aia pode ser considerada uma obra atemporal, tendo em vista que não faz sentido apenas para o contexto em que fora publicada, mas se mostra relevante ainda hoje, trazendo reflexões emergentes. Através da distopia pode-se olhar para o passado, pensar o presente e especular um futuro, possivelmente desastroso, de acordo com o rumo da sociedade do século XXI. É de se assustar, ler uma ficção e conseguir fazer um paralelo com a vida real a partir da enunciação e da dialética entre os corpos que importam. Dessa forma, o leitor é convidado a uma leitura crítica dessa obra que se tornou série pela Hulo, trazendo maior visibilidade para a literatura de Atwood. Dessa forma, o objetivo é analisar a construção do discurso que permeia esse universo, analisando questões como o poder, o corpo e as vozes presentes no livro. Através de uma pesquisa bibliográfica pautada na obra em questão a partir da ótica de Bakhtin e Foucault, o leitor é convidado a uma leitura crítica através da mistura entre ficção e realidade. |
Abstract: | The Handmaid's Tale can be considered a timeless novel, considering that it does not only make sense for the context in which it was published, but is still relevant today, bringing emerging reflections. Through dystopia one can look to the past, think about the present and speculate on a possibly disastrous future, according to the direction the 21st century society is taking. It is frightening, reading a fiction and being able to make a parallel with real life from the enunciation and dialectic between bodies that matter. In this way, the reader is invited to a critical reading of this fiction that became a TV series by Hulo, bringing greater visibility to Atwood's work. Thus, the objective is to analyze the construction of the discourse that permeates its universe, analyzing issues such as power, body and voices present in the book. Through a bibliographic research based on the work in question from the perspective of Bakhtin and Foucault, the reader is invited to a critical reading through the mixture between fiction and reality. |
Palavras-chave: | O conto da aia O corpo Poder Docilização Atwood, Margaret, 1939- - Crítica e interpretação Atwood, Margaret, 1939-. O conto da Aia Poder (Ciências sociais) na literatura Corpo e alma na literatura Distopias na literatura The handmaid’s tale The body Power Deciliation |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | OLIVEIRA, Sarah Giffoni Lescura Alexandre de. O conto da aia: limites entre ficção e realidade. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18462 |
Data de defesa: | 27-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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Dissertação - Sarah Giffoni Lescura Alexandre de Oliveira - 2022 - Completa.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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