Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18462
Tipo do documento: Dissertação
Título: O conto da aia: limites entre ficção e realidade
Título(s) alternativo(s): The handmaid’s tale: boundaries between fiction and reality
Autor: Oliveira, Sarah Giffoni Lescura Alexandre de 
Primeiro orientador: Nogueira, Vanessa Cianconi Vianna
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Adriana de Souza Jordão
Segundo membro da banca: Rodriguez, Lucia de La Rocque
Resumo: O Conto da Aia pode ser considerada uma obra atemporal, tendo em vista que não faz sentido apenas para o contexto em que fora publicada, mas se mostra relevante ainda hoje, trazendo reflexões emergentes. Através da distopia pode-se olhar para o passado, pensar o presente e especular um futuro, possivelmente desastroso, de acordo com o rumo da sociedade do século XXI. É de se assustar, ler uma ficção e conseguir fazer um paralelo com a vida real a partir da enunciação e da dialética entre os corpos que importam. Dessa forma, o leitor é convidado a uma leitura crítica dessa obra que se tornou série pela Hulo, trazendo maior visibilidade para a literatura de Atwood. Dessa forma, o objetivo é analisar a construção do discurso que permeia esse universo, analisando questões como o poder, o corpo e as vozes presentes no livro. Através de uma pesquisa bibliográfica pautada na obra em questão a partir da ótica de Bakhtin e Foucault, o leitor é convidado a uma leitura crítica através da mistura entre ficção e realidade.
Abstract: The Handmaid's Tale can be considered a timeless novel, considering that it does not only make sense for the context in which it was published, but is still relevant today, bringing emerging reflections. Through dystopia one can look to the past, think about the present and speculate on a possibly disastrous future, according to the direction the 21st century society is taking. It is frightening, reading a fiction and being able to make a parallel with real life from the enunciation and dialectic between bodies that matter. In this way, the reader is invited to a critical reading of this fiction that became a TV series by Hulo, bringing greater visibility to Atwood's work. Thus, the objective is to analyze the construction of the discourse that permeates its universe, analyzing issues such as power, body and voices present in the book. Through a bibliographic research based on the work in question from the perspective of Bakhtin and Foucault, the reader is invited to a critical reading through the mixture between fiction and reality.
Palavras-chave: The handmaid’s tale
The body
Power
Deciliation
O conto da aia
O corpo
Poder
Docilização
Atwood, Margaret, 1939- - Crítica e interpretação
Atwood, Margaret, 1939-. O conto da Aia
Poder (Ciências sociais) na literatura
Corpo e alma na literatura
Distopias na literatura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: OLIVEIRA, Sarah Giffoni Lescura Alexandre de. O conto da aia: limites entre ficção e realidade. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18462
Data de defesa: 27-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Sarah Giffoni Lescura Alexandre de Oliveira - 2022 - Completa.pdf1,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.