Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18464
Tipo do documento: Dissertação
Título: Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos
Título(s) alternativo(s): Art-Libras-Emotion: art investigations in deaf education
Autor: Waltenberg, Layla Magalhães 
Primeiro orientador: Carneiro, Isabel Almeida
Primeiro coorientador: Baalbaki, Angela Corrêa Ferreira
Primeiro membro da banca: Moraes, Maria Lucia Vignoli Rodrigues de
Segundo membro da banca: Costa, Ana Valéria de Figueiredo da
Resumo: A dissertação parte do contexto do ensino de artes no Brasil e da expressividade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para desenvolver uma relação com uma educação emocional transversal aplicada à visualidade inerente ao ensino de pessoas surdas. A pesquisa se debruça sobre trabalhos artísticos desenvolvidos por estudantes surdos em aulas de artes ministradas no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e reflete, amparada pelo movimento De’VIA, sobre os signos e símbolos de resistência e afirmação nos trabalhos de arte que manifestam a experiência da surdez.
Abstract: The dissertation starts from the context of art education in Brazil and the expressiveness of the Brazilian Sign Language (Libras) in order to develop a relationship between a transversal emotional education applied to the visuality inherent in the teaching for deaf people. The research focuses on artistic works developed by deaf students in art classes taught at the National Institute of Education for the Deaf (INES) and reflects, supported by the De'VIA movement, on the signs and symbols of resistance and affirmation presented in works of art that manifests the experience of deafness.
Palavras-chave: Art teaching
Deaf education
Emotion
Ensino de arte
Educação de surdos
Emoção
Arte – Estudo e ensino
Surdos - Educação
Língua de sinais
Arte na educação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: WALTENBERG, Layla Magalhães. Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18464
Data de defesa: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Layla Magalhães Waltenberg - 2021 - Completa.pdf2,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.