Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18464
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos |
Título(s) alternativo(s): | Art-Libras-Emotion: art investigations in deaf education |
Autor: | Waltenberg, Layla Magalhães ![]() |
Primeiro orientador: | Carneiro, Isabel Almeida |
Primeiro coorientador: | Baalbaki, Angela Corrêa Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Moraes, Maria Lucia Vignoli Rodrigues de |
Segundo membro da banca: | Costa, Ana Valéria de Figueiredo da |
Resumo: | A dissertação parte do contexto do ensino de artes no Brasil e da expressividade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para desenvolver uma relação com uma educação emocional transversal aplicada à visualidade inerente ao ensino de pessoas surdas. A pesquisa se debruça sobre trabalhos artísticos desenvolvidos por estudantes surdos em aulas de artes ministradas no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e reflete, amparada pelo movimento De’VIA, sobre os signos e símbolos de resistência e afirmação nos trabalhos de arte que manifestam a experiência da surdez. |
Abstract: | The dissertation starts from the context of art education in Brazil and the expressiveness of the Brazilian Sign Language (Libras) in order to develop a relationship between a transversal emotional education applied to the visuality inherent in the teaching for deaf people. The research focuses on artistic works developed by deaf students in art classes taught at the National Institute of Education for the Deaf (INES) and reflects, supported by the De'VIA movement, on the signs and symbols of resistance and affirmation presented in works of art that manifests the experience of deafness. |
Palavras-chave: | Ensino de arte Educação de surdos Emoção Arte – Estudo e ensino Surdos - Educação Língua de sinais Arte na educação Art teaching Deaf education Emotion |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | WALTENBERG, Layla Magalhães. Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18464 |
Data de defesa: | 13-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Layla Magalhães Waltenberg - 2021 - Completa.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.