Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18465
Tipo do documento: Tese
Título: Grau de aplicabilidade do conhecimento produzido em biomecânica nos processos pedagógicos das aulas práticas de educação física escolar
Título(s) alternativo(s): Degree of applicability of knowledge produced in biomechanics in the pedagogical processes of practical classes of physical education at school
Autor: Melo, Rogério Farias de 
Primeiro orientador: Batista, Luiz Alberto
Primeiro membro da banca: Chagas, Daniel das Virgens
Segundo membro da banca: Vianna, José Antônio
Terceiro membro da banca: Pereira, Glauber Ribeiro
Quarto membro da banca: Torres, Juliana de Oliveira
Resumo: A Biomecânica é uma disciplina, normalmente, considerada importante para subsidiar a prática profissional do professor de Educação Física, no entanto, pouco aplicada em aulas de Educação Física Escolar. De abordagem qualitativa e do tipo análise documental, o presente estudo teve como objetivo determinar se o conhecimento que vem sendo construído em Biomecânica e veiculado no ambiente literário próprio ao professor de Educação Física apresenta um grau de aplicabilidade suficiente que o qualifique como aplicável aos processos pedagógicos inerentes à prática didático-pedagógica na Educação Física Escolar. Foi adotada a estratégia metodológica proposta e autenticada por Batista (1996) para proceder à descrição do contexto da produção científica em Biomecânica e à análise de conteúdo. O processo de análise e posterior classificação descritiva do conteúdo epistêmico levantado se deram por meio da aplicação de um instrumento no qual foram operacionalizados sete critérios no total. O corpus de análise foi composto por 410 artigos publicados no período de 2004 até 2020, nos periódicos Physical Education and Sport Pedagogy, Sports Biomechanics, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte e Revista Brasileira de Ciências do Esporte. O resultado obtido, após a aplicação do instrumento, revelou que os critérios essenciais para caracterizar a aplicação da Biomecânica à Educação Física Escolar pouco foram abordados. Desta forma, as condições epistemológicas que poderiam garantir a aplicabilidade do conhecimento produzido aos processos pedagógicos próprios à prática da Educação Física em ambiente escolar não foram atendidas. Nesse sentido a produção encontrada é tão exígua que nem mesmo oferece condições de classificar a sua qualidade quanto ao seu grau de aplicabilidade à Educação Física Escolar.
Abstract: Biomechanics is a discipline normally considered important to subsidize the professional practice of the Physical Education teacher, however seldom applied in school physical education classes. With a qualitative approach and documentary analysis, the aim of the present study was to determine whether the knowledge that has been constructed in Biomechanics and conveyed in the literary environment proper to the physical education teacher, presents a sufficient degree of applicability that qualifies it as applicable to the pedagogical processes inherent to didactic-pedagogical practice in Physical Education at scholl. The methodological strategy proposed and authenticated by Batista (1996) was adopted to describe the context of scientific production in Biomechanics and content analysis. The process of analysis and subsequent descriptive classification of the epistemic content was performed through the application of an instrument in which a total of seven criteria were operationalized. The corpus of analysis was composed of 410 articles published from 2004 to 2020 in the journals Physical Education and Sport Pedagogy, Sports Biomechanics, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte and Revista Brasileira de Ciências do Esporte. The result obtained after the application of the instrument revealed that the essential criteria to characterize the application of Biomechanics to School Physical Education were little addressed. Thus, the epistemological conditions that could guarantee the applicability of the knowledge produced to the pedagogical processes proper to the practice of Physical Education in the school environment were not achieved. In this sense, the production found is so small that it does not even offer conditions to classify its quality as to its degree of applicability to School Physical Education.
Palavras-chave: Biomechanics
Physical education at school
Applicability
Biomecânica
Educação física escolar
Aplicabilidade
Educação física (Ensino fundamental)
Educação física (Ensino médio)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: MELO, Rogério Farias de. Grau de aplicabilidade do conhecimento produzido em biomecânica nos processos pedagógicos das aulas práticas de educação física escolar. 2022. 141 f. Tese (Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte) – Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18465
Data de defesa: 2-Set-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Rogério Farias de Melo - 2022 - Completo.pdf1,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.