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Tipo do documento: Tese
Título: O Clube no século XXI e o fator “supporter”: estudos sobre poder, negócio e comunidade no futebol-espetáculo
Título(s) alternativo(s): The football Club in the 21st Century and the “supporter” factor: power, business and community in the football-spectacle
Autor: Santos, Irlan Simões da Cruz 
Primeiro orientador: Helal, Ronaldo George
Primeiro membro da banca: Costa, Leda Maria da
Segundo membro da banca: Hollanda, Bernardo Borges Buarque de
Terceiro membro da banca: Toledo, Luiz Henrique de
Quarto membro da banca: Gastaldo, Edison Luis
Resumo: A presente tese se dedica ao estudo dos clubes de futebol profissional masculino, partindo do entendimento de que a constante mercantilização dessa atividade impactou na relação dos torcedores – atingidos por processos de “clientelização” –, com as agremiações com os quais se identificam – geridas como sofisticadas empresas produtoras de espetáculos. O século XXI é marcado por inéditas formas de aquisição, gerenciamento e instrumentalização dos clubes por tipos diferentes de proprietários, responsáveis pela atualização dos processos de mercantilização, ainda mais agressivos que os anteriores. Interesses diversos, principalmente de ordem política, moldaram uma nova ordem de clubes e ligas, cada vez mais dedicados ao alcance de públicos globais, na esteira do aprofundamento dos modos de socialização através do ciberespaço – os “teletorcedores”. Essas ofensivas acabaram por gerar conflitos e insatisfações em determinados segmentos de torcedores, que rejeitam esses processos de “clientelização”, contestam a propriedade e demandam maior poder de participação em seus clubes. Aqui chamados de “supporters”, para conectar essa pesquisa a outros estudos dedicados ao mesmo tema, esse tipo de torcedor ativo comumente se articula em organizações coletivas para dar maior visibilidade às suas pautas, incitar a ação de outros torcedores, interferir na agenda pública e elaborar manifestações nos estádios, nas ruas e através das redes. O estudo se dedicou a um esforço comparativo, observando experiências de torcedores em diversos países, elaborando empreitadas teóricas e buscando estabelecer pontos de conexão e distinção entre os componentes do corpus de pesquisa. Os capítulos iniciais fazem o longo percurso dos redimensionamentos históricos dos clubes de futebol ao longo do séc. XX e XXI, posteriormente se dedicando a entender as distintas etapas de “empresarização” dos clubes pelo mundo e os diferentes tipos de clubes decorrentes desse processo. Em seguida, a tese é dedicada a compreender as mudanças nas formas como os torcedores se relacionam com os clubes. Os capítulos 4 e 5 são dedicados a reflexões teóricas, cotejadas por estudos de casos na Inglaterra, Espanha, Alemanha, Portugal, Argentina e Chile. Por fim, o capítulo 6 se dedica a investigar e comentar fatos ocorridos no período de encerramento da pesquisa (início de 2022), a partir da aprovação da Lei n. 14.193/2021, que disseram respeito aos temas abordados nesta tese, em especial à mobilização de torcedores pela efetivação da venda das sociedades anônimas do futebol (SAF’s) dos seus clubes.
Abstract: This thesis aims the study of men’s professional football clubs, considering that the persistent commodification of this activity has impacted in the supporters relations – affected by the process of “costumerisation” – with the sport institutions with which the identify – managed by sophisticated spectacle production companies. The 21st Century is marked by unprecedented ways of acquisition, management and instrumentalization of clubs by different types of owners, responsible for updating the processes of commodification, even more aggressive than the previous ones. Multiple interests, especially of a political nature, shaped a new order of clubs and leagues, way more guided by the achievement of global audience, in the wake of the deepening of modes of socialization through cyberspace – the “teletorcedores”. These projects resulted in conflicts and dissatisfactions in certain segments of supporters, whose reject these processes of “costumerisation”, challenge the property and demand a more important role in the decision-making process. Identified as “supporter”, in a way to connect this research to others studies dedicated to this same aim, this kind of active supporter commonly articulates in collective organizations to give greater visibility to their agendas, to prompt the action of other supporters, to intervene in the public agenda and to organize demonstrations in stadiums, on the streets and through the cyberspace. This research made a comparative effort, through the observation o supporters experiences in different countries, elaborating theoretical endeavors and seeking to find points of connection and distinction between the components of the research corpus. The opening chapters make the long path of historic resizing of football clubs throughout the 20th and 21st centuries, then dedicated to understanding the different stages of the transformation of the clubs in private companies and the different types of clubs resulting from this process. Hence, the thesis aims to understanding the changes in the ways in which supporters relate to their clubs. Chapters 4 and 5 are dedicated for theoretical reflections, collated by case studies in England, Germany, Portugal, Argentina and Chile. Lastly, Chapter 6 is dedicated to the investigation and commenting on the facts that occurred during the closing period of the research (first months of 2022), after the sanction of Law 14.193/2021, which related to the topics addressed in this thesis, in particular the mobilization of fans for the sale of the sociedades anônimas do futebol (football joint companies) of their clubs.
Palavras-chave: Football clubs
Supporters
Civil associations
Cyberculture
Social movements
Comunicação
Torcedores
Ciberculttura
Movimentos sociais
Cubes de futebol
Associações civis
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: SANTOS, Irlan Simões da Cruz. O Clube no século XXI e o fator “supporter”: estudos sobre poder, negócio e comunidade no futebol-espetáculo. 2022. 369 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18471
Data de defesa: 15-Jul-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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