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Tipo do documento: Dissertação
Título: Palavra que agride, palavra que convoca: Ricardo Lísias e o nome próprio entre desastre e acontecimento
Título(s) alternativo(s): Assaulting word, summoning word: Ricardo Lísias and the first name between disaster and event
Autor: Sut, Felipe Garzon 
Primeiro orientador: Bruno, Mário
Primeiro membro da banca: Oliveira, Ana Lúcia Machado de
Segundo membro da banca: Azevedo, Luciene Almeida de
Resumo: Através dos conceitos de desastre, segundo Blanchot (2016), e de acontecimento, segundo Deleuze (2015), este texto busca pensar o uso do nome próprio em Ricardo Lísias como um meio de assimilação ética, estética e política da instabilidade e da tensão instauradas por golpes, seja em seus aspectos individuais ou coletivos. Para tanto, propõe-se uma investigação em torno do caráter performático da obra de Lísias, sobretudo a partir de sua obra autoficcional, para estabelecer como que dois momentos ético-estético-políticos: o momento da concentração e o momento do dissenso. O primeiro momento, sobretudo intensivo, é derivado do conto Concentração, de Lísias (2015), e o segundo, sobretudo político, do conceito de Jacques Rancière (1996, 2012). São operações que se comunicam com o que esta dissertação identifica em Lísias com o nome de agressão e convocação: trata-se de um modo de pensar a literatura em relação ativa e provocadora (às vezes ofensiva) com a conjuntura social e política, no sentido de fazer surgir novos campos de possíveis, novas possibilidades de vida.
Abstract: Through the concepts of disaster, according to Blanchot (2016), and of event, according to Deleuze (2015), this text seeks to think over the use of the first name in Ricardo Lísias’ work as a way of ethical, aesthetical and political assimilation of the instability and tension established by blows, be it in its individual or colective aspects. To do such, the performatic character of Lísias’ work, especially his autofictional work, is investigated in order to somewhat establish two ethical-aesthetical-political moments: the moment of concentration and the moment of dissent. The first moment, foremost intensive, is derived from the short story Concentração, by Lísias (2015), and the second moment, foremost political, is derived from the concept by Jacques Rancière (1996, 2012). They are both operations that communicate with what this dissertation identifies in Lísias as agression and summoning: it consists on thinking of literature in an active and provocative (sometimes offensive) relation with the political and social conjuncture, in such a way that new fields of possibilites may arise, as well as new possibilities of life.
Palavras-chave: Brazillian literature
Contemporary literature
Ricardo Lísias
Deleuze
Blanchot
Rancière
Literatura brasileira
Literatura contemporânea
Lísias, Ricardo, 1975- – Crítica e interpretação
Nomes pessoais
Palavras na arte
Desastres na arte
Literatura brasileira – História e crítica – Séc. XXI
Literatura moderna – História e crítica – Séc. XXI
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SUT, Felipe Garzon. Palavra que agride, palavra que convoca: Ricardo Lísias e o nome próprio entre desastre e acontecimento. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18472
Data de defesa: 29-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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