Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18472
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Palavra que agride, palavra que convoca: Ricardo Lísias e o nome próprio entre desastre e acontecimento |
Título(s) alternativo(s): | Assaulting word, summoning word: Ricardo Lísias and the first name between disaster and event |
Autor: | Sut, Felipe Garzon ![]() |
Primeiro orientador: | Bruno, Mário |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Ana Lúcia Machado de |
Segundo membro da banca: | Azevedo, Luciene Almeida de |
Resumo: | Através dos conceitos de desastre, segundo Blanchot (2016), e de acontecimento, segundo Deleuze (2015), este texto busca pensar o uso do nome próprio em Ricardo Lísias como um meio de assimilação ética, estética e política da instabilidade e da tensão instauradas por golpes, seja em seus aspectos individuais ou coletivos. Para tanto, propõe-se uma investigação em torno do caráter performático da obra de Lísias, sobretudo a partir de sua obra autoficcional, para estabelecer como que dois momentos ético-estético-políticos: o momento da concentração e o momento do dissenso. O primeiro momento, sobretudo intensivo, é derivado do conto Concentração, de Lísias (2015), e o segundo, sobretudo político, do conceito de Jacques Rancière (1996, 2012). São operações que se comunicam com o que esta dissertação identifica em Lísias com o nome de agressão e convocação: trata-se de um modo de pensar a literatura em relação ativa e provocadora (às vezes ofensiva) com a conjuntura social e política, no sentido de fazer surgir novos campos de possíveis, novas possibilidades de vida. |
Abstract: | Through the concepts of disaster, according to Blanchot (2016), and of event, according to Deleuze (2015), this text seeks to think over the use of the first name in Ricardo Lísias’ work as a way of ethical, aesthetical and political assimilation of the instability and tension established by blows, be it in its individual or colective aspects. To do such, the performatic character of Lísias’ work, especially his autofictional work, is investigated in order to somewhat establish two ethical-aesthetical-political moments: the moment of concentration and the moment of dissent. The first moment, foremost intensive, is derived from the short story Concentração, by Lísias (2015), and the second moment, foremost political, is derived from the concept by Jacques Rancière (1996, 2012). They are both operations that communicate with what this dissertation identifies in Lísias as agression and summoning: it consists on thinking of literature in an active and provocative (sometimes offensive) relation with the political and social conjuncture, in such a way that new fields of possibilites may arise, as well as new possibilities of life. |
Palavras-chave: | Brazillian literature Contemporary literature Ricardo Lísias Deleuze Blanchot Rancière Literatura brasileira Literatura contemporânea Lísias, Ricardo, 1975- – Crítica e interpretação Nomes pessoais Palavras na arte Desastres na arte Literatura brasileira – História e crítica – Séc. XXI Literatura moderna – História e crítica – Séc. XXI |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SUT, Felipe Garzon. Palavra que agride, palavra que convoca: Ricardo Lísias e o nome próprio entre desastre e acontecimento. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18472 |
Data de defesa: | 29-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Felipe Garzon Sut - 2022 - Completa.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.